Requisitos ETIAS para entrar na Bélgica como turista
A Bélgica fica localizada no centro da Europa e faz fronteira com a França, Luxemburgo, Holanda e Alemanha. Ainda que não esteja entre os destinos europeus mais lembrados pelos turistas na hora de montar um roteiro de viagem, o que não faltam são razões para fazer uma visita à Bélgica e aproveitar as muitas belezas e atrações belgas. Não é à toa que, nos últimos anos, o país experimentou um crescimento em seu número de visitantes.
Entre as principais cidades para se visitar na Bélgica estão Bruxelas, Bruges, Gent e Antuérpia, regiões que fazem por merecer uma viagem ao país. A arquitetura, a rica experiência cultural, as famosas cervejas e, claro, os chocolates, fazem da Bélgica um destino maravilhoso que parece ter saído de um conto de fadas. Além disso, o fato de ter uma localização estratégica faz com que o turista possa combinar uma viagem à Bélgica com visitas a outros países da Europa.
Todos os brasileiros que pretendem viajar à Bélgica sem visto devem solicitar uma autorização de viagem ETIAS Bélgica. Essa autorização permite que seu titular entre na Bélgica e se desloque pelo país e por todo o Espaço Schengen por um prazo máximo de 90 dias, sendo que essas condições também valem para Bulgária, Chipre e Romênia (futuros membros do Schengen).
Além disso, o processo para tirar o ETIAS Bélgica é bem simples. Tudo é feito pela internet, através de um formulário online que o solicitante deve preencher com seus dados pessoais. O pagamento da taxa é feito na própria plataforma, depois é só aguardar o resultado. A partir de 2026, o ETIAS se torna obrigatório para todos os estrangeiros que desejam entrar na Europa com isenção de visto e essa autorização de viagem tem validade de 3 anos.
Como viajar legalmente para a Bélgica com a autorização de viagem ETIAS
A Bélgica é um país com uma grande tradição em arte, arquitetura, chocolates e cervejas. É um país que tem muito para oferecer, principalmente quanto à qualidade de vida. Um destino perfeito para quem quer fazer uma viagem tranquila e agradável, aproveitando ao máximo seus dias de férias.
É preciso estar em dia com toda a documentação exigida para entrada na Bélgica, por isso, vale conferir se o seu passaporte está dentro do prazo de validade e quais são as regras exigidas pelas autoridades belgas do setor de imigração. Como a Bélgica faz parte do Espaço Schengen, quem visita o país também pode viajar por todo esse grande bloco de países.
A mobilidade pela Europa é bastante elogiada. Afinal, fica fácil combinar diferentes países em um mesmo roteiro de viagem. E há várias opções de transporte para conhecer destinos próximos à Bélgica.
O Espaço Schengen é um bloco de países europeus que são assinantes do Tratado de Schengen, tais como Alemanha, Itália, França, entre outros. Quem é residente ou conta com uma autorização para entrar em um desses países tem a oportunidade de visitar os demais sem a necessidade de passar por longas filas de imigração ou controle na fronteira (exceto se o oficial solicitar). Para muitos estrangeiros, isso acontece graças ao ETIAS.
A autorização ETIAS Bélgica permite que seu titular permaneça na Bélgica por até 90 dias, podendo voltar depois de 180 dias. Ou seja, durante os 90 dias, você pode circular entre os principais países, muitas vezes sem ter que apresentar seu passaporte. Além disso, o Governo também ganha ao ter mais controle de quem entra e quem sai do continente.
Depois de solicitar e receber a aprovação do ETIAS Bélgica, aproveite para planejar os pontos turísticos para visitar na Bélgica. Se o foco for a capital Bruxelas, não deixe de passar pela praça da cidade, com uma surpreendente combinação de arquitetura e história em meio à vibração do comércio local. Se a ideia também visitar também as outras cidades do país, você vai descobrir uma série de atrações maravilhosas.
Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar para a Bélgica
Uma das grandes vantagens da autorização de viagem ETIAS Bélgica é sua forma de solicitação. Tudo é feito online, sem a necessidade de comparecer a um consulado ou embaixada. Basta preencher um formulário eletrônico, pagar a taxa e aguardar a aprovação.
Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS Bélgica:
- Nome completo
- Local e data de nascimento
- Sexo
- Endereço
- Número de telefone e e-mail
- Informações sobre seu nível acadêmico e vínculo no emprego
- Dados do passaporte
- País de chegada
Também é necessário responder ao questionário de elegibilidade do ETIAS Bélgica.
Documentos que você precisa ter para visitar a Bélgica
Para viajar para a Bélgica os brasileiros precisam:
- Passaporte válido por, no mínimo, três meses após a data prevista para sair do Espaço Schengen
- Passagem para saída do Espaço Schengen em até 90 dias da data de entrada
- Comprovante de recursos financeiros para arcar com despesas de, no mínimo, 50 euros por dia (dinheiro, cartão de crédito com extrato etc.)
- Comprovante de hospedagem (reserva de hotel ou convite por escrito do anfitrião)
- Seguro-viagem
- Autorização de viagem ETIAS Bélgica
- Certificados internacionais de vacinação exigidos à época
Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de consultar o Portal Consultar Brasileiro antes da viagem para checar se algum novo documento pode ser requisitado.
Embaixada do Brasil em Bruxelas
- Endereço: Avenue Louise 350 Bte 5 – 1050, Bruxelas
- Telefone: +32 (0) 2 640 20 15
- E-mail: brasemb.bruxelas@itamaraty.gov.br