Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Viajar pela Europa no Inverno

Mapa da Europa

Viajar pela Europa no Inverno etias

Conhecer a Europa durante o inverno é uma experiência única e completamente diferente de visitá-la no verão. Algumas cidades ficam cobertas de neve e, em certos países como a Noruega, a Suécia e a Finlândia, poderá ver em primeira mão um dos acontecimentos naturais mais impressionantes do mundo, a Aurora Boreal.

O Inverno é realmente uma excelente oportunidade para conhecer e explorar algumas capitais europeias, apesar do frio. Existem muitas vantagens de viajar o pelo Velho Continente nesta época do ano, sobretudo a caída de preços em alojamento e viagem.

Contudo, antes de embarcar na sua aventura invernal é importante relembrar que todos os cidadãos brasileiros têm que se cadastrar no ETIAS, o novo permisso para poder entrar e viajar por toda a Europa durante 90 días. Uma vez tenha o autorização ETIAS poderá viajar por toda a Europa sem necessidade de documentação extra e realmente viver esta maravilhosa época do ano. Veja o que lhe recomendamos para o Inverno na Europa.

Vantagens de visitar a Europa durante o Inverno

visitar a Europa durante o Inverno

Afinal quais são as razões que fazem do Velho Continente um excelente lugar para férias de inverno? Como já foi mencionado antes, os preços de hotéis e passagens costumam sofrer uma queda durante esta época. Também diminuem as multidões, pelo que é mais fácil ver os monumentos mais emblemáticos assim como os museus tranquilamente e sem ter que fazer filas eternas.

A gastronomia na Europa é riquíssima, sobretudo no Inverno, quando se fazem as chamadas comidas de conforto como a fondue, ou os tradicionais cozidos. Além disso, é a temporada por excelência do chocolate quente, que deixa qualquer um com uma sensação de conforto e acolhimento.

Outra das grandes vantagens são os esportes de Inverno! Os países com alpes e estações de esqui são muito procurados nessa época do ano. Se você gosta de esqui, snowboard e tudo relacionado à prática de esportes na neve, seus destinos ideais serão a Suíça, França, o norte da Itália, Áustria e Noruega. Igualmente pode também viajar pelo sul de Espanha, onde o clima é mais ameno e, ainda aproveitar para praticar esportes de Inverno em Serra Nevada. Outros países lindos para viajar no inverno e apreciar suas paisagens deslumbrantes e nevadas são a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, e Holanda.

No caso de países como Islândia, Finlândia e Suécia é a melhor época para poder ver a Aurora Boreal, uma experiência única que sem dúvida faz parte da wishlist de muitos brasileiros.

Dicas importantes para uma viagem pela Europa no Inverno

Viajar na Europa

 

Seja qual for a sua razão para visitar a Europa durante o inverno, é preciso ter em mente que o frio estará sempre presente, em maior ou menor intensidade, dependendo dos países visitados, por exemplo em países como a Espanha, Portugal ou o sul de Itália, os Invernos são menos rigorosos que nos países nórdicos.

Nos países onde as temperaturas são realmente baixas, é preciso utilizar roupas e calçados adequados, tais como meias e camisas térmicas, cachecol e gorro de lã e luvas. Sapatos confortáveis, quentes e impermeáveis também são muito importantes já que uma das melhores maneiras para combater é o frio é ter as extremidades secas e aquecidas. O seu casaco também deve ser impermeável, para combater a humidade, chuva e neve. Uma dica importante é que todos os sítios fechados são aquecidos. é por isso que a técnica cebola é a favorita dos europeus, já que podem ir tirando capas e pondo segundo o frio da rua e calor dos transportes, lojas, museus, etc.

Aproveite também para fazer a lista de todos os monumentos e museus que mais deseja ver. Durante o Inverno, poderá aceder a todos os locais sem problema e sem filas. Por exemplo, cidades como Roma, ou Paris, têm muito menos pessoas pelo que ver a Fontana de Trevi ou a Mona Lisa será uma experiência muito mais agradável.

Outro grande pro são as promoções das lojas, já que a partir de Janeiro, a grande maioria fazem promoções de até 70%, pelo que é ideal para renovar o armário e até investir numa roupinha mais quentinha para as suas férias.

O mais importante é ir com calma, aproveitar o tempo frio e as incríveis luzes de Inverno para descobrir uma Europa totalmente diferente.

Os melhores países Europeus para visitar no Inverno

A Europa enche-se de encanto no Inverno, seja pela neve ou pelas temperaturas mais amenas, conheça os países e cidades indispensáveis para o seu roteiro de viagem.

O sul de Espanha e Serra Nevada

Viajar pelo sul da Espanha é uma das melhores opções para escapar ao frio. Cidades como Sevilha, Córdoba, Granada, Málaga e o roteiro dos Pueblos Brancos são pontos imperdíveis com bom tempo quase assegurado. O melhor de tudo é que se quiser fazer uma escapada à neve, a Serra Nevada fica mesmo ali. Assim pode ir esquiar a preços muito mais baixos do que os dos Alpes.

Valência e Barcelona são outros destinos com temperaturas amenas e alta probabilidade de céu azul, cheios de actividades, cultura e boa comida.

Alpes Franceses e a Provença

Alpes Franceses

Paris é maravilhoso em qualquer época do ano, e isso não muda no Inverno.É sem dúvida uma cidade com uma infinita possibilidade de programas indoor, a começar pelos museus. E claro está muito perto dos Alpes Franceses, pelo que também pode aproveitar para praticar qualquer esporte de Inverno.

