Bandeira:

Capital: Nenhuma (de jure) - Berna (de facto)

Língua:Alemão, Francês, Italiano, Romanche

Área: 41.285 km²

População: 8401120

Fuso horário: UTC/GTM -1

Moeda: Franco Suíço (CHF)

Código telefone: +41

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Plugue tipo J. Esse plugue também é compatível com o plugue tipo C (europlug)

Como viver legalmente na Suíça com o visto ETIAS

Embora a Suíça não seja o primeiro destino da lista quando brasileiros saem do Brasil para o exterior, é um dos países que oferece melhores condições e qualidade vida do mundo. Os níveis de desemprego são baixos.

Se você quer ficar a morar na Suíça uma vez terminados os 90 dias do visto ETIAS, você terá que pedir o visto pertinente. Terá que se dirigir até ao consulado ou embaixada com o seu passaporte, cópia da página de identificação, o formulário de pedido de visto preenchido, e todos os outros documentos necessários para cada tipo de visto. Como imigrante, é necessário que você vá ao Contrôle des Habitants/ Fremdenpolizei da sua cidade para mostrar todos os seus documentos e avisar da sua chegada ao país.

Se você pretende estudar na Suíça, deveria começar por procurar faculdade que tenham seu curso. Se você quer fazer um intercâmbio, pode consultar com sua faculdade se existe algum acordo com alguma escola/universidade suíça. Como estudante, você pode trabalhar oficialmente depois do sexto mês como morador do país, as universidades costumam ter uma página destinada a oferta de empregos, serviços e até moradia.

Caso pretenda mudar-se para a Suíça para trabalhar, necessitará então de uma Autorização de Permanência. Para obtê-la, terá que apresentar uma proposta de contrato de trabalho ou um certificado de trabalho que seja válido por um período indeterminado ou, no mínimo, por doze meses. Uma vez emitida a autorização será válida por cinco anos e pode ser prolongada por mais cinco. Passados cinco anos após ter solicitado a Autorização de Permanência, pode também pedir a Autorização de Residência.