ETIAS para Brasileiros viajar para a Letônia

Natureza sempre presente, construções histórias e paisagens únicas: esses três elementos definem a Letônia, um dos Países Bálticos, localizado na Europa Setentrional. A capital do país é Riga, que também é sua cidade mais populosa e o destino mais procurado pelos turistas. Mas, se você está pensando em conhecer esse país, vai ficar feliz em saber que são muitos os pontos turísticos interessantes para visitar!

Antes de começar a planejar a viagem, é importante saber que a autorização ETIAS vai se tornar obrigatória para brasileiros viajarem para a Letônia. O ETIAS é um sistema eletrônico desenvolvido pela União Europeia para autorização de viagens com isenção de visto. Seu principal objetivo é ter mais controle migratório ao verificar quem são os cidadãos que moram ou visitam as regiões.

etias-europa-brasileiros

etias-viagem-europa

O ETIAS Letônia para brasileiros passa a ser obrigatório a partir de 2026, após um breve período de implementação, mas é bom você entender desde já esse processo, que é bastante simples e vai ser necessário para entrar em vários países da Europa de acordo com as novas legislações.

Outra informação importante é que a Letônia é um dos países que fazem parte do Espaço Schengen, um grande bloco de países com uma política em comum que permite a livre circulação e comércio. Essa liberdade de mobilidade também se aplica à estrangeiros. Ou seja, quem é cidadão da Letônia pode circular por diversos países sem precisar apresentar o passaporte. Nós, brasileiros, precisamos do ETIAS para viajar para a Letônia e o passaporte para o trânsito entre países somente quando o oficial solicitar.

Por isso, é completamente possível conhecer os países do Espaço Schengen e outros locais da Europa com um passaporte conectado ao ETIAS Letônia para brasileiros. Essa autorização eletrônica vai valer para viagens com finalidade de turismo, negócios ou trânsito por até 90 dias a cada 180 dias.

Por ser um conceito bastante novo, as pessoas costumam ter dúvidas sobre o funcionamento do ETIAS para viajar para a Letônia. Então, confira aqui as principais perguntas e respostas sobre o ETIAS.

Como visitar a Letônia com a autorização de viagem ETIAS

Como citamos anteriormente, o ETIAS será obrigatório para quem quer visitar a Letônia e outros países europeus a partir de 2026, após um breve período de implementação. Ele é válido por 3 anos e permite 90 dias de estadia. Esse é um período que torna possível aproveitar a passagem para conhecer outras belezas do Velho Continente. E claro, nada impede que você fique menos de 90 dias, de acordo com a sua necessidade.

Além de usar o ETIAS para brasileiros na Letônia você também pode visitar outras partes da Europa com isenção de visto. E a boa notícia é que não é nada difícil solicitar a autorização de viagem. Tudo é feito online, ao preencher um formulário eletrônico e pagar uma pequena taxa em euros. A resposta é rápida e, assim que aprovada, a permissão é enviada para o e-mail do solicitante.

que-es-etias

Lembre-se que é importante cumprir todos os requisitos que os países estrangeiros pedem na hora de fazer uma viagem. Como o próprio Portal Consular do Brasil indica, cada nação tem suas próprias regras e é importante providenciar o que for preciso a tempo para o seu embarque.

Nesta página, você pode consultar quais são os requisitos do ETIAS para brasileiros em outros países Basta selecionar o país escolhido e conferir todas as informações. Assim, você terá outras opções na hora de escolher um lugar para conhecer ou morar.

Documentos pessoais para solicitar um ETIAS para viajar à Letônia

É muito simples solicitar um ETIAS para viajar à Letônia, ainda mais porque você vai resolver tudo online. A solicitação requer algumas informações pessoais básicas e os dados de um cartão de crédito ou débito para pagamento.

Essas são algumas das informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS Letônia:

etias-europa-informacoes-pessoais

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Informações sobre seu nível acadêmico e emprego
  • Dados do passaporte
  • País de chegada na Europa

Além disso, você deve responder ao questionário de elegibilidade do ETIAS.

Documentos necessários para viajar à Letônia

Veja quais documentos você precisa apresentar na entrada da Letônia:

  • Passaporte válido por, no mínimo, seis meses
  • Passagem de volta para o Brasil com data marcada
  • Comprovante da reserva do hotel ou uma carta-convite com o endereço de onde você passará os dias no país
  • Seguro-viagem com cobertura internacional de saúde
  • Comprovante de recursos financeiros para o custeio de sua estada
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificados internacionais de vacinação exigidos à época

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de consultar o Portal Consultar Brasileiro antes da viagem para checar se algum novo documento pode ser requisitado.

Embaixada do Brasil Letônia

Não há uma embaixada específica do Brasil na Letônia. Em caso de necessidade, o recomendado é buscar apoio na Embaixada do Brasil em Estocolmo, na Suécia:

etias-embaixada-europa

  • Endereço: Kungsgatan 88, 112 27 – Estocolmo, Suécia
  • Telefone: +46 8 545 16300
  • E-mail: brasemb.estocolmo@itamaraty.gov.br