Bandeira:

Capital: Luxemburgo

Língua: Luxemburguês, Francês e Alemão

Área: 2.586 km²

População: 602004

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +352

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Como visitar Luxemburgo com a permissão ETIAS

Todos os brasileiros que queiram viajar para Luxemburgo tem que ter em mãos, além de um passaporte válido, uma autorização de viagem chamada ETIAS. A permissão ETIAS autoriza o seu titular a viajar por Luxemburgo e demais países da Europa por um prazo máximo de 90 dias.

O período de três meses é ideal tanto para uma viagem à turismo, para conhecer as belezas de Luxemburgo e de países próximos, quanto para um curso de idiomas. Afinal, trata-se de um país trilíngue (as três línguas oficiais são o alemão, o luxemburguês e o francês). Ou seja, se você está pensando em refinar a pronúncia desses idiomas, um curso rápido pode ser uma boa opção para se fazer em Luxemburgo.

De qualquer forma, seja para apenas conhecer o país ou para fazer um curso de poucos meses, é fundamental ter a permissão de viagens ETIAS. Um dos maiores benefícios dessa autorização é o fato de ser totalmente online, desde a solicitação até a resposta para o requerente, que recebe tudo por e-mail.
Com o ETIAS, a União Europeia consegue ter maior controle de quem entra e sai de suas fronteiras, conseguindo avaliar possíveis riscos ao aceitar um cidadão, especialmente no Espaço Schengen.

Por ser um sistema automatizado, ao solicitar um ETIAS, o requerente terá suas informações consultadas em uma extensa base de dados de segurança, e a partir disso, receberá a aprovação ou negativa do pedido.

A expectativa é que dentro do Espaço Schengen haja maior agilidade nas fronteiras e nos controles migratórios. Schengen é o nome dado à combinação de 26 países da Europa, que tem como objetivo o livre comércio e circulação entre as nações. Com o ETIAS e o passaporte, os brasileiros podem conhecer várias desses países no período máximo de 90 dias. É possível também morar legalmente em Luxemburgo, mas neste caso, aconselha-se obter maiores informações nos órgãos oficiais do Governo.

Um dos maiores exemplos sobre o benefício do ETIAS no quesito mobilidade é a facilidade que o processo terá em uma viagem entre Alemanha, Luxemburgo e França, países fronteiriços que geralmente entram nos roteiros dos turistas. Com filas menores na imigração, vai ser possível aproveitar muito mais a viagem!

Documentos pessoais para aplicar para um ETIAS e viajar para Luxemburgo

O ETIAS é uma autorização de viagens feita totalmente online. Para conseguir a permissão, é necessário preencher o formulário virtual, pagar uma taxa em Euros e aguardar a aprovação (ou o aviso de recusa) por e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Para viajar para Luxemburgo, é necessário que os brasileiros

Estes são os documentos exigidos para os brasileiros que viajam à Luxemburgo:

  • Passaporte válido por no mínimo três meses após a data de partida do Espaço Schengen
  • Passagem para saída do Espaço Schengen em até 90 dias da data de entrada
  • Comprovantes do motivo da viagem e de recursos financeiros para a estadia
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil Luxemburgo

Não há uma embaixada específica do Brasil em Luxemburgo. Em caso de necessidade, o recomendado é buscar apoio na Embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica.
Endereço: Rue du Trône, 108, Térreo – 1050, Bruxelas
Telefone: (0032) 2626-2891
E-mail: consulado.bruxelas@itamaraty.gov.br