ETIAS Vaticano para Brasileiros

Construções históricas, monumentos que representam a fé Cristã e a presença do Papa: tudo isso é possível de se encontrar no Vaticano, um microestado da Europa que, apesar de ficar dentro de Roma, possui suas próprias regras e um sistema administrativo independente.

O Vaticano é considerado o centro religioso católico. Além do Papa, é ali que estão algumas das principais catedrais e igrejas do mundo, com impressionantes obras de arte que remontam a outros séculos.

etias-europa-brasileiros

etias-viagem-europa

A arquitetura também merece destaque, já que conta com construções dignas de várias horas de observação. E, como o Vaticano fica dentro de Roma, na Itália, vale a pena aproveitar a viagem para conhecer outras cidades italianas e até mesmo outros países da Europa.

Para visitar o Vaticano é bom vestir roupas apropriadas para entrar em locais de culto religioso e se preparar para fazer longas caminhadas. A partir de 2026, turistas do Brasil e de várias outras nacionalidades vão precisar de uma autorização de viagem ETIAS além do passaporte para entrar sem visto nesse microestado e nos vários países europeus que fazem parte do Espaço Schengen.

Como visitar legalmente o Vaticano com a autorização ETIAS

Não é necessário emitir um visto especifico para quem quer visitar o Vaticano. O visto de turista, com duração de 90 dias, já será suficiente para passar um bom período no Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para o Vaticano e isso não muda com a exigência da autorização ETIAS. Isso significa que as pessoas que viajam a turismo ou negócios podem entrar na Europa com ETIAS e ficar por até 90 dias a cada 180 dias sem ter que entrar com um pedido de visto — e com a possibilidade de se locomover livremente entre os países do Schengen.

Com obrigatoriedade a partir de 2026, após um breve período de implementação, a ideia do ETIAS é aprimorar o controle das autoridades de fronteira sobre quem entra e quem sai de cada país. Por isso, é necessário ter o ETIAS para brasileiros em mãos antes de embarcar do Brasil para a Europa.

que-es-etias

A boa notícia é que, por ser um sistema eletrônico, é muito simples tirar seu ETIAS Vaticano. Você não precisa ir até o consulado ou qualquer outro lugar para solicitar o seu ETIAS para viajar para o Vaticano. Tudo é resolvido online: é só preencher um formulário e pagar uma taxa na própria plataforma para, em pouco tempo, receber sua autorização de viagem por e-mail.

Embora o ETIAS Vaticano para brasileiros seja obrigatório somente a partir de 2026, após um breve período de implementação, você pode fazer a solicitação assim que o sistema estiver em operação. Isso porque a validade do ETIAS é de três anos (ou até a expiração do passaporte cadastrado) e para múltiplas viagens.

A autorização ETIAS vai aumentar ainda mais a segurança e a praticidade das viagens no Espaço Schengen, um grande bloco de países da Europa que permitem a livre circulação entre suas fronteiras. O Schengen pode ser entendido como uma só nação, já que as fronteiras entre os países dentro dessa área são “liberadas”.

Com o ETIAS, a fiscalização vai ter mais controle do acesso de estrangeiros a esses países, dispensando a apresentação do passaporte em todas as fronteiras (somente quando solicitado pelo fiscal), o que promete deixar o processo bem mais rápido. Entre os países membros do Espaço Schengen podemos citar Itália, Espanha, Alemanha e Letônia.

etias-pasaporte-europa

Então, na hora de planejar sua visita ao Vaticano, não deixe de fazer uma pesquisa completa para montar o roteiro ideal pela Europa, sem esquecer da exigência do ETIAS Vaticano para brasileiros. Assim, ao chegar no Velho Continente, você estará livre de preocupações com as autoridades de fronteira de cada nação e poderá aproveitar ao máximo a experiência.

Documentos pessoais para solicitar um ETIAS e viajar para o Vaticano

É muito simples solicitar um ETIAS para viajar à Europa e conhecer o Vaticano. Com todo o processo sendo realizado online, uma dica para ter mais agilidade é separar o seu passaporte e o cartão de crédito ou débito que você vai usar para pagar a taxa. Depois de inserir todos os dados e enviar a solicitação, basta aguardar um retorno por e-mail.

Essas são algumas das informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS Vaticano:

etias-europa-informacoes-pessoais

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Informações sobre seu nível acadêmico e emprego
  • Dados do passaporte
  • País de chegada na Europa

Documentos necessários para viajar ao Vaticano

Em uma viagem para o Vaticano, os brasileiros precisam contar com:

  • Passaporte com validade de pelo menos seis meses após a data de entrada Europa
  • Comprovantes de recursos financeiros para custeio da viagem
  • Passagem de retorno para o Brasil com data marcada
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificados internacionais de vacinação exigidos à época

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de consultar o Portal Consultar Brasileiro antes da viagem para checar se algum novo documento pode ser requisitado.

Embaixada do Brasil no Vaticano

etias-embaixada-europa

  • Endereço: Via della Conciliazione, 22 – 3 Piano 00193, Roma
  • Telefone fixo: +39 066875252
  • E-mail: brasemb.vaticano@itamaraty.gov.br