Bandeira:

Capital: Luxemburgo

Língua: Luxemburguês, Francês e Alemão

Área: 2.586 km²

População: 602004

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +352

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Como viver legalmente no Luxemburgo com o visto ETIAS

A sua prosperidade apesar do seu tamanho não é a única mais-valia deste país. Outra das curiosidades do Luxemburgo é o facto de ser um país trilíngue. As três línguas oficiais são o alemão, o luxemburguês e o francês. Cada um dos três idiomas é usado como o idioma principal em determinados domínios. O luxemburguês é a língua que os luxemburgueses geralmente falam uns com os outros, mas não é muitas vezes escrito. A maioria dos documentos oficiais das empresas é escrito em francês. O alemão é normalmente a primeira língua ensinada na escola e é a língua de grande parte da mídia e da Igreja Católica. De facto, cerca de 85% de todos os artigos publicados em Luxemburgo estão no idioma alemão, 12% estão em francês e apenas 3% em luxemburguês.  Além destas línguas também é muito comum ouvir falar o inglês e o português. O português é a segunda língua estrangeira mais falada no Luxemburgo, já que os imigrantes portugueses representam um 17% total da população do Luxemburgo, fazendo deles a maior comunidade estrangeira no país. A mais requisitada é o francês, seguida do alemão e, por fim, do Luxemburguês.

O nível de vida, a educação, e a segurança, são alguns dos fatores que atraem os brasileiros a viver no Luxemburgo.

O visto ETIAS permite permanecer de forma legal durante 90 dias no Espaço Schengen. Apesar de não ser possível residir ou trabalhar com este visto, o visto ETIAS permite aos seus portadores fazerem um curso intensivo de línguas e, de começar a tratar dos papéis no país onde queiram fixar residência. Após os 90 dias permitidos para ficar legalmente como turista do visto ETIAS, você deve solicitar a autorização de residência, autoristation de séjour. Após a obtenção do visto, a entrada no Luxemburgo deve ser feita durante um período máximo de 90 dias. Uma vez chegado ao Luxemburgo, a entrada deverá ser registrada na Comuna, déclaration d’arrivée. A autorização de residência deve ser solicitada uma vez tenham transcorrido os 90 dias do visto ETIAS e no caso de você querer ficar a viver no Luxemburgo. A autorisation de séhour é geralmente concedida a trabalhadores, estudantes, profissionais, estagiários, pesquisadores e membros da família de cidadãos do Luxemburgo.