Bandeira:

Capital: Riga

Língua:Letón

Área: 64589 km²

População: 1925800

Fuso horário: UTC/GTM 2

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +371

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Outra informação importante é que a Letônia é um dos países que fazem parte do Espaço Schengen, um tratado que une 26 países em um sistema de livre circulação e comércio. Porém, essa liberdade de mobilidade não se aplica à estrangeiros, somente aos cidadãos dessas localidades. Ou seja, quem é cidadão da Letônia pode circular pelos outros 26 países sem precisar apresentar o passaporte. Nós, brasileiros, precisamos do ETIAS para viajar para a Letônia e o passaporte para o transito entre países.

Por isso, é completamente possível conhecer os países do Espaço Schengen e outros locais da Europa com o ETIAS para brasileiros e a apresentação do passaporte. Em geral, o visto para turismo é de 90 dias, com a possibilidade de renovação a cada 6 meses. Além disso, é possível conseguir vistos que liberam uma permanência maior na Letônia, mas este envolve outros processos para quem quer morar legalmente na Letônia.

Como morar legalmente na Letônia com a autorização de viagem ETIAS

Como citamos anteriormente, o ETIAS será obrigatório para quem quer visitar, estudar ou morar nos países Europeus a partir de 2021. Ele é válido por 3 anos e permite 90 dias de estadia. Mas é possível que você queira ficar um tempo à mais na Letônia ou já esteja pensando em mudar para o país. Então, como morar legalmente na Letônia com a autorização de viagem ETIAS? Você vai precisar de um dos seguintes tipos de visto:

O ETIAS para brasileiros na Letônia é fundamental, mas para quem quer morar no país Europeu outros dados são necessários. Você poderá conseguir uma permissão de moradia ao ter um visto de trabalho, quando uma empresa do local contrata legalmente seus serviços; ou um visto de estudos, quando você vai para a Letônia a fim de participar de um programa de uma das instituições educacionais.

A permissão de residência da Letônia é dada aos brasileiros que tiverem algum vínculo empregatício com as empresas do país. Entretanto, além do ETIAS, é preciso ter seguro-saúde, ficha criminal e comprovação de meios para permanecer no país pelo período pretendido, segundo dados do Itamaraty, o órgão de assuntos internacionais do Brasil. Além disso, há a recomendação que o cidadão procure a Embaixada da Letônia no Brasil para saber todos os detalhes de solicitação de visto.

Já se você é um estudante e pretende fazer um curso na Letônia, as informações são mais restritas. Certamente é necessário a apresentação de um documento da instituição de ensino que comprove sua permanência e duração do curso escolhido no país, mas os dados para prosseguir com o pedido de visto de estudos precisam ser conferidos na Embaixada da Letônia no Brasil. De qualquer forma, o primeiro passo é tirar o ETIAS para viajar para a Letônia.

Veja também quais são os requisitos do ETIAS para brasileiros em outros países nessa página. Basta selecionar o país escolhido e conferir todas as informações. Assim, você terá outras opções na hora de escolher um lugar para conhecer ou morar.