Viaje legalmente para a Itália com a autorização ETIAS
Muitos brasileiros querem visitar a Europa em busca de dias tranquilos, com a possibilidade de andar pelas ruas com mais segurança, focados somente em aproveitar o que os países tem de melhor para oferecer. Não é à toa que a Itália está entre os destinos preferidos dos turistas: une pelas paisagens, gastronomia irresistível e uma estrutura completa para receber quem é de fora.
Além disso, uma boa parte dos brasileiros tem descendência italiana, e sentem uma ligação com o país. O que faz com que centenas de pessoas viagem anualmente para resgatar essas raízes e conhecer um pouco mais da história de seus antepassados. 90 dias é tempo suficiente para descobrir todos os detalhes da Itália!
Tem direito a permanecer 90 dias quem emite a autorização de viagem ETIAS, obrigatória para todos os cidadãos de fora da Europa a partir de 2022. Essa permissão também dá direito ao turista de viajar com mais facilidade pelos países do Espaço Schengen, que entre eles estão França, Áustria, San Marino, Suíça e Eslovênia, todos países fronteiriços à Itália e boas opções para incluir em uma viagem pela Europa.
Mas como se faz para emitir essa permissão? Muita gente tem dúvidas sobre o ETIAS, desde sua função até detalhes sobre o pedido da autorização. Criado pela União Europeia, o ETIAS vai permitir que os governos das nações tenham mais controle sobre quem entra e sai de cada território, além de conseguir diminuir as filas nas imigrações dos aeroportos ou fronteiras.
O ETIAS tem custo de uma pequena taxa em Euros, a ser paga com cartão de crédito e débito e exige somente o preenchimento dos dados pessoais. A resposta para a solicitação vem por e-mail e deve ser apresentada no seu primeiro destino europeu, seja a Itália ou outros países.
Agora, quem visitar a Itália não pode deixar de conhecer seus principais atrativos turísticos, e claro, experimentar um bom vinho e a tradicional pizza. Afinal, todo o ambiente italiano convida a explorar cada sensação que só uma viagem como essa pode oferecer.
Documentos pessoais para aplicar para um ETIAS e viajar para a Itália
Na hora de fazer o pedido da sua autorização ETIAS, é bom ter em mãos seus documentos pessoais, afinal, é necessário preencher com todos os dados. Depois de pagar a taxa, é só esperar pela resposta no seu e-mail.
Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:
- Nome completo;
- Local e data de nascimento;
- Sexo;
- Endereço;
- Número de telefone e e-mail;
- Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
- Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
- País de chegada;
- Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.
Para viajar para a Itália, é necessário que os brasileiros
Em uma viagem para Itália, os brasileiros precisam:
- Passaporte com validade de pelo menos seis meses posteriores à data de entrada na Itália;
- Disponibilidade de recursos financeiros durante a prevista permanência, de cerca de 45 Euros por dia;
- Reserva de hotel onde ficará hospedado ou carta-convite assinada por cidadão italiano ou estrangeiro legalmente residente;
- Bilhete aéreo de retorno para o Brasil com data marcada;
- Autorização de viagem ETIAS;
- Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.
Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Roma
Endereço: Piazza di Pasquino, 8 / CAP: 00186 / ROMA
Telefone: (+39) 06 6889661
Email: consulado.cgroma@itamaraty.gov.br
Outra cidade italiana que conta com Embaixada Brasileira é Milão.