Bandeira:

Capital: Tallinn

Língua:Estoniano

Área: 45.227 km²

População: 1324820

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +372

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo E (plugue redondo com dois pinos arredondados e paralelos). Compatível com plugue tipo C e com plugue tipo F (schuko)

Como viajar para a Estônia com a autorização de viagem ETIAS

ETIAS é a sigla do termo em inglês European Travel Information and Authorisation System e a partir de 2021 passa a ser obrigatório o ETIAS para brasileiros. Todo o processo é feito online, mas exige o pagamento de uma taxa. O ETIAS também será necessário para o trânsito entre países que fazem