
Saber o que é Carta Convite e para que serve pode fazer toda a diferença em sua próxima viagem à Europa. Afinal, antes de entrar em um país ou mais países europeus, você vai passar pela imigração para apresentar o seu passaporte. Nesse momento, pode ser necessário informar quantos dias pretende ficar em território estrangeiro e onde vai se hospedar — e se você não for se hospedar em um hotel, é bom contar com uma Carta Convite.
A Carta Convite é um documento com a função de comprovar que o turista tem um lugar para ficar ao sair do aeroporto, sendo utilizada somente por aqueles que pretendem se hospedar na casa de familiares e amigos. Para os governos ao redor do mundo, a carta serve como uma forma de controle de onde estará o visitante no período de viagem, além de ajudar no controle migratório.
Por mais que a Carta Convite tenha o peso de um documento, não é algo totalmente formal. Isso significa que não é preciso nenhum trâmite legal para apresentar a carta: basta que o anfitrião escreva o documento, constando dados pessoais e endereço, preferencialmente no idioma do país de destino. Ou seja, se você fizer uma viagem para a Itália, por exemplo, deve contar com a carta escrita em italiano. Ao chegar na imigração, é só apresentar a Carta Convite para que o agente migratório faça o devido processamento.
Qual a função da Carta Convite?
A Carta Convite tem funções específicas para o viajante e para a imigração. Do ponto de vista do turista, trata-se de um documento fundamental para comprovar o endereço de hospedagem pelos dias da viagem, tendo a mesma validade que um voucher de estada em hotel e sendo especialmente útil para quem tem familiares ou amigos no país visitado e pode aproveitar a hospitalidade dessas pessoas durante o período que vai passar no exterior.
Já por parte do governo de um país, a Carta Convite transmite segurança ao informar que o estrangeiro tem um lugar definido para ficar e, mais do que isso, que há alguém responsável por seu bem-estar no território. Dessa forma, se algo irregular acontecer, os agentes de imigração sabem onde e quem devem procurar.
Existem modelos prontos de Carta Convite disponíveis na internet, mas de forma geral, o documento precisa informar o nome do turista e o período que essa pessoa pretende ficar em território estrangeiro, além do nome e endereço de quem será seu o anfitrião no país. Alguns países não têm o português (nem o inglês) como língua padrão, por isso, atente-se ao idioma da nação na hora de preparar a sua carta.
Documentos importantes além da Carta Convite
A Carta Convite pode ser solicitada por oficiais de imigração de quem pretende aproveitar a hospitalidade de conhecidos em um país estrangeiro. Quando o turista opta por passar seus dias em um hotel ou outro tipo de acomodação paga, pode ser solicitado um voucher ou comprovante da reserva. Além disso, o viajante precisa apresentar seu passaporte e documentos específicos requisitados para entrar no país em questão.
Em uma viagem para a Europa, por exemplo, além do passaporte e da Carta Convite, os brasileiros que entram nos países que fazem parte do Espaço Schengen precisam também contar com a autorização de viagem ETIAS — que entra em vigor a partir de 2026 e deve ser obtida através de uma simples solicitação online.
Contar com todos os documentos exigidos pelo país de destino em uma viagem internacional é a melhor forma de passar pela imigração com tranquilidade. Assim, fica mais rápido e fácil sair do aeroporto para começar a aproveitar a viagem.