ETIAS Malta para Brasileiros

Malta tem atraído cada vez mais turistas brasileiros e não faltam motivos para isso. O país é um pequeno arquipélago com paisagens belíssimas, construções históricas e uma vibração jovem em suas cidades. Muito próximo ao sul da Itália e com apenas 316 km divididos pelas ilhas, esse é um destino perfeito para incluir em um roteiro de viagem pela Europa.

Nos últimos anos, Malta tem se tornado uma opção interessante entre intercambistas por ser um lugar fantástico para aprender inglês e reforçar as habilidades de comunicação no idioma — que é falado oficialmente no país, junto com o idioma maltês.

etias-europa-brasileiros

Mas, se você prefere escapar da agitação, não se preocupe! Malta também oferece muitas atrações para quem gosta de fazer passeios tranquilos e desfrutar de praias sensacionais. Além disso, as viagens ao país vão ficar ainda mais seguras com a implementação do ETIAS Malta.

Quem é brasileiro precisa de visto para Malta?

etias-viagem-europa

Malta tem um acordo com o Brasil que libera de visto os cidadãos brasileiros que visitam o país seguindo determinadas condições de permanência e finalidade da viagem, assim como para os cidadãos malteses em visitas ao nosso território. E isso também acontece com outros países europeus, como explicaremos a seguir.

Em breve, vai ser obrigatório se registrar no ETIAS e obter uma autorização de viagem com isenção de visto para entrar na Europa. Já quem pretende morar ou trabalhar no país, por exemplo, ainda precisa de visto para Malta.

Como visitar Malta com a autorização ETIAS

A autorização ETIAS é uma nova exigência para entrada em países que fazem parte do Espaço Schengen na Europa, como é o caso de Malta. Turistas brasileiros podem entrar sem visto em todos os países na área do Schengen, inclusive os que estão em processo de adesão ao bloco: Bulgária, Chipre e Romênia.

O prazo para permanecer nesse território é de até 90 dias a cada 180 dias. Esse é um bom período para quem pretende praticar o inglês ou simplesmente conhecer Malta e outros destinos europeus em uma mesma viagem. Das principais ilhas do país, é fácil visitar a Itália e de lá voar para outros países ou fazer uma viagem rápida para a Tunísia. Mas não sem antes aproveitar o que as ilhas de Malta, Gozo e Comino têm a oferecer!

O ETIAS Malta vai ser obrigatório para viajantes do Brasil e de muitos outros países a partir de 2026, trazendo maior segurança e agilidade nos controles de imigração. Afinal, contar com uma autorização eletrônica antes da viagem deve adiantar o processo de entrada nos países do Schengen, evitando as filas demoradas para triagem de estrangeiros.

etias-pasaporte-europa

Como tirar o ETIAS para viajar à Malta

O ETIAS funciona como uma autorização eletrônica de viagem, validando a condição de que a pessoa não precisa de visto para Malta ou qualquer outro país do Espaço Schengen. Para tirar o ETIAS Malta, o processo é 100% online: basta preencher um formulário pela internet, pagar uma taxa e aguardar a aprovação por e-mail.

Essas são algumas das informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

etias-europa-informacoes-pessoais

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Endereço com CEP
  • Número de telefone e e-mail
  • Gênero
  • Nível de escolaridade e profissão
  • Dados do passaporte
  • País de entrada na Europa

Antes de concluir o formulário online para fazer a solicitação do ETIAS Malta, é necessário responder um breve questionário de segurança, além de efetuar o pagamento da taxa com cartão de crédito ou débito. Assim que aprovado, o ETIAS fica conectado ao passaporte e valendo para múltiplas viagens no prazo de 3 anos (ou até a expiração do passaporte cadastrado).

Documentos que você precisa ter ao viajar para Malta

Quem é cidadão brasileiro pode entrar em Malta com isenção de visto em viagens de turismo ou negócios. Para isso, é necessário contar com os seguintes documentos:

  • Passaporte com validade de pelo menos seis meses após a data de entrada em Malta
  • Autorização de viagem ETIAS dentro da validade
  • Certificado internacional de vacinação contra e Febre Amarela
  • Comprovantes de recursos financeiros para o sustento durante a permanência no país e cobertura de eventuais gastos com saúde
  • Reservas de acomodação ou carta-convite assinada por um cidadão residente
  • Passagem aérea de retorno ao Brasil, já marcada para um prazo máximo de 90 dias

Além de providenciar o ETIAS Malta no Brasil, como explicado acima, é importante consultar informações atualizadas próximo à data do embarque, para se certificar de que de não haja nenhuma outra exigência em vigor. Talvez alguns dos itens desta lista não sejam requisitados pelas autoridades na entrada no país, mas é imprescindível ter em mãos o passaporte válido, os certificados internacionais de vacinação e a devida autorização de viagem.

Dicas para sua viagem à Malta

Com Malta aberta para brasileiros em viagens de curta permanência a turismo ou negócios, a única mudança programada é que, a partir de 2026, vai ser necessário contar um ETIAS válido para entrar em Malta e em outros países da Europa.

Quem ainda não tiver o ETIAS no passaporte, deve solicitar a autorização de viagem antes da saída do Brasil — através de um processo bem mais simples e rápido do que entrar com um pedido de visto, além de não precisar comparecer ao consulado para uma entrevista.

Depois, é só aproveitar ao máximo o que as ilhas maltesas têm a oferecer:

etias-turismo

  • A capital do país, Valletta, Patrimônio Mundial da UNESCO
  • A citadela em Gozo, segunda maior ilha do país (depois de Malta)
  • A Blue Lagoon em Comino, menor ilha do arquipélago
  • A famosa Piscina de St.Peter, ao sul de Malta
  • A Janela Azul e as belas grutas da região
  • Templos megalíticos, igrejas e construções históricas

Certas áreas de Malta serviram de cenário para a famosa série Game of Thrones e o filme Popeye, que podem render passeios tão divertidos quanto a vida noturna de Malta.

Embaixada brasileira em Nicósia, no Chipre

Nosso país não conta com uma embaixada própria dentro da ilha de Malta e o consulado honorário do Brasil em Valletta está vago atualmente, segundo publicação oficial do Ministério de Relações Exteriores. Em caso de necessidade, o governo brasileiro recomenda procurar a Embaixada da República Federativa do Brasil em Roma, na Itália:

etias-embaixada-europa

  • Endereço: Piazza Navona 14 – 00186, Roma
  • Fones: +39 06 68398 1
  • E-mail: brasemb.roma@itamaraty.gov.br