Bandeira:

Capital: Tallinn

Língua:Estoniano

Área: 45.227 km²

População: 1324820

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +372

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo E (plugue redondo com dois pinos arredondados e paralelos). Compatível com plugue tipo C e com plugue tipo F (schuko)

Assim, ETIAS é a sigla do termo em inglês European Travel Information and Authorisation System e a partir de 2021 passa a ser obrigatório o ETIAS para brasileiros. Todo o processo é feito online, mas exige o pagamento de uma taxa. Você encontra mais informações sobre essa autorização aqui. O ETIAS também será necessário para o transito entre países que fazem parte do Espaço Schengen, sendo a Estônia um desses países.

O Espaço Schengen, por sua vez, é uma área composta por 26 países que fazem parte de um tratado assinado recentemente. Ele permite a livre circulação e comércio entre os cidadãos desses locais, sendo um agente facilitador para a mobilidade. Quem mora legalmente por lá não precisa apresentar o passaporte para visitar um desses países. Como brasileiros, essa regra não se aplica à nós, por isso precisamos do ETIAS para viajar para a Estônia, ainda que este seja um país do Espaço Schengen.

Além do ETIAS para brasileiros, é importante levar seu passaporte para entrar na Estônia e se locomover para outros países. O visto de visitante tem duração de 90 dias, com a possibilidade de renovação após 180 dias em outro lugar. Outro método de ficar legalmente na Estônia é com um visto permanente de trabalho ou estudos. Ainda assim, o ETIAS é fundamental para que você possa conhecer outros países do Espaço Schengen e da Europa.

Como ficar legalmente na Estônia com a autorização de viagem ETIAS

Morar na Europa é o sonho de centenas de brasileiros. Embora a Estônia seja um país menos conhecido, por ter ampliado seu mercado no segmento da tecnologia tem chamado a atenção para o turismo e para quem quer ficar legalmente na Estônia com a autorização de viagem ETIAS. Entre os bons motivos para querer conhecer o país estão as paisagens deslumbrantes, a qualidade de vida e a segurança.

Quando se trata de viagem à turismo, o brasileiro precisa somente de ETIAS para viajar a Estônia e seu passaporte. Ao entrar no país, você terá direito de permanecer por 90 dias e voltar após passar 180 dias fora do local. Entretanto, é possível morar legalmente na Estônia se você tiver um dos seguintes tipos de visto:

  • Visto de trabalho
  • Visto de estudo

Ou seja, se você quer um ETIAS para viajar para a Estônia somente à turismo, todo o processo é mais fácil. Afinal, não é necessário solicitar nenhum tipo de visto específico. Porém, se você está pensando em morar legalmente na Estônia, pode aproveitar as oportunidades que o próprio país oferece para começar uma nova fase de vida.

Quem está pensando em morar na Estônia provavelmente busca por uma oportunidade de trabalho. Existe um site do governo, Work in Estonia, em que as empresas apresentam vagas em aberto separadas por segmento. Esse é um bom método de imigrar legalmente, uma vez que você viaja conectado à uma proposta de emprego. Quando seu contrato com a empresa for firmado, você poderá buscar um visto de residência, seguindo os procedimentos exigidos pelo país.

O visto de estudante funciona de forma similar. Para consegui-lo, você precisará ter um contrato com uma instituição de ensino do país. A Estônia oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de cursos curtos. Nesse caso, o visto terá a duração do curso, mas no período você poderá solicitar um visto de residência e ter uma identificação no país. O site Study in Estonia, também do Governo, apresenta as possibilidades de educação para quem quer estudar e ficar legalmente na Estônia.

De qualquer forma, é importante que você tenha o ETIAS para viajar para a Estônia. Todo o processo é simples: basta preencher o formulário para solicitar a permissão. Lembre-se de conferir todas as informações e seguir os passos indicados.