Bandeira:

Capital: Amsterdão

Língua:Neerlandês (Holandês)

Área: 41.543 km²

População: 7100475

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +31

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Como viajar legalmente para a Holanda com a autorização ETIAS

A Holanda é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo. A possibilidade de andar tranquilamente por suas ruas, aproveitando o clima agradável e as planícies, é um bom motivo para visitar o país. É por isso que cada vez mais, os brasileiros se sentem atraídos e incluem a Holanda em seu roteiro de viagem.

Antes de embarcar para a Holanda, lembre-se de conferir se o seu passaporte está dentro do prazo de validade (ou, se você não tem um, quais são os processos para a emissão). Depois, é hora de fazer a autorização de viagem ETIAS, um sistema eletrônico da União Europeia que permite maior controle migratório enquanto diminui as filas nas fronteiras.

Para fazer o ETIAS, é só preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais e pagar uma pequena taxa em Euros. A carta de aprovação (ou aviso de recursa) chega por e-mail e é esse documento que você deve apresentar quando entrar em um dos países da Europa.

Outra vantagem do ETIAS é a facilidade de mobilidade. Quem conta com essa autorização não precisará apresentar seu passaporte sempre que passar pelas fronteiras dos países do Espaço Schengen (exceto se for solicitado pelo agente de imigração), o que promete deixar todo esse processo muito mais rápido.

Lembrando que o Espaço Schengen é composto por 26 países da União Europeia, entre eles a Alemanha e a Bélgica, nações que fazem fronteira com a Holanda e são ideais para combinar em um mesmo roteiro. A proposta do Espaço Schengen é promover o livre comércio e circulação entre os países-membros, o que impacta também na mobilidade dos turistas. Ou seja, não tem malefício em emitir o ETIAS.

Além disso, a permissão de viagem ETIAS tem validade de 3 anos. Assim, se você quiser voltar para a Europa dentro desse período, não vai precisar fazer renovações constantes do documento. Com passaporte e ETIAS na mão, o foco é aproveitar cada cantinho da Holanda, seja seus campos de tulipas, seja um passeio de bicicleta, a visita por museus ou nos clássicos cafés. Certamente, a experiência vai ser inesquecível!

Documentos pessoais para aplicar para um ETIAS para viajar a Holanda

A partir de 2021, só entra na Europa quem tiver uma permissão de viagem ETIAS. Com a validade de três anos, nada impede que você solicite o seu um pouco antes. Assim, você já fica preparado para os próximos anos.
Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

Para viajar para a Holanda, é necessário que os brasileiros

Estes são os documentos pessoais necessários para viajar para a Holanda:

  • Passaporte válido pelo menos para os três meses seguintes à data prevista da partida do território holandês;
  • Passagem para todo o percurso da viagem até o retorno com data marcada para o Brasil (não pode estar em aberto);
  • Comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convite de onde estará hospedado;
  • Comprovação de recursos financeiros para a própria subsistência durante a estada, nos valores mínimos de aproximadamente 60 euros diários por pessoa e 600 euros por qualquer período;
  • Seguro médico internacional;
  • Autorização de viagem ETIAS;
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Consulado Geral do Brasil em Amsterdam

Endereço: Strawinskylaan 609 Tower A level 6 World Trade Center – 1077 XX Amsterdam
Telefone: +31 859 022 601
E-mail: cg.amsterdam@itamaraty.gov.br