Entrada de brasileiros na Suécia com ETIAS

Os cidadãos brasileiros que viajarem à Suécia a partir de 2026 devem contar com uma autorização de viagem ETIAS antes da partida. Esse comprovante de isenção de visto no ETIAS vai ser exigido para entrar na Suécia e em todos os países no Espaço Schengen. Isso não vai alterar as condições em que os brasileiros podem entrar na Europa sem visto, mas será obrigatório para estrangeiros de diversos países.

A solicitação online do ETIAS para Suécia deve levar poucos minutos para ser preenchida. Para atender aos requisitos do ETIAS para cidadãos brasileiros, é necessário:

etias-europa-brasileiros

  • Ter um passaporte válido
  • Preencher todo o formulário online do ETIAS
  • Inserir os dados de um cartão de crédito ou débito para pagamento da taxa

Assim que for aprovado, o ETIAS para Suécia vai ser válido por 3 anos e pode ser usado para a entrada de brasileiros na Suécia e em todos os outros países do Schengen diversas vezes. A permanência máxima no Espaço Schengen com ETIAS é de 90 dias por período de 180 dias.

A Suécia precisa de visto para brasileiros?

Não, os brasileiros não precisam de visto para a Suécia e o restante do Espaço Schengen. Para viagens de curta duração a negócios ou turismo, os visitantes brasileiros podem entrar na Suécia sem visto.

Isso não vai mudar com o ETIAS, que não é um visto para brasileiros. O ETIAS Suécia é um sistema de registro online que confirma a isenção de visto e emite uma autorização de viagem para cidadãos de países isentos.

Porém, o ETIAS para Suécia vai se tornar obrigatório a partir de 2026, após um breve período de implementação e, portanto, os brasileiros vão precisar dele para entrar no país sem visto.

Requisitos da isenção de visto sueco para brasileiros

O registro para isenção de visto ETIAS Suécia pode ser feito assim que o sistema do ETIAS estiver em operação, prevista para iniciar em 2026. Antes de viajar do Brasil à Suécia, quem ainda não tiver um ETIAS deve preencher um formulário online com informações básicas, tais como:

  • Dados pessoais, incluindo nome, data de nascimento e país de cidadania
  • Número do passaporte e datas de emissão e expiração
  • Informações de contato, com um e-mail ativo

Também vai ser necessário responder a algumas perguntas sobre segurança, já que o ETIAS Suécia está sendo introduzido para proteger melhor a região. Todas as informações são checadas em bases de dados internacionais antes que as solicitações sejam aprovadas.

Os solicitantes brasileiros ao ETIAS Suécia devem conferir se responderam a todas as questões com precisão: erros ou falta de informações podem causar atrasos ou até, em casos raros, uma recusa do pedido.

Para enviar a solicitação, é necessário pagar a taxa de emissão inserindo dados de um cartão de crédito ou débito.

Em quanto tempo o ETIAS Suécia fica pronto?

As informações registradas no ETIAS Suécia costumam ser processadas com rapidez, geralmente dentro de 24 após o envio. É importante indicar um e-mail ativo em seu formulário, para que você possa receber logo a sua autorização de viagem com isenção de visto para a Suécia.

Além disso, pode ser mais prático fazer a solicitação assim que você definir seus planos de viagem, já que a permissão é válida por 3 anos ou até que o passaporte expire.

Viajando do Brasil à Suécia com isenção de visto ETIAS

etias-europa-informacoes-pessoais

Após ter sua isenção de visto aprovada no ETIAS Suécia, você pode entrar na Suécia e em todos os outros países do Espaço Schengen.

Na fronteira externa, quem é brasileiro vai ter que apresentar seu passaporte registrado no ETIAS – que precisa ser o mesmo passaporte informado no formulário de solicitação. Não há pontos de checagem nas fronteiras entre a Suécia e outros países na área do Schengen, mas os viajantes sempre devem portar o passaporte.

Requisitos do visto sueco para brasileiros

O ETIAS Suécia serve para brasileiros que estejam visitando o país a negócios ou turismo por até 90 dias. Já um portador de passaporte brasileiro que pretende ficar na Suécia por mais de 3 meses não é elegível ao ETIAS e, portanto, precisa ter um visto sueco.

Da mesma forma, os brasileiros que desejam trabalhar ou estudar na Suécia por períodos prolongados devem tirar um visto em uma embaixada ou consulado do país. Os cidadãos brasileiros que precisarem de um visto Suécia devem entrar com o pedido com antecedência, pois o processamento leva mais tempo.

Sempre há possibilidade de entrarem em vigor outras restrições para viagens de brasileiros à Suécia. Por isso, os visitantes devem consultar as recomendações e informações mais atualizadas antes de viajar do Brasil à Suécia.

Informações turísticas da Suécia para brasileiros

etias-turismo

Com uma população de 10 milhões de habitantes, a Suécia é o maior dos países nórdicos. Além de fazer fronteira com a Noruega e a Finlândia, o país também está conectado à Dinamarca através da ponte de Oresund. O Mar Báltico fica a leste e a ponta ao norte da Suécia pertence ao Ártico. As três principais cidades do país são Estocolmo, sua capital, Gotemburgo e Malmo.

O idioma oficial do país é o sueco, mas muitas pessoas também falam inglês na Suécia. Caso seja necessário, os brasileiros podem ter acesso a modernas instalações hospitalares e receber atendimento médico de qualidade. Contudo, é recomendável adquirir um seguro-viagem com cobertura de saúde para maior tranquilidade.