Bandeira:

Capital: Paris

Língua:Francês

Área: 641.8012 km²

População: 66991001

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +33

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo E (plugue redondo com dois pinos arredondados e paralelos). Compatível com plugue tipo C e com plugue tipo F (schuko)

Como viajar para a França com o ETIAS para brasileiros

Os brasileiros formam um dos maiores grupos de visitantes na França. Além de Paris, outras cidades atraem os turistas anualmente, especialmente interessados nas belezas naturais, nas construções históricas e na qualidade de vida. A França é um país com muita tradição, boa comida, cultura, arte e muita sofisticação. Não é à toa que se manteve no topo dos países mais visitados do mundo nos últimos anos.

Para entrar na França, somente o visto de turismo se faz necessário e ele é emitido na hora em que o viajante entra pelo aeroporto do país. Também é importante levar os documentos que comprovam renda e data de retorno para o Brasil e apresentar para o oficial de imigração. E claro, o ETIAS é imprescindível e passa a ser obrigatório a partir de 2021.

O ETIAS é um sistema de controle migratório eletrônico desenvolvido pela União Europeia. Uma autorização de viagem ETIAS permite ao seu titular permanecer na França, assim como em todo o Espaço Schengen, por 90 dias. Tempo suficiente para conhecer várias cidades do país ou fazer um curso de idiomas para melhorar na pronúncia e entendimento do francês.

Outra possibilidade para realizar dentro do prazo de 90 dias é uma viagem por outras nações próximas. A França faz fronteira com Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo. Ou seja, ideal para combinar em uma mesma viagem vários destinos. É possível até mesmo visitar o principado de Mônaco, um dos lugares mais charmosos do mundo.

A localização estratégica é outro dos motivos que fazem a França o país mais visitado do mundo. Afinal, não é difícil se locomover para outros países a partir desse ponto de chegada, além de ser possível elaborar diferentes roteiros, com as nações fronteiriças ou outros países próximos.

Uma das propostas do ETIAS é justamente oferecer mais agilidade e diminuir as filas de imigração nas fronteiras. Por ser um sistema automatizado e integrado, viajar de um país para outro vai ser bem mais simples do que ocorre atualmente. E quem não gosta de ter mais praticidade, não é mesmo?

Então, que tal tirar seu ETIAS agora mesmo? A autorização de viagem para brasileiros tem validade de três anos, o que significa que com uma mesma permissão você poderá ir e voltar para a França ou para outros países da União Europeia várias vezes. E a verdade é que motivos não faltam para voltar à França e se encantar com suas atrações únicas e um ritmo de vida completamente diferente.

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar para a França

Para solicitar seu ETIAS, é necessário acessar uma plataforma online e preencher o formulário com seus dados pessoais, como número de passaporte, nome completo, profissão, entre outros itens.

Depois, com um cartão de crédito ou débito o solicitante deve realizar o pagamento. A resposta para o pedido é recebida no e-mail do requerente.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Documentos que você precisa ter para solicitar entrar na França

Para viajar para a França os brasileiros precisam:

  • Passaporte válido por no mínimo 6 meses
  • Passagem para todo o percurso da viagem, com data previamente marcada de retorno ao Brasil (o bilhete não pode estar “em aberto”)
  • Comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convite assinada pelo anfitrião
  • Posse de recursos financeiros compatíveis com a estada. Viajantes com carta-convite no valor de 35 euros diários, e viajantes com hospedagem em hotel no valor de 70 euros diários
  • Comprovante de vínculo empregatício no Brasil
  • Seguro médico internacional
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Consulado Geral do Brasil em Paris

Endereço: 65, Avenue Franklin Roosevelt 75008, Paris
Telefone: (00331) 4561-6300
E-mail: consulat.cgparis@itamaraty.gov.br