Bandeira:

Capital: Nenhuma (de jure) - Berna (de facto)

Língua:Alemão, Francês, Italiano, Romanche

Área: 41.285 km²

População: 8401120

Fuso horário: UTC/GTM -1

Moeda: Franco Suíço (CHF)

Código telefone: +41

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Plugue tipo J. Esse plugue também é compatível com o plugue tipo C (europlug)

Se você não conhece a autorização ETIAS, é importante saber que esse é um sistema eletrônico desenvolvido pela União Europeia para ter maior controle migratório. Dessa forma, para entrar em qualquer país europeu será necessário contar com o ETIAS para brasileiros. A boa notícia é que todo a solicitação do visto ETIAS é bem simples!

O primeiro passo é preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais. Depois, é necessário pagar uma pequena taxa em Euros para que a solicitação siga adiante. A partir de 2021, o ETIAS para brasileiros será obrigatório, mas nada impede que você já realize o processo de forma facultativa antes.

Como viajar legalmente para a Suíça com a autorização ETIAS

O ETIAS para brasileiros é fundamental para quem está indo passear e conhecer as belezas da Suíça. Um bom motivo para fazer o ETIAS para viajar para a Suíça é que esse “visto” vai ajudar os brasileiros no quesito tempo. Afinal, não é necessário ir em uma embaixada ou consulado para buscar a autorização, tudo é feito de forma virtual, do conforto da sua casa. Do “outro lado da moeda”, para a Europa, o ETIAS vai permitir e ajudar a controlar a imigração irregular, aumentando a segurança da União Europeia.

Outra vantagem de quem conta com a autorização ETIAS é a facilidade de mobilidade entre os países que fazem parte do Espaço Schengen. De forma resumida, o Espaço Schengen é a união de 26 países da Europa que estabeleceram livre comércio e circulação em suas fronteiras para os cidadãos de cada nação. Entre os países do Espaço Schengen temos Alemanha, Espanha, França, Vaticano, e claro, a Suíça.

Para os brasileiros, graças ao ETIAS nem sempre será necessário apresentar o passaporte, somente quando solicitado pelo oficial das fronteiras. Além disso, a União Europeia prevê que haverá maior agilidade no processo migratório, já que algumas etapas serão automatizadas.

Então, o que o turista brasileiro precisa saber: ETIAS para viajar para a Suíça é fundamental caso você esteja indo conhecer as belíssimas paisagens do país, ou em uma conferência internacional, ou ainda para fazer uma viagem por todo o continente europeu.

Quando você começar a planejar seu roteiro de viagem para Suíça ou outros países europeus, lembre-se de fazer todos os passos de solicitação do ETIAS. Assim, não tem nenhum risco de ser barrado nas fronteiras e o foco vai ser totalmente dedicado a aproveitar o que essa nação tem de melhor!

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar a Suíça

Um dos principais aspectos do ETIAS é a facilidade na solicitação. Todo o processo do pedido da permissão de viagens ETIAS é feito pela internet. É só preencher um formulário eletrônico, pagar uma taxa e aguardar o certificado chegar pelo e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Documentos que vão precisar ter para viajar para a Suíça

Para viajar para a Suíça os brasileiros precisam:

  • Passaporte biométricos com validade superior a seis meses após a data planejada para saída da Suíça ou do Espaço Schengen, tendo sido emitido nos últimos 10 anos
  • Passagem de ida-e-volta dentro de 90 dias
  • Comprovante de recursos financeiros. Não há indicação oficial de montante mínimo
  • Reserva de hotel ou carta-convite (em um dos idiomas oficiais da Suíça) da pessoa residente na Suíça, quando se tratar de uma visita à alguém
  • Seguro médico internacional
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Consulado Geral do Brasil em Zurique

Endereço: Stampfenbachstrasse 138, 8006, Zurique
Telefone: 00 41 44 206 9020/30
E-mail: geral.cgzurique@itamaraty.gov.br