Bandeira:

Capital: Roma

Língua:Italiano

Área: 301.338 km²

População: 60599936

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +39

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tipo de plugue F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E. Plugue Tipo L: plugue típico italiano com três pinos paralelos e de igual tamanho. ë compatível com o plug C (europlug).

Viaje legalmente para a Itália com a autorização ETIAS

Muitos brasileiros querem visitar a Europa em busca de dias tranquilos, com a possibilidade de andar pelas ruas com mais segurança, focados somente em aproveitar o que os países tem de melhor para oferecer. Não é à toa que a Itália está entre os destinos preferidos dos turistas: une pelas paisagens, gastronomia irresistível e uma estrutura completa para receber quem é de fora.

Além disso, uma boa parte dos brasileiros tem descendência italiana, e sentem uma ligação com o país. O que faz com que centenas de pessoas viagem anualmente para resgatar essas raízes e conhecer um pouco mais da história de seus antepassados. 90 dias é tempo suficiente para descobrir todos os detalhes da Itália!

Tem direito a permanecer 90 dias quem emite a autorização de viagem ETIAS, obrigatória para todos os cidadãos de fora da Europa a partir de 2021. Essa permissão também dá direito ao turista de viajar com mais facilidade pelos países do Espaço Schengen, que entre eles estão França, Áustria, San Marino, Suíça e Eslovênia, todos países fronteiriços à Itália e boas opções para incluir em uma viagem pela Europa.

Mas como se faz para emitir essa permissão? Muita gente tem dúvidas sobre o ETIAS, desde sua função até detalhes sobre o pedido da autorização. Criado pela União Europeia, o ETIAS vai permitir que os governos das nações tenham mais controle sobre quem entra e sai de cada território, além de conseguir diminuir as filas nas imigrações dos aeroportos ou fronteiras.

O ETIAS tem custo de uma pequena taxa em Euros, a ser paga com cartão de crédito e débito e exige somente o preenchimento dos dados pessoais. A resposta para a solicitação vem por e-mail e deve ser apresentada no seu primeiro destino europeu, seja a Itália ou outros países.

Agora, quem visitar a Itália não pode deixar de conhecer seus principais atrativos turísticos, e claro, experimentar um bom vinho e a tradicional pizza. Afinal, todo o ambiente italiano convida a explorar cada sensação que só uma viagem como essa pode oferecer.

Documentos pessoais para aplicar para um ETIAS e viajar para a Itália

Na hora de fazer o pedido da sua autorização ETIAS, é bom ter em mãos seus documentos pessoais, afinal, é necessário preencher com todos os dados. Depois de pagar a taxa, é só esperar pela resposta no seu e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

Para viajar para a Itália, é necessário que os brasileiros

Em uma viagem para Itália, os brasileiros precisam:

  • Passaporte com validade de pelo menos seis meses posteriores à data de entrada na Itália;
  • Disponibilidade de recursos financeiros durante a prevista permanência, de cerca de 45 Euros por dia;
  • Reserva de hotel onde ficará hospedado ou carta-convite assinada por cidadão italiano ou estrangeiro legalmente residente;
  • Bilhete aéreo de retorno para o Brasil com data marcada;
  • Autorização de viagem ETIAS;
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Consulado-Geral do Brasil em Roma

Endereço: Piazza di Pasquino, 8 / CAP: 00186 / ROMA
Telefone: (+39) 06 6889661
Email: consulado.cgroma@itamaraty.gov.br
Outra cidade italiana que conta com Embaixada Brasileira é Milão.