Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Morar na Europa

Mapa da Europa
morar na europa

A possibilidade de recomeçar em um país com segurança e qualidade de vida: é isso que faz centenas de brasileiros pesquisarem sobre como morar na Europa. Felizmente, é possível fazer essa mudança de forma legal e atravessar o oceano em busca de novas oportunidades.

Para fixar residência no Velho Continente é necessário apresentar o passaporte e visto para Europa, com aprovação do formulário ETIAS, um sistema de permissão de viagens com processo totalmente online. Além disso, cada país pode exigir documentos específicos para permitir a entrada e permanência em seu território.

Como ir morar em Portugal ou em outros países da Europa é o sonho de muita gente, é importante lembrar que tudo deve ser feito seguindo a legislação vigente, já que não é aconselhável permanecer de forma ilegal em um país europeu.

Por que viver na Europa?

Com uma boa estrutura na maioria dos países do continente e uma dinâmica de comunidade, escolher a Europa para morar não é uma decisão difícil de compreender. Cada vez mais brasileiros buscam uma forma de garantir um visto Europa para fixar residência e ter mais qualidade de vida.

Segurança, saúde e educação, serviços básicos oferecidos pelo Governo, tem um nível acima da média na União Europeia. Estes três pilares são motivos sempre citados por quem opta por fazer uma mudança para o Velho Continente. As oportunidades de trabalho e a grande aceitação de estrangeiros também estão entre as razões de por que viver na Europa.

Além disso, a distribuição geográfica da Europa está entre as grandes vantagens de morar em um de seus países. Isso porque, ao escolher um país para viver, como morar em Portugal por exemplo, o cidadão tem a possibilidade de conhecer outras nações facilmente. Com um visto para Europa, seja de trabalho ou dupla cidadania, é possível escolher qualquer país da União Europeia para morar ou visitar.

O que você precisa fazer para viver na Europa?

Para conseguir um visto para Europa e morar legalmente em um dos países é possível se enquadrar em duas situações. São elas:

  • Cidadania de um país europeu
  • Visto de Trabalho

Na primeira possibilidade, a cidadania de um país da Europa é dada para aqueles que descendem de pessoas das nações europeias. Entretanto, cada país conta com suas próprias regras e um processo de reconhecimento da cidadania específico. Essas informações costumam estar disponíveis em seus respectivos Consulados.

O segundo caso permite que pessoas que não tenham dupla cidadania descubram como ir morar em Portugal ou em outros países da União Europeia. Trata-se do Visto de Trabalho, uma modalidade que autoriza a atividade remunerada de pessoas estrangeiras, e consequentemente, sua residência na nação em questão.

que fazer para viver na Europa

Geralmente, o processo é feito ainda no Brasil, com a pesquisa de vagas e seleção. Quando a pessoa é escolhida pela empresa europeia, a mesma dá as diretrizes para obter o visto no seu Consulado. Este é o método mais seguro para trabalhar com visto para Europa, embora muitas pessoas optem por procurar uma vaga presencialmente, utilizando o período de 90 dias do Visto de Turismo.

O Visto de Turismo é dado no momento da entrada do viajante em um país europeu, com 90 dias de estadia e a possibilidade de prorrogação. A partir de 2021, é necessário apresentar também o ETIAS Europa, uma autorização de viagem que verifica a ficha de cada viajante em um banco de dados online. Essa é uma medida que a Europa tomou para ter maior controle migratório e para agilizar os processos nas fronteiras.

Viver em Portugal

A busca de um visto para Europa acontece tanto pelas pessoas que desejam viver em países como a Espanha e Itália, quanto por aquelas que querem saber como morar legalmente em Portugal. A verdade é que pela proximidade do idioma e o clima parecido com o do Brasil, Portugal tem sido um dos destinos preferidos de quem quer mudar de vida.

Como ir morar em Portugal é o plano de várias pessoas, é importante saber que existem algumas possibilidades de visto Europa para solicitar a residência no país. Preencher o formulário ETIAS é necessário em todos os casos. São eles:

  • Dupla Cidadania Portuguesa
  • Visto de Trabalho
  • Visto de Empreendedor e Golden Visa
  • Visto de Rendas Próprias (aposentados, por exemplo)

Portugal é um país interessante pois não é difícil encontrar informações sobre como morar legalmente em Portugal, já que o processo é o mais simples e aberto aos brasileiros. Isso porque a nação europeia é considerada a pátria mãe do Brasil, e portanto, oferece alguns benefícios para a nossa população.

Outro aspecto que desperta a atenção e faz com que as pessoas queiram saber como ir morar em Portugal é o idioma, afinal, compartilhamos o português, o que faz com que a comunicação seja facilitada. Para quem não tem conhecimento de línguas como Espanhol e Inglês, Portugal é o melhor país para estabelecer residência.

morar portugal

ETIAS: para estadias curtas na Europa

Antes de fazer um esforço grande como morar legalmente em Portugal, é possível fazer uma viagem para o país ou para outras nações do Continente com o visto Europa para turismo. Esta é a autorização dada para aqueles que querem apenas conhecer as belezas da região, sem necessariamente se interessar sobre como morar na Europa.

Seja para fazer uma pesquisa para posteriormente morar em Portugal ou apenas para passar suas férias, o ETIAS Europa se faz necessário. O visto Europa dado na entrada do aeroporto, de qualquer país da União Europeia será o Visto de Turismo, com validade de 90 dias. Isso dá um prazo considerável para conhecer as principais nações.

Para conseguir o ETIAS Europa, o solicitante deve preencher o formulário ETIAS e submeter para análise após o pagamento de uma taxa em Euros. É importante fazer a solicitação com uma certa antecedência da data da viagem, já que o prazo de aprovação pode levar até 72 horas.

Quando aprovado, é só apresentar o ETIAS Europa na imigração do país de entrada. Essa etapa passa a ser obrigatória a partir de 2021. Para aqueles que tenham o ETIAS negado, é possível tentar outros tipos de visto.

Uma das vantagens do formulário ETIAS é que, com ele, o viajante tem livre acesso aos países da União Europeia e do Espaço Schengen, um tratado que inclui 26 países com a intenção de livre comércio e transporte. Com o ETIAS deixa de ser necessário a apresentação do passaporte em postos de imigração nas fronteiras, exceto quando solicitado pelo agente.

Tanto morar na Europa como morar em Portugal é uma possibilidade real para os brasileiros. Seja com a cidadania de uma nação europeia ou com o Visto de Trabalho, é fundamental seguir as exigências da lei para que todo o processo de mudança seja livre de complicações. Depois, é só aproveitar as vantagens que só tem quem mora na Europa!