Requisitos do ETIAS para Brasileiros

Documentos necessários para entrar na Europa em 2026

O ETIAS é um sistema de isenção de visto que passa a fazer parte das regras para brasileiros entrarem na Europa. Criado pela Comissão Europeia para aprimorar o controle de entrada de estrangeiros em seu território, o ETIAS emite uma autorização de viagem que permite circular livremente por todos os países do Espaço Schengen. Para isso, é preciso atender aos requisitos do ETIAS Europa, como explicaremos a seguir.

etias-brasileiros-paises-etias

O ETIAS é um visto para brasileiros na Europa?

A autorização de viagem ETIAS está se somando às atuais exigências para entrar na Europa a turismo, trânsito ou negócios, com direito a permanência por cerca de 3 meses em países europeus no Espaço Schengen.

Estrangeiros de diversas nacionalidades com direito a isenção de visto devem cumprir com os requisitos do ETIAS para cidadãos do Brasil e dezenas de outros países de fora da União Europeia, tais como Argentina, Estados Unidos e Japão.

Como vai funcionar o ETIAS

A Comunidade Europeia está implementando o sistema de isenção de visto ETIAS como uma forma de aumentar a proteção dos residentes e turistas contra possíveis ameaças a tais cidadãos, como o terrorismo.

Isso possibilita a realização de uma triagem prévia por cruzamento de dados, que ajuda a aprimorar o controle da entrada dos viajantes de fora da Europa — e até reduzir filas na chegada aos aeroportos internacionais, pois os visitantes já estarão devidamente registrados.

Com o ETIAS fazendo parte dos requisitos para entrar em grande parte dos países europeus, a maioria dos brasileiros que planejam viajar à Europa devem antes obter uma autorização de viagem através desse sistema.

Para solicitar o ETIAS é necessário:

  • Ter passaporte válido por 6 meses após o início da viagem
  • Preencher o formulário de solicitação do ETIAS online, incluindo um e-mail para contato
  • Pagar a taxa do ETIAS inserindo dados de cartão de débito ou crédito

Documentos necessários para entrar na Europa

O ETIAS passa a fazer parte dos documentos para entrar na Europa, ficando anexado ao passaporte que deve ser usado para a viagem. Com essa autorização eletrônica, cidadãos brasileiros podem entrar e permanecer por até 90 dias em qualquer um dos países ETIAS para viagens com finalidade de turismo, negócios ou trânsito.

Após a entrada em território europeu usando uma autorização de viagem ETIAS, a pessoa pode visitar todos os países do Espaço Schengen sem necessidade de documentação extra durante seu prazo de vigência. Isso também vale para os microestados nessa região e outros países que futuramente aderirem ao Schengen.

O ETIAS é válido por 3 anos ou até a expiração do passaporte ao qual estiver vinculado, sendo que a mesma autorização pode ser usada para múltiplas entradas. Já quem pretende permanecer por um período superior a 90 dias, trabalhar ou morar em um país europeu, deve consultar qual o tipo de visto que precisa para entrar na Europa.

Requisitos do ETIAS para Brasileiros em viagens à Europa

A partir de 2026, o ETIAS passa a ser exigido de cidadãos brasileiros nas viagens de curta permanência na Europa sem visto. O processo para obter uma autorização ETIAS é 100% online, rápido e seguro.

Basta preencher o formulário online a aguardar a aprovação do ETIAS antes de entrar em qualquer um dos países do Espaço Schengen e demais países que vão exigir a autorização de viagem — para depois poder transitar livremente por essa área e ficar por até 90 dias, a cada 180 dias, com a autorização ETIAS válida.

Viajantes brasileiros devem incluir informações pessoais no formulário ETIAS, tais como:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Endereço com CEP
  • Número de telefone e e-mail para contato
  • Dados do passaporte (com data de emissão e de validade)
  • Gênero
  • Nível Acadêmico e profissão
  • País do ETIAS por onde entrará na Europa

Atenção: para concluir o registro e enviar a solicitação do ETIAS online, também é necessário responder a algumas perguntas de segurança e inserir os dados para pagamento da com cartão de débito ou crédito.

Países europeus que exigirão o ETIAS

Os países do Espaço Schengen já estão ficando conhecidos como países ETIAS, assim como os países em processo de adesão ao Schengen, por estarem adotando em conjunto esse sistema de isenção de vistos, que passa a fazer parte dos requisitos para viajar à Europa.

Contudo, é bom entender que União Europeia (UE) e Espaço Schengen têm conceitos diferentes.

A União Europeia é uma comunidade político-econômica composta por 28 países europeus, ao passo que o Espaço Schengen é formado por países da Europa que assinaram um acordo para livre circulação entre suas fronteiras internas.

Espaço Schengen, União Europeia e ETIAS

Com exceção da Irlanda, todos os outros países signatários do Tratado de Schengen são integrantes da União Europeia. Além disso, o Espaço Schengen conta com mais 4 países que não são membros da UE: Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça.

Há também 3 microestados que adotam uma política de colaboração com o bloco do Schengen e, por isso, aderem ao ETIAS: Mónaco, São Marino e Vaticano.

Vale lembrar que, além de não ser membro do Schengen, o Reino Unido já não faz parte da União Europeia desde o processo que ficou conhecido internacionalmente como Brexit.