Bandeira:

Capital: Vilnius

Língua:Lituano

Área: 65200 km²

População: 2821674

Fuso horário: UTC/GTM 2

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +370

Tipo de tomada (plugue): 230 V, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug).

Sua arquitetura nos dá uma boa noção dessa evolução histórica: uma mistura de construções de reis e rainhas, com um pouco do design soviético reto, e as formas que remetem à Polônia. Ou seja, o lugar certo para fazer um mergulho na cultura de um povo e fugir dos roteiros convencionais.

Para os brasileiros, não é necessário tirar um visto específico para visitar o país. Mas é importante ter o ETIAS para viajar para a Lituânia. O ETIAS é um sistema eletrônico de autorização de viagens que está sendo implantado por toda a União Europeia. A ideia é ter mais controle migratório, prevenindo que pessoas fiquem nos países ilegalmente enquanto se agiliza os processos nas fronteiras.

Por ser um sistema eletrônico, tudo pode ser feito de forma digital, incluindo a solicitação da autorização e o pagamento da taxa de emissão. O ETIAS para brasileiros passa a ser obrigatório em 2021, mas é interessante já estar preparado, uma vez que cada solicitação vale por três anos.

Como visitar a Lituânia com a autorização ETIAS

Com tantas paisagens bonitas, construções históricas e um clima que varia entre dias de calor leve e dias de neve, não é difícil querer conhecer mais da Lituânia com a autorização ETIAS. Outro atrativo para quem está pensando em incluir o país em um roteiro pela Europa é a facilidade de visitação de outras nações que também fazem parte do Espaço Schengen.

O Espaço Schengen é uma área formada por 26 países da União Europeia, e permite a livre circulação de pessoas, bens e serviços. Dessa forma, quem tem ETIAS para viajar para a Lituânia e carrega seu passaporte, pode visitar tranquilamente as outras nações sem a necessidade de solicitação de visto. Mais uma prova da importância do ETIAS para brasileiros.

O visto de turismo para a Lituânia com o ETIAS tem o tempo de 3 meses, e uma vez que esse tempo chega ao fim, é obrigatório sair do território e ficar fora por 180 dias, para conseguir retornar por mais 90. Porém, três meses é suficiente para conhecer as belezas do país e ainda visitar outras nações.

Um exemplo de roteiro é conhecer o Castelo da Ilha Trakai, a Colina das Cruzes e a Porta da Madrugada na Lituânia, e combinar com alguns dias na Polônia, passando por República Tcheca e Alemanha. Diferente do Brasil, que tem proporções continentais, todos esses países são relativamente próximos, sendo ideias para uma viagem de trem ou de carro.

Para quem se interessar, é possível morar legalmente na Lituânia, mas aconselha-se seguir os procedimentos indicados no site do Consulado da Lituânia no Brasil para fazer o processo de forma legal. Ficar irregularmente em um dos países da Europa pode gerar consequências por vários anos na vida do turista.

Pensando em viajar para a Lituânia em uma estadia curta de turismo? Certamente, o país vai reservar boas surpresas e muitas paisagens incríveis para guardar na lembrança. Não deixe de levar seu passaporte e sua autorização de viagem ETIAS para estar dentro do que manda as regras da União Europeia e focar somente na diversão!

Documentos pessoais para aplicar para um ETIAS para viajar a Lituânia

Uma das maiores vantagens da autorização de viagens ETIAS é que não é necessário ir até um consulado para fazer o pedido: todo o processo é realizado de forma online. Após preencher o formulário e pagar a taxa, é só aguardar pela resposta no e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Para viajar para a Lituânia, é necessário que os brasileiros

Veja quais documentos você precisará apresentar na entrada da Lituânia:

  • Passaporte válido por pelo menos 6 meses e com no mínimo 3 páginas em branco
  • Comprovante de reserva de hospedagem ou Carta convite da pessoa de referência que mora na área Schengen
  • Comprovante de meios financeiros suficientes para permanência na área Schengen
  • Passagem de ida e volta
  • Carta ou declaração do empregador ou outro documento que comprove a volta ao país de origem/residência
  • Seguro de saúde com cobertura mínima de EUR 30.000,00
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil Lituânia

Não há uma embaixada específica do Brasil na Lituânia. Em caso de necessidade, o recomendado é buscar apoio na Embaixada do Brasil em Copenhagen, na Dinamarca.
Endereço: Jens Kofods Gade 1, ST. TH., 1268 – Copenhagen
Telefone: (0045) 3920-6478
E-mail: brasemb.copenhague@itamaraty.gov.br/ consular.copenhague@itamaraty.gov.br