Como prolongar a sua estadia na Europa com o ETIAS

Como prolongar a sua estadia na Europa com o ETIAS

A Europa é um continente cheio de encanto, história, diversidade cultural… além de incontáveis coisas para ver e fazer. São muitos motivos que deixam os visitantes com vontade de prolongar a estadia para além dos 90 dias permitidos pela autorização de viagem ETIAS para brasileiros em visitas a turismo ou negócios.

O Brasil tem acordos de isenção de visto com os países europeus que fazem parte do acordo de Schengen. Com isso, brasileiros podem visitar o Espaço Schengen por até 90 dias a cada 180 dias sem ter que solicitar um visto.

Em breve, o ETIAS vai estar disponível para quem pretende viajar do Brasil à Europa sem visto.

Porém, com tantas coisas para ver e fazer na Europa, não é uma surpresa que alguns visitantes queiram estender a permanência após os 90 dias permitidos.

É importante obedecer às condições da autorização ETIAS e deixar o Espaço Schengen dentro do prazo. No entanto, se você deseja permanecer mais do que 90 dias por lá, há maneiras de fazer isso legalmente.

O que é o Espaço Schengen e como funciona a autorização ETIAS?

O Espaço Schengen surge de um acordo entre vários países europeus, que aboliram as fronteiras compartilhadas dentro dessa área, criando uma espécie de país único. Cidadãos da Europa podem circular livremente e cruzar fronteiras internas da União Europeia sem ter que apresentar o passaporte ou obter um visto de turismo ou de residência.

E a circulação também é liberada para os estrangeiros que têm direito a viajar sem visto nesses países. Afinal, também é para isso que vai haver um sistema eletrônico de autorização de viagens em toda esta região: o ETIAS.

Com seu passaporte e um ETIAS válido, você pode viajar por toda esta região depois de uma rápida checagem no primeiro país de entrada. Depois disso, você pode viajar por todo o Espaço Schengen dificilmente tendo que apresentar seu passaporte às autoridades de fronteira.

A autorização ETIAS permite que você fique nesse território por 90 dias, dentro de um período de 180 dias, contados a partir da chegada à Europa.

Outro ponto importante é que a autorização ETIAS não é um visto. Ela serve para aprovar a isenção de visto e pode ser usada para múltiplas entradas no território. Isso significa que, durante os 3 anos de validade, não é preciso renovar o ETIAS ou entrar com um pedido de visto de turismo. Só com a expiração do ETIAS ou do passaporte registrado nesse sistema, a pessoa precisa solicitar novamente a autorização de viagem europeia.

Regras para entrada e permanência na Europa

A partir de 2026, a autorização ETIAS vai estar disponível para turistas brasileiros que pretendem entrar e viajar pela Europa, com a possibilidade de circular livremente pelo Espaço Schengen e ficar por cerca de três meses na região. É importante lembrar que o limite para isso é de 90 dias (consecutivos ou não) dentro de um espaço temporal de 180 dias.

Por exemplo, depois de passar 80 dias visitando essa parte da Europa, você deve aguardar 100 dias para retornar sem visto.

Mas e os outros países do velho continente?

Bem, o Reino Unido é um caso à parte devido à sua saída da União Europeia (o Brexit), então é melhor consultar as políticas de liberação de visto para brasileiros ao programar a sua viagem. A Irlanda também tem sua própria política de vistos.

Há outras nações que adotam a política europeia de autorização de viagem com o ETIAS, seja porque colaboram com o bloco ou estão avançando no processo de adesão ao Espaço Schengen. Esse é o caso de Chipre, Mônaco, San Marino e Vaticano.

Como ficar na Europa legalmente por mais de 3 meses após entrar usando o ETIAS?

Com tudo o que a Europa tem a oferecer, é normal querer ficar mais tempo por lá!

Contudo, é importante sair do Espaço Schengen dentro do tempo permitido. Ficar além do prazo pode gerar uma proibição de reentrada.

O ETIAS é válido para diversas viagens à Europa. Você pode regressar ao Brasil e visitar a Europa novamente com a mesma permissão ao final do período de 180 dias. Além disso, você pode tirar um novo ETIAS assim que o prazo da autorização ou do passaporte expirar.

Visitas a países europeus fora do Schengen

Se você deseja permanecer na Europa por mais de 90 dias, uma opção seria intercalar sua viagem entre países do Schengen e outros que não fazem parte desse acordo e não seguem as mesmas regras dos países do ETIAS.

Dessa maneira, você poderia ficar legalmente na Europa sem ter que pedir um visto. Você deve conferir as políticas de vistos e os requisitos de entrada nos países de fora do Schengen que planeja visitar.

É importante lembrar que isso não permite trabalhar em nenhum dos países e que essas regras podem mudar com a possibilidade de novas adesões ao ETIAS.

Como ficar mais de 3 meses nos países ETIAS?

Como mencionado antes, a autorização de viagem isenta de visto é válida para turistas ficarem no máximo 90 dias nos países do ETIAS. Mas também existem opções de prolongar este período, caso seja necessário.

Por exemplo, Portugal permite que os turistas brasileiros solicitem uma prorrogação do prazo para permanência em território lusitano por mais 90 dias. Contudo, isso não vai valer para viajar a outros países da Europa e se encerra no momento da saída de Portugal (mesmo que seja antes do prazo).

Como cada país tem suas regras quanto à prorrogação da estadia, o ideal é procurar as autoridades locais com bastante antecedência para consultar quais as condições para uma possível extensão do período de permanência.

Vistos de longa permanência e outras permissões

Você também pode ficar legalmente na Europa com um visto de longa permanência ou um visto de estudante, entre outras opções de vistos consulares, mas isso requer planejamento e documentação adequada — na maioria das vezes sendo necessário iniciar o processo com bastante antecedência e ainda no Brasil.

Mas isso não impede que você faça viagens com o ETIAS para “reconhecimento” dos lugares onde pretende ficar antes de iniciar o processo para obter um visto. Com a permissão para passar até 90 dias, dá tempo até de fazer um curso rápido em países como França, Itália, Espanha ou Suécia.

Tenha em mente que você não deve ficar além do tempo estipulado pela autorização de viagem sem tomar qualquer medida para permanecer legalmente na Europa. Com a fiscalização eletrônica, uma quebra de regras aumenta ainda mais o risco de impedimento de entrar na União Europeia por períodos que podem ser 1, 5 ou até 10 anos, além de estar sujeito a outras sanções dependendo do país e do tempo em que você excedeu o prazo da estadia autorizada.

« Artigo anterior Próximo artigo » >>