ETIAS Polônia para brasileiros
A República da Polônia é um país da Europa Central que faz fronteira com Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia e Lituânia, além do Oblast de Kaliningrado (um exclave russo situado às margens do Mar Báltico).
A Polônia é o sexto país mais populoso da Europa e ocupa o 9º lugar em termos de maior área europeia. O território da Polônia tem muitas planícies e imponentes montanhas como os Montes Tatras, que fazem parte da cordilheira dos Cárpatos.
Apesar da dos estragos provocados pela Segunda Guerra Mundial, a Polônia conseguiu se transformar em um país desenvolvido, com uma economia proeminente e padrões de vida elevados. É um país com uma grande riqueza cultural e capaz de oferecer boas surpresas aos turistas. Quem visita a Polônia encontra bem mais do que um retrato de uma parte triste da história, mas um visível panorama de evolução e superação.
A Polônia oferece a mistura perfeita entre a Europa ocidental e o leste europeu. Entre suas principais atrações turísticas estão os centros históricos art nouveau de Poznan, Wroclaw e Cracóvia, a cosmopolita capital Varsóvia, a cidade portuária de Gdansk, a arquitetura de Porun, o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, os montes Tatra e a região dos Grandes Lagos Masurian.
Mas, o que os brasileiros precisam para visitar a Polônia? Além de um passaporte válido em breve será exigida uma autorização de viagem ETIAS para entrar na Polônia e em vários países da Europa sem visto. A boa notícia é que vai ser muito fácil tirar uma autorização ETIAS Polônia, com todo o processo feito pela internet e em poucos passos.
Como viajar legalmente para a Polônia com autorização ETIAS
A Polônia é um país moderno e dinâmico que oferece várias oportunidades e uma grande qualidade de vida para seus habitantes. Além disso, o fato de estar estrategicamente localizado, entre grandes nações, faz com que seja o país perfeito para uma viagem pela Europa.
A partir de 2026, você vai precisar de uma autorização de viagem ETIAS Polônia. Para obtê-la, é necessário preencher um formulário eletrônico com nome completo, data de nascimento, e dados do passaporte, entre outros itens, além de pagar uma pequena taxa em euros. Com o ETIAS aprovado, você pode permanecer de forma legal durante 90 dias na Polônia e no resto do Espaço Schengen.
É importante frisar que o ETIAS não é um visto, ou seja, não permite o seu portador trabalhar ou viver no país. Na verdade, ETIAS é um sistema eletrônico desenvolvido pela União Europeia para maior controle migratório entre os países. Como benefício para os turistas, quem tem permissão ETIAS Polônia não precisa apresentar seu passaporte em todas as fronteiras do Espaço Schengen (exceto se solicitado pelos agentes) e pode contar com maior rapidez na entrada dos países.
O Espaço Schengen é composto por diversos países europeus e com o ETIAS o turista tem a facilidade de circular livremente entre eles. Uma grande vantagem para quem pretende montar um roteiro de viagem que combine a Polônia com outros destinos.
Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar à Polônia
Todo o processo para solicitar uma permissão de viagens ETIAS Polônia é feito pela internet. Basta preencher um formulário online, pagando a taxa direto na plataforma, e aguardar até receber seu ETIAS aprovado pelo e-mail.
Essas são algumas das informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS Polônia:
- Nome completo
- Local e data de nascimento
- Sexo
- Endereço
- Número de telefone e e-mail
- Informações sobre seu nível acadêmico e emprego
- Dados do passaporte
- País de chegada na Europa
Além disso, você deve responder ao questionário de elegibilidade do ETIAS.
Documentos que você precisa ter para viajar à Polônia
Ao viajar para a Polônia, os brasileiros precisam contar com:
- Passaporte válido por, no mínimo, seis meses a partir da data de entrada em território polonês
- Comprovante de recursos financeiros para custeio de sua estada no país
- Passagem de volta para o Brasil com data marcada
- Comprovante da reserva do hotel ou uma carta-convite com o endereço de onde você passará os dias no país
- Seguro-viagem com cobertura internacional de saúde
- Autorização de viagem ETIAS
- Certificados internacionais de vacinação exigidos à época
Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de consultar o Portal Consultar Brasileiro antes da viagem para checar se algum novo documento pode ser requisitado.
O que precisa para ir para Portugal
A Europa é um continente com vários países encantadores bem próximos uns dos outros. Com isso, é possível fazer várias viagens internacionais em uma só jornada, contando com diversas opções de transporte e aproveitando que o ETIAS Portugal é um agente facilitador.
Você pode passar uma temporada em Portugal para conhecer cidades incríveis, como Porto, Coimbra, Lisboa e Évora (só para mencionar algumas) e depois seguir viagem para descobrir outras belezas da Europa.
A autorização para entrada de brasileiros em Portugal e estada de até 90 dias no Espaço Schengen garante que você tenha tempo suficiente para uma experiência de viagem inesquecível. E até dá para dividir esse período e voltar em outra ocasião, dentro do prazo de validade do ETIAS Portugal.
Entre as atrações turísticas de Portugal destacam-se:
- O Palácio da Bolsa, no Porto
- O Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra
- A Torre de Belém, em Lisboa
- O Templo Romano, em Évora
Vale a pena ver de perto os marcos históricos desse país, que foi um dos mais influentes do mundo na era das grandes descobertas. Além disso, você pode aproveitar a viagem para explorar melhor as paisagens, a cultura e a gastronomia de Portugal e de outros destinos na Europa.
Consulado-Geral do Brasil em Lisboa
- Endereço: Rua Antonio Maria Cardoso, 39 – Chiado, Lisboa
- Telefone: +35 1 211 358 587
- E-mail: cg.lisboa@itamaraty.gov.br