Bandeira:

Capital: Atenas

Língua:Grego

Área: 131990 km²

População: 10768477

Fuso horário: UTC/GTM 2

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +30

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Como viajar a Grécia com a autorização ETIAS

Estrategicamente localizada entre o sul da Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África, a Grécia faz fronteira com a Albânia, a República da Macedônia, a Bulgária e a Turquia. É constituída por 1400 ilhas, cujas mais conhecidas lideram sempre os tops de destinos na Europa, como Mykonos e Santorini.

Além disso, algumas construções que perpassam o século também marcam presença no país, como a Acrópole de Atenas, o Partenon e a Metéora. A verdade é que não faltam boas opções de pontos turísticos para incluir no roteiro de uma viagem à Grécia.

Pensando em conseguir um carimbo na Grécia no seu passaporte? Saiba que o primeiro passo é fazer sua autorização de viagem ETIAS. Se trata de um sistema eletrônico desenvolvido pela União Europeia que visa combater a crise migratória e o terrorismo em seus países-membros. Para a Europa, o ETIAS é uma ferramenta que vai ajudar a aumentar a segurança, além de prevenir a imigração ilegal e ainda contribuir com filas mais rápidas nas fronteiras.

Outra vantagem é que a autorização ETIAS permite que os turistas permaneçam 90 dias no Espaço Schengen, que é a união de 26 países da Europa com a proposta livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre seus membros. Na prática significa que, se você tiver a permissão de viagem ETIAS, não vai precisar passar por uma fila migratória nas fronteiras dos países que fazem parte do Espaço Schengen, em alguns casos não haverá a necessidade de apresentar o passaporte.

Apesar de não poder trabalhar ou viver com este visto, nada impede que você aproveite o período de 90 dias para conhecer as belezas de outras regiões da Europa ou mesmo fazer um curso intensivo de idiomas. Quem tem interesse em morar na Grécia, deve consultar o consulado do país no Brasil para entender quais são as regras e requisitos.

Assim, na hora de planejar sua viagem à Grécia, não esqueça de incluir no seu roteiro pontos que falem mais de sua história, além de experimentar um pouco do clima mediterrâneo e da deliciosa gastronomia. Mas mais importante do que tudo isso, não esqueça de tirar sua autorização ETIAS de viagem, que em breve passará a ser obrigatória para todos que desejam conhecer a Europa.

A melhor parte é que o ETIAS tem um processo bem simples de solicitação, todo feito pela internet, com a necessidade apenas do preenchimento de dados pessoais e do pagamento de uma taxa (a autorização tem validade de 3 anos). Se aprovado, a resposta vem em seu e-mail e você está livre para viajar e conhecer mais da cultura grega!

Documentos pessoais para aplicar para um ETIAS para viajar para a Grécia

Como citado anteriormente, o primeiro item para fazer sua viagem para a Europa é contar com um passaporte válido. Na sequência, é necessário emitir a permissão ETIAS. Ao preencher o formulário e inserir informações para método de pagamento, é só confirmar o pedido e aguardar a autorização por e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

Para viajar para a Grécia, é necessário que os brasileiros

Para viajar para a Grécia os brasileiros precisam:

  • Passaporte válido por no mínimo três meses e emitido nos últimos dez anos;
  • Passagem de volta para o Brasil com data marcada;
  • Comprovante de recursos financeiros para a própria subsistência durante a estada, nos valores mínimos de aproximadamente 50 euros diários por pessoa;
  • Comprovante da reserva do hotel ou uma carta-convite com o endereço de onde você ficará hospedado;
  • Seguro médico e de viagem;
  • Autorização de viagem ETIAS;
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro. Não é necessário solicitar um visto para viagens com duração de até 90 dias.

Embaixada do Brasil em Atenas

Endereço: Greece 23, Vassilissis Sophias Ave 106 74
Número de telefone: (+30) 210 721 30 39 ou (+30) 210 723 44 50
E-mail: brasemb.atenas@itamaraty.gov.br