ETIAS Visa for Europe Porque o seguro viagem é obrigatório na Europa?

Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Porque o seguro viagem é obrigatório na Europa?

Mapa da Europa

seguro viagem e obrigatorio na Europa

Uma das coisas mais importantes a saber para quem está planejando viajar até à Europa, é que é obrigatório ter um seguro de viagem para poder entrar na maioria dos países europeus. Para todos aqueles que estejam viajando para algum dos países do Espaço Schengen vão precisar pedir um visto ETIAS e fazer um seguro de viagem.

O seguro viagem é um dos documentos, juntos com o passaporte, o visto ETIAS que terá que apresentar quando chegar á Europa. Muitas pessoas não sabem que é obrigatório, mas mais que isso é uma grande ajuda caso você adoeça na Europa. Todos os 26 países da zona Schengen exigem que seus visitantes possuam um seguro viagem.

Porque é importante fazer um seguro de viagem quando se viaja para a Europa

Um seguro médico é obrigatório para assistência médica e repatriação médica e funerária sendo exigida uma cobertura mínima de 30 mil euros. Caso a cobertura contratada seja de valor inferior ao pedido, o seguro não cumprirá com as exigências destes territórios, por tanto não será considerado válido.

Numa viagem tudo pode acontecer e visto que o custo médico dentro dos países da área Schengen é alto, não se deve arriscar com este item. Um seguro de viagem não só ajuda em caso de acidente ou doença, também o pode ajudar caso perca a bagagem ou lhe cancelem ou mudem algum voo. É por estas e tantas outras razões que é importante ter um bom seguro de viagem, já que será uma mais valia.

O seguro de viagem é válido para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Espaço Schengen:

Atualmente existem 4 países que estão em fase de implementação no espaço Schengen: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.

O Reino Unido pertence à Europa mas não é signatário do Tratado de Schengen, por tanto não tem os mesmos requisitos. Apesar de também não fazer parte do acordo Schengen, a Irlanda, também exige a contratação de um seguro de viagem. Contudo, o valor mínimo é inferior aos 30 mil euros obrigatórios pelo resto dos países, como por exemplo, países como a França, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Portugal, que fazem parte da zona Schengen e fazem a exigência da cobertura mínima obrigatória do seguro de viagem.

Como escolher o melhor seguro de viagem

Para entrar nos países do espaço Schengen é obrigatório ter um seguro com uma cobertura de assistência médica mínima de 30 mil euros. Contudo esta não é a única exigência feita pelos países signatátios do tratado de Schengen. Na hora de contratar o seu seguro de viagem para visitar a Europa também é importante ter em conta que é essencial que o seguro contratado cubra repatriação e serviço funerário.

Existem várias empresas que oeferecem seguros de viagem no mercado. Antes de comprar um seguro aconselhamos que compare as várias oferta até encontrar a mais ideal para o seu perfil que cubra todos os requisitos impostos pelos países signatáros do Espaço Schengen, como mas que também cubra outros importantes a ter em conta quando se viaja para o estrangeiro. Um seguro de viagem completo inclui cobertura para cancelamento de viagem, assistência jurídica, extravio e atraso de bagagem, medicamentos e extensão de internação hospitalar.