Bandeira:

Capital: Vaduz

Língua:Alemão

Área: 160 km²

População: 38111

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: Franco Suíço (CHF)

Código telefone: +423

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada Tipo C (europlug) e tipo J.

Para viajar para Liechtenstein os brasileiros não precisam de muitas coisas. Basta ter um passaporte válido, levar os documentos solicitados pela Embaixada do país na mala e tirar a autorização de viagem ETIAS. Como tudo é feito de forma online, todo o processo é bem simples e prático. Com o ETIAS você pode focar no que interessa: montar um roteiro de viagem inesquecível!

Como visitar Liechtenstein com a autorização ETIAS

A tranquilidade da vida nas montanhas, a qualidade e estrutura para os serviços, e a possibilidade de conhecer outros países da Europa facilmente podem ser fatores motivacionais na hora de escolher Liechtenstein para visitar. O ETIAS para brasileiros é importante tanto para quem está indo passear por Liechtenstein, quanto para aqueles que vão passar um período maior no país. No segundo caso, recomenda-se consultar consulados e órgãos do governo para conhecer as regras.

Você pode visitar Liechtenstein pelo período do visto de turista, ou seja, 90 dias. Esses 90 dias são renováveis, desde que se passe 180 dias fora do território. Não é necessário fazer nenhum processo específico para conseguir o visto de turista aqui no Brasil. Basta comprar sua passagem e fazer os trâmites na chegada ao país, pela imigração do aeroporto – ou pelo controle de fronteira caso você vá de carro ou de trem.

Entretanto, existe uma autorização de viagem chamada ETIAS. O ETIAS para viajar para Liechtenstein passa a ser obrigatório dentro de alguns meses, por isso, é bom que você já esteja preparado. Trata-se de um visto eletrônico, necessário para entrar em qualquer país da União Europeia ou do Espaço Schengen. Esse sistema foi criado para dar maior controle migratório aos países europeus.

Existem alguns requisitos para o ETIAS, mas todo o processo é simples. Por ser feito de forma online, você só precisa preencher uma ficha de aplicação, tirar cópias de documentos pessoais e pagar uma taxa por meio de cartão de crédito ou débito para concluir a solicitação. Por e-mail, o requerente recebe a resposta da autorização ETIAS.

A boa notícia é que o ETIAS tem o prazo de três anos. Assim, você não vai precisar solicitar um novo ETIAS para brasileiros cada vez que visitar a Europa. Ou seja, é possível fazer várias viagens ao Velho Continente antes de perder a validade e solicitar uma nova autorização ETIAS.

Além disso, o visto também funciona como um “cartão de apresentação” para os países do Espaço Schengen, que é a união de 26 nações que permitem livre comércio e circulação em suas fronteiras – Liechtenstein é um deles. Tendo seu visto ETIAS, é possível conhecer outros países facilmente, seja em uma viagem de carro pelas paisagens belíssimas da Europa, ou de avião em trajetos mais longos. Cabe ao oficial solicitar a apresentação do passaporte, o que diminui consideravelmente as filas nas imigrações.

Passaporte e ETIAS em mãos? Hora de se preparar para conhecer lugares inesquecíveis em Liechtenstein! Certamente, não vão faltar bons motivos para querer voltar à esse lugar encantador!

Documentos pessoais para aplicar para ETIAS e viajar para Liechtenstein

Conseguir uma autorização de viagem ETIAS é simples. Basta acessar o formulário online, preencher com seus dados e pagar uma taxa em Euros. Depois de concluída a solicitação, o requerente deve aguardar a resposta por e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Para viajar para a Liechtenstein, é necessário que os brasileiros

Quem vai conhecer Liechtenstein precisa ter em mãos:

  • Passaporte válido por pelo menos 3 meses após a saída planejada do Espaço Schengen e emitido há menos de 10 anos (data da primeira emissão)
  • Passagem de ida e volta dentro de 90 dias
  • Comprovante de recursos financeiros
  • Reserva de hotel ou carta-convite (em inglês ou alemão) da pessoa residente quando o turista ficar hospedado na casa de um familiar ou amigo
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil Liechtenstein

Não há uma embaixada específica do Brasil em Liechtenstein. Em caso de necessidade, o recomendado é buscar apoio na Embaixada do Brasil em Zurique, na Suíça.
Endereço: Stampfenbachstrasse 138, 8006, Zurique
Telefone: 00 41 44 206 9020/30
E-mail: geral.cgzurique@itamaraty.gov.br