Bandeira:

Capital: Riga

Língua:Letón

Área: 64589 km²

População: 1925800

Fuso horário: UTC/GTM 2

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +371

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Outra informação importante é que a Letônia é um dos países que fazem parte do Espaço Schengen, um tratado que une 26 países em um sistema de livre circulação e comércio. Essa liberdade de mobilidade também se aplica à estrangeiros. Ou seja, quem é cidadão da Letônia pode circular pelos outros 26 países sem precisar apresentar o passaporte. Nós, brasileiros, precisamos do ETIAS para viajar para a Letônia e o passaporte para o transito entre países somente quando o oficial solicitar.

Por isso, é completamente possível conhecer os países do Espaço Schengen e outros locais da Europa com o ETIAS para brasileiros e a apresentação do passaporte. Em geral, o visto para turismo é de 90 dias, com a possibilidade de renovação a cada 6 meses.

Como visitar a Letônia com a autorização de viagem ETIAS

Como citamos anteriormente, o ETIAS será obrigatório para quem quer visitar, estudar ou morar nos países Europeus a partir de 2021. Ele é válido por 3 anos e permite 90 dias de estadia. Como três meses é um período considerado alto, uma dica é aproveitar a passagem para conhecer outras belezas do Velho Continente. E claro, nada impede que você fique menos de 90 dias, de acordo com a sua necessidade.

O ETIAS para brasileiros na Letônia é fundamental, mas para quem quer visitar a Europa. E a boa notícia é que não é nada difícil solicitar a autorização de viagem. Tudo é feito de forma online, ao preencher um formulário eletrônico e pagar uma pequena taxa em Euros. Os responsáveis fiscais vão conferir seus dados e aprovar ou negar a entrada. Essa permissão chega no e-mail do solicitante.

Lembrando que é importante cumprir todos os requisitos que os países estrangeiros pedem na hora de fazer uma viagem. Como o próprio Portal Consular do Brasil indica, cada nação tem suas próprias regras e o não cumprimento das mesmas, seja apresentação de documentos ou valor para subsistência, podem levar o viajante à não ter sua entrada liberada. Por isso, esteja sempre em dia com o que o seu destino solicita para aproveitar ao máximo as viagens!

Veja também quais são os requisitos do ETIAS para brasileiros em outros países nessa página. Basta selecionar o país escolhido e conferir todas as informações. Assim, você terá outras opções na hora de escolher um lugar para conhecer ou morar.

Documentos pessoais para aplicar para um ETIAS para viajar a Letônia

Com a vantagem de ter todo o processo realizado de forma online, aplicar para um ETIAS para viajar a Letônia é bem simples. Tenha por perto seus dados pessoais e um cartão de crédito ou débito para pagamento.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País de chegada.

Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS;

Para viajar para a Letônia, é necessário que os brasileiros

Veja quais documentos você precisará apresentar na entrada da Letônia:

  • Passaporte válido por no mínimo seis meses;
  • Passagem de volta para o Brasil com data marcada;
  • Comprovante da reserva do hotel ou uma carta-convite com o endereço de onde você passará os dias no país;
  • Seguro médico internacional;
  • Comprovante de recursos financeiros para a própria subsistência durante a estada;
  • Autorização de viagem ETIAS;
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil Letônia

Não há uma embaixada específica do Brasil na Letônia. Em caso de necessidade, o recomendado é buscar apoio na Embaixada do Brasil em Estocolmo, na Suíça.

Endereço: ODENGATAN 3 – 114 24, Estocolmo
Telefone: (00468) 5451-6300
E-mail: brasemb.estocolmo@itamaraty.gov.br