ETIAS: autorização para viagens de até 90 dias na Europa

O que muda com o ETIAS

A União Europeia vai passar a exigir a autorização de viagem ETIAS como forma de controlar a entrada e saída de estrangeiros na Europa, além de aumentar a segurança nos deslocamentos pelo continente e evitando ataques terroristas.

O ETIAS é destinado a todos os cidadãos de países não europeus que atualmente são isentos de visto para entrar na Europa em viagens de turismo, negócios ou trânsito — e isso inclui o Brasil. A partir de 2026, os brasileiros que pretendem viajar para o Velho Continente sem visto devem contar com uma autorização de viagem ETIAS ou solicitá-la online alguns dias antes de embarcar. O ETIAS permite ficar na Europa legalmente por até 90 dias a cada 180 dias. A autorização emitida pelo sistema é válida para múltiplas viagens por até 3 anos ou até a expiração do passaporte registrado na solicitação.

etias-europa-90-dias

Como ficar legalmente na Europa com o ETIAS

Os cidadãos brasileiros vão ter que apresentar uma autorização ETIAS na entrada da Europa para ficar legalmente nos países do Espaço Schengen sem ter que tirar um visto. Isso vale para viagens por motivos de turismo, negócios ou trânsito, dentro da permissão para permanecer por até 90 dias com o ETIAS.

Para pedir a prorrogação da sua estadia no país europeu onde deseja ficar por mais tempo, é necessário se dirigir à embaixada ou consulado mais próximo de você e cumprir com os requisitos para permanência de cada país. Só é recomendado ficar na Europa por mais de 90 dias com uma permissão emitida por meios legais.

Motivos para prolongar sua estadia na Europa

A permissão de viagem ETIAS dá o direito aos brasileiros de viajarem pelos países do Espaço Schengen durante o período máximo de 90 dias. Como mencionado acima, é possível prolongar sua estadia na Europa, desde que isso seja feito de forma legal.

Muitos brasileiros têm o sonho de viver na Europa, seja para melhorar sua qualidade de vida, estudar ou simplesmente para ter uma experiência diferente e conhecer outras culturas.

Mas antes de escolher onde morar na Europa você deve se informar sobre as possibilidades e exigências de visto dos países de sua preferência para providenciar a documentação necessária.

Estudar na Europa

Estudar na Europa é uma ótima maneira de melhorar seu currículo e, dependendo do país, é possível fixar residência após concluir seus estudos. Muitos países têm universidades que fazem convênios com instituições de ensino brasileiras, assim você pode fazer seu estágio ou até encontrar um trabalho a partir de um intercâmbio de estudos. Se você está interessado em estudar na Europa, procure os cursos que possuem convênios com a sua universidade.

Se você quer fazer uma pós-graduação, um mestrado ou um MBA, comece a pesquisar universidades ou escolas que ofereçam esses cursos dentro de sua área de interesse. Confira os sites das instituições de sua preferência para ter a certeza que você cumpre com todos os requisitos e não deixe passar as datas de inscrição.

Para conseguir o visto de estudante no país europeu de destino, você deve ir ao consulado do país desejado para verificar quais os documentos são necessários para o seu visto e como funciona todo o processo.

Trabalhar na Europa

Para quem quer morar na Europa para trabalhar e construir sua carreira, é comum haver um pouco mais de burocracia. Por isso, você pode usar sua autorização ETIAS para entrar na Europa e procurar trabalho ou enquanto espera por seu visto permanente, especialmente em processos de dupla cidadania.

O ideal é tentar encontrar um trabalho em solo europeu antes mesmo de sair do Brasil, já que existem várias maneiras de prospectar oportunidades e fazer contatos pela internet. Em alguns casos, as empresas interessadas na sua contratação podem se responsabilizar por uma parte dos documentos que você deve apresentar ao consulado, facilitando o processo de visto de trabalho.

Além disso, há países europeus que precisam de profissionais em algumas áreas específicas e o próprio governo do país desenvolve programas para atrair imigração qualificada. Nesse caso, o estrangeiro pode conseguir um visto para trabalhar e viver legalmente na Europa.

Morar na Europa

Cada um tem seus motivos para morar na Europa: uma melhor e mais tranquila qualidade de vida, ficar em um lugar com mais infraestrutura, segurança e contato com diversas culturas, viver em uma sociedade mais igualitária, melhorar o currículo ou até por pura curiosidade. Seja qual for a sua motivação para viver no velho continente, é possível que você tenha que passar por alguns processos burocráticos.

Dependendo do país da Europa para onde você pretende se mudar, as exigências para morar, estudar e trabalhar podem ser diferentes. Faça uma lista com os possíveis lugares que você gostaria de viver e comece a pesquisar as questões burocráticas, lembrando que cada país tem suas próprias regras quanto a emissão do visto.

Vivendo na Europa você terá acesso a transportes de ótima qualidade, com a facilidade de se deslocar livremente dentro do espaço Schengen. Aproveite para viajar com frequência para conhecer novos países. Se você tiver a oportunidade de morar na Europa para estudar, trabalhar ou fazer as duas coisas, não deixe passar!