Bandeira:

Capital: Monaco-Ville

Língua:Francês

Área: 2.02 km²

População: 38400

Fuso horário: UTC/GTM

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +377

Tipo de tomada (plugue): 230 V, 50Hz. Tomada tipo C, D, E e F.

Para visitar Mônaco, não existem muitas exigências. Para quem vai de avião, o desembarque é feito por Nice, que fica 20 km distante do principado. É ali que o visitante faz seu visto de turista, com duração de 90 dias (renováveis por mais 90 após passar 180 dias fora do território de Mônaco). Além disso, o ETIAS para brasileiros também é uma exigência para quem quer visitar o país.

Se você não conhece o ETIAS, saiba que essa é uma autorização de entrada nos países da Europa que passará a ser obrigatória a partir de 2021. O ETIAS foi desenvolvido pela União Europeia para ter mais controle de quem entra e sai do continente. A grande vantagem é que não é necessário ir até algum Consulado para pegar essa autorização: basta aplicar para o visto ETIAS por meio do site, preenchendo um formulário eletrônico e pagando uma taxa em Euros.

Como fazer turismo em Mônaco com autorização ETIAS

Por mais que Mônaco tenha sua própria estrutura administrativa, as regras para imigração no principado são as mesmas aplicadas em toda a França. Dessa forma, você pode visitar Mônaco com autorização ETIAS e o seu passaporte. O ETIAS passa a ser obrigatório em 2021, prazo que foi estabelecido para que a população de todo o mundo tenha conhecimento sobre a autorização.

Como a tendência é que quanto mais próximo da data limite para o fim do ETIAS opcional, maior seja a procura das pessoas, uma boa dica é solicitar o ETIAS para brasileiros antes mesmo da obrigatoriedade, já que seu prazo de utilização é de três anos e, fazendo desde já, você evita preocupações no futuro.

A proposta da União Europeia ao criar a autorização de viagem ETIAS é dar mais agilidade para as fronteiras de seus países, nos processos migratórios. A ideia é que algumas etapas passem a ser automatizadas, o que vai deixar tudo mais rápido e prático, tanto para os turistas quanto para os agentes fiscais.

Além disso, o ETIAS também vai funcionar como um agente facilitador para a entrada e saída dos países do Espaço Schengen. O Espaço Schengen é um tratado assinado por 26 países da Europa com o objetivo de livre comércio e circulação entre os estados membros. Isso significa que vai ficar mais fácil se locomover pelas nações europeias, e o ETIAS vai ser importante para essa mobilidade.

Mas o que é necessário para fazer o ETIAS para brasileiros viajar à Mônaco? Basicamente, em um formulário eletrônico, será solicitado informações pessoais, como número de documentos, nível acadêmico, profissão, entre outros dados. Como esta é uma permissão nova, os turistas podem ter dúvidas sobre o ETIAS, e sites especializados são ótimas ferramentas para esclarecer as questões.

O que é importante ficar na memória é que o ETIAS deve ser feito antes de viajar para Mônaco ou para outros países da Europa. Não deixe de fazer a sua autorização ETIAS, além de conferir quais são os documentos necessários para entrada no principado. Assim, nada poderá ser um obstáculo para aproveitar todas as belezas de Mônaco, um dos locais mais bonitos do mundo.

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar para Mônaco

O processo de aplicação do ETIAS é simples: preencher um formulário online, pagar uma taxa em Euros pelo cartão de crédito ou débito e aguardar as resposta por e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Documentos que você precisa ter para viajar para Mônaco

Veja quais documentos você precisará apresentar na entrada de Mônaco:

  • Passaporte válido por no mínimo 6 meses
  • Passagem para todo o percurso da viagem, com data previamente marcada de retorno ao Brasil (o bilhete não pode estar “em aberto”)
  • Comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convite assinada pelo anfitrião
  • Posse de recursos financeiros compatíveis com a estada. Viajantes com carta-convite no valor de 35 euros diários, e viajantes com hospedagem em hotel no valor de 70 euros diários
  • Comprovante de vínculo empregatício no Brasil
  • Seguro médico internacional
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil Mônaco

Não há uma embaixada específica do Brasil em Mônaco. Em caso de necessidade, o recomendado é buscar apoio na Embaixada do Brasil em Paris, na França.
Endereço: 34, COURS ALBERT 1ER 75008, Paris
Telefone: (00331) 4561-6300
E-mail: ambassadeur@bresil.org