É Permitido Trabalhar na Europa com ETIAS?
Posso trabalhar na Europa com o ETIAS?
É possível usar o ETIAS para visitar países europeus com finalidade de negócios, mas essa autorização eletrônica não permite trabalhar na Europa. Ainda assim, viajar com o ETIAS pode ser útil para um reconhecimento do mercado de trabalho e das condições de vida em diferentes localidades para maior segurança ao escolher o país de residência.
Cada país da União Europeia tem as suas próprias regras, vistos e requisitos. Por isso, a escolha do país é determinante em relação a como encontrar um emprego na Europa e qual visto solicitar.
Como fazer para trabalhar na Europa
Vale a pena aproveitar uma viagem de turismo ou negócios para descobrir qual a melhor forma de colocar em prática o seu plano de ir trabalhar na Europa.
Com a autorização de viagem ETIAS, os brasileiros pode permanecer de forma legal no Espaço Schengen durante 90 dias, o que é uma ótima oportunidade para visitar um ou mais destinos no Velho Continente, fazer contatos profissionais e até mesmo um curso intensivo de idioma para enriquecer seu currículo e aumentar suas chances de conquistar um emprego no exterior.
A autorização de viagem ETIAS vai se tornar obrigatória para brasileiros que pretendem ficar na Europa sem visto a partir de 2026. Ao contrário do que acontece com o pedido de visto de trabalho, o processo para tirar o ETIAS é 100% online: basta preencher um formulário e pagar a taxa no próprio sistema.
Antes de viajar, você pode começar a pesquisar ofertas de trabalho na Europa na capital e nas principais cidades do país (ou países) onde gostaria de morar. A Comissão Europeia tem um portal que reúne anúncio de vagas todos os países do continente, o que pode ajudar você a entender melhor o mercado de trabalho de cada país.
Outra dica interessante é que você pode trabalhar na Europa junto com seus estudos. Em alguns países, como a Espanha, um estudante estrangeiro tem direito a trabalhar. Além de ajudar com os gastos, isso permite fazer estágios em empresas na sua área, aumentando a possibilidade de conseguir um emprego ao terminar os estudos. É habitual as universidades terem acordos com diversas empresas, o que facilita o contato dos alunos com o mercado de trabalho.
Muitos países da União Europeia têm interesse na integração acadêmica e profissional com talentos do Brasil, o que também facilita a obtenção de visto de longa duração para residir e trabalhar no país escolhido. Você pode conferir isso em Portugal, Espanha, França e Itália.
Como tirar o visto para trabalhar na Europa
Antes de entrar com um pedido de visto para trabalhar na Europa, é recomendável fazer o currículo e carta de apresentação em inglês ou no idioma do país onde deseja morar. Afinal, é provável que você precise ter uma oferta de emprego e que a empresa elabore uma carta convite, algo que costuma fazer parte da documentação exigida para esse tipo de visto.
Cada país tem leis e requisitos muito específicos para a obtenção de vistos de trabalho, sejam eles em caráter temporário ou de longa duração. Contudo, os documentos a apresentar para obter um visto apropriado são quase idênticos. Para pedir um visto de trabalho no consulado do país escolhido, você deve apresentar os seguintes documentos:
- Passaporte com validade superior a 6 meses
- Carteira de Identidade brasileira
- Formulário de pedido de visto e o pagamento das taxas consulares
- Contrato de trabalho da empresa e/ou carta convite para o emprego
- Comprovante de meios de subsistência pelos próximos meses
- Seguro-viagem com cobertura internacional de saúde
- Dados do local de hospedagem/alojamento
- Atestado de antecedentes criminais emitido pelo Polícia Federal do Brasil
Também pode ser solicitada a certidão de casamento ou divórcio, de acordo com o estado civil.
O que preciso para trabalhar por tempo indefinido?
O período em que você pode trabalhar na Europa costuma estar associado à duração do seu contrato de trabalho. Porém, quando se está vivendo na Europa, é possível renovar o visto de trabalho nos prazos estabelecidos pelos governos. Esse visto não vai ter validade se você mudar de país, caso em que se torna necessário solicitar o visto à outra nação.
Vale lembrar que você pode solicitar a residência ou a cidadania desde que cumpra com os anos de moradia solicitados pela legislação do país em que estiver trabalhando. Para saber mais detalhes, entre em contato com as autoridades consulares do país através de sua representação no Brasil.