Melhores maneiras de percorrer a Europa

Melhores maneiras de percorrer a Europa

Uma das grandes vantagens de percorrer a Europa é a facilidade de transporte e locomoção entre diferentes países. Em comparação com o Brasil, a maioria dos países europeus tem proporções menores, com territórios que equivalem ao tamanho de estados brasileiros. Isso torna fácil combinar vários destinos internacionais em um mesmo roteiro de viagem.

Além disso, os cidadãos brasileiros precisam somente do passaporte válido para receber a autorização de viagem ETIAS para viajar pela Europa sem visto até 90 dias. A partir de 2026, o ETIAS passa a ser obrigatório para todos os estrangeiros com direito à isenção de visto europeu. Isso vai ser necessário para a entrada no Velho Continente e o livre acesso aos países do Espaço Schengen e a mais algumas nações que vão adotar essa mesma medida — como é o caso do Chipre.

Quando você viajar pela Europa, não deixe de considerar os diferentes métodos de transportes do continente. Você pode viajar na Europa de avião, trem, ônibus ou carro: tudo depende da sua preferência e do roteiro que tem em mente.

Viagem de trem pela Europa

A Europa possui uma boa e moderna malha ferroviária. Isso significa que fazer uma viagem de trem pela Europa é uma das melhores formas de conhecer os países europeus com tranquilidade. Esse meio de transporte é especialmente indicado em viagens mais longas. Mesmo que percorrer a mesma distância de avião possa levar menos tempo, lembre-se que é preciso chegar com antecedência e realizar outros trâmites, além de ter que lidar com limitações de bagagem. Ou seja, no final, o trem consegue ser mais prático e rápido do que um voo.

Outra vantagem de uma viagem de trem pela Europa é a localização. Enquanto os aeroportos ficam em locais distantes, as estações ferroviárias costumam ficar bem no centro das cidades. Assim, é fácil chegar rapidamente a sua hospedagem ou mesmo deixar a bagagem em um guarda volumes da estação e sair para conhecer uma cidade antes de seguir viagem para um destino mais distante.

As rotas mais famosas de viagem de trem pela Europa são Roma a Florença, Amsterdã a Paris, Viena a Budapeste, Paris a Nice e Madri a Barcelona. Além de elaborar um roteiro inteligente, aproveitando para conhecer dois ou mais países do ETIAS com uma mesma autorização de viagem, você pode ter um ótimo desconto ao comprar passes de trem ainda no Brasil. Assim, uma viagem de trem pela Europa pode ser a melhor forma para aproveitar ao máximo sua estadia.

Viajar pela Europa de avião

É muito provável que a sua chegada ao velho continente seja de avião. Mas, após o desembarque, fica a seu critério escolher o método de transporte para viajar pela Europa. Contar com o avião é interessante em viagens longas, com mais de 5 horas de duração.

Viajar pela Europa de avião tem ainda uma vantagem extra: a possibilidade de um voo de baixo custo. As companhias aéreas conhecidas como low cost oferecem passagens mais baratas, com adicionais cobrados à parte. Assim, quem viaja sem despachar bagagem e dispensa o serviço de bordo pode gastar bem menos com esse tipo de transporte.

Além disso, não é difícil encontrar passagens promocionais para destinos famosos, o que favorece a escolha de viajar pela Europa de avião.

Viajar pela Europa de ônibus

Ao programar um roteiro incluindo vários destinos europeus, vale lembrar que é possível viajar pela Europa de ônibus e cruzar fronteiras entre países com tranquilidade apenas contando com o seu passaporte e, a partir de 2026, a autorização eletrônica de viagem ETIAS.

Tire seu ETIAS online

Nesse tipo de viagem, além de conseguir levar suas bagagens sem limite de peso, as passagens podem ser compradas “de última hora”, sem tanta variação de preço. Fazer os trajetos de ônibus também significa ter um certo conforto, já que a maioria das poltronas são espaçosas, e os veículos costumam oferecer wi-fi e tomada.

Por conta disso, muitos turistas optam por viajar pela Europa de ônibus durante a noite, para ter um gasto a menos com hospedagem e otimizar o seu tempo. Em destinos relativamente próximos, essa pode ser uma ótima opção.

Viajar pela Europa de carro

Outra possibilidade que os brasileiros têm é de viajar pela Europa de carro. Nesse caso, você pode alugar um veículo já na saída do aeroporto. É importante contar com a carteira de habilitação internacional, um documento que você faz ainda no Brasil.

Viajar de carro pela Europa é uma ótima opção para cobrir trajetos entre países próximos ou para conhecer mais cidades de uma mesma nação. Por exemplo, um roteiro entre Paris e Nice ou por toda a região da Toscana, na Itália. Se sua viagem incluir amigos ou família, o carro pode se tornar também um meio de transporte de baixo custo.

Uma vantagem de viajar na Europa de carro é a possibilidade de parar onde e quando quiser, seja para conhecer um vilarejo charmoso, tomar um café ou se alongar depois de algumas horas sentado. Isso sem contar as belas paisagens pelo caminho. Mas atenção: siga as regras de trânsito do país em questão para não receber uma multa em sua casa, no Brasil.

Dicas para viajar pela Europa

Mais do que decidir se você vai viajar na Europa de carro, ônibus, avião ou trem, é importante estar com a documentação em dia para a viagem. Para entrar no continente europeu é obrigatório apresentar o passaporte brasileiro válido (a menos que você tenha um segundo passaporte com cidadania europeia).

A partir de 2026, também vai ser exigida a apresentação de uma autorização ETIAS para a entrada em países do Espaço Schengen. Com isso, você pode entrar e se locomover por vários países europeus por até 90 dias, renováveis após 180 dias fora da Europa.

Depois de passar pelo controle de passaportes estrangeiros no desembarque, você pode ter que apresentar um ETIAS válido nos países que adotam esse sistema. Por exemplo, se você desembarcar na França e viajar até a Alemanha de ônibus, pode ser que nem precise mostrar o passaporte na fronteira entre esses dois países.

De qualquer forma, escolha o método de transporte mais adequado para você, sempre pensando na otimização de tempo e roteiro, para fazer uma viagem incrível pela Europa!

« Artigo anterior Próximo artigo » >>