Outra paragem quase que obrigatória são as vilas pitorescas da zona da Provença, Avignon, Arles, Aix-en-Provence e Saint-Remy-de-Provence, são alguns dos pontos deste itinerário inspirador com paisagens de cortar a respiração.

Portugal e Serra da Estrela

porto portugal invierno

Portugal é um óptimo país para visitar no Inverno, sobretudo para os mais friorentos. Tem um clima bastante ameno e Lisboa é uma cidade extremamente simpática e ensolarada cheia de actividades e que oferece outro tipo de esportes de Inverno tais como o Surf.

O Porto também é uma paragem obrigatória, ainda que um pouco mais fria e chuvosa. Contudo, nem tudo é praia no Inverno em Portugal, também é possível ver neve! Nos arredores da Serra da Estrela, neva, e muito, nos meses mais frios do ano. Aqui, além de esquiar, você tem a chance de conhecer as pequenas cidades localizadas ao pé da montanha, como Covilhã, Guarda e Manteigas, e de provar o excelente queijo produzido na região.

Países Nórdicos no Inverno

paises nordico invierno

Os países nórdicos durante o Inverno são sem dúvida os mais mágicos de todo o mundo. O frio para os nórdicos é algo relativo, basta agasalhar-se bem para poder superá-lo sem problema. Vale ressaltar que fevereiro e março, meses ainda bem frios, são os melhores para vislumbrar a fascinante aurora boreal.

O inverno em Estocolmo,a capital da Suécia, é especialmente incrível na altura do Natal, os mercados e as iluminações deixam tudo mais mágico.

Também em visitar Rovaniemi na Finlândia uma visita à vila do Papai Noel é uma experiência incrível, sobretudo para quem viaja com crianças. Poderão andar de trenó, fazer bonecos de neve e viver o mais mágico que o Inverno do norte tem para oferecer.

A capital da Islândia, Reykjavik, é apenas o ponto de partida para explorar as incríveis belezas desta maravilhosa ilha de vulcões, montanhas, lagos e gêiseres.

Bergen na Noruega, é outro dos pontos obrigatórios do Inverno nórdico e é ainda um dos sítios ideas para poder observar as auroras boreais.

Praga, Viena e Budapeste

Nesta lista de destinos de inverno na Europa não podiam faltar Praga, Viena e Budapeste. Praga, a capital da República Checa, oferece aos seus visitantes uma beleza e romantismo imperdíveis, além de ser uma das cidades mais históricas de toda a Europa. Já Viena, na Áustria, apesar de clássica, é uma cidade extremamente jovem, que conta com muitas universidades de renome óptiams para quem quer estudar na europa.

É uma cidade cheia de música onde o chocolate quente é rei. Budapeste, na Húngria, é um deleite para os amantes da arquitectura e com um forte património cultural. Imperdível os passeios ao longo do Danúbio, que divide a cidade em duas partes. Dica importante: uma semana intensa é o tempo óptimo para poder conhece e explorar três das mais interessantes cidades da Europa.

budapest invierno

Os Alpes Suíços, Lucerna e Interlaken

A Suíça é um óptimo país para visitar no Inverno. Este país é especialmente famoso pelas suas estações de ski, pelo seu chocolate quente e pelas suas paisagens inacreditáveis.

Uma cidade encantadora que não poderá perder é Lucerna, que também é um ponto ideal durante a temporada de esqui. Outra das cidades favoritas dos viajantes que querem explorar a beleza dos Alpes é Interlaken. Uma coisa a não perder é a subida à estação de esqui mais alta do mundo, na montanha Jungfrau. Outras cidades imperdíveis na Suíça são Bellinzona e Lugano.

Conheça a Holanda e Amesterdão no Inverno

A Holanda tem muito que oferecer seja no Verão ou no Inverno, contudo o frio e a neve dão um encanto especial sobretudo à capital holandesa, Amsterdão. A cidade fica com menos turistas, a situação perfeita para a explorar e conhecer os seus encantos escondidos. Para combater o frio é fácil: numa bicicleta, como os locais fazem, ou num dos muitos acolhedores cafés.

amsterdam no invierno

Alemanha no Inverno

A Alemanha é quase sinônimo de Inverno. Fica coberta de neve remetendo o turista brasileiro. Uma das cidades mais mágicas durante o Inverno é sem dúvida Berlim, famosa pelos seus mais de 60 mercados de Natal, com uma oferta extensa de restaurantes, museus e discotecas perfeitas para combater o frio. Outras cidades com passagem obrigatória na Alemanha durante o inverno são Munique, Füssen, Rothenburg ob der Tauber e Garmisch-Partenkirchen.

O encanto da Itália no Inverno

italia ski invierno

A Itália é um país inacreditável e imperdível. A magia da Itália faz-se sentir em qualquer época do ano, contudo, a cor que lhe confere a neve, contrastando com o belo céu azul é uma vista única. Graças às duas cadeias montanhosas ao Norte, a Itália oferece inúmeras estações de esqui, sobretudo as que ficam em Dolomitas, e neve durante todo o Inverno.

A outra cadeia montanhosa da Itália se chama Apenino e apenas a 100km de Veneza você poderá encontrar vários resorts e vilas de ski. Um roteiro na Itália não fica completo sem passar por Roma, Cortina d’Ampezzo, Trento, Bolzano, Fiera di Primiero, San Martino di Castrozza e Nova Levante.

Viajar pela Europa no inverno é uma experiência fantástica. Pelo que deveria considerar que sua próxima visita aconteça durante o período de inverno europeu. Você não vai se arrepender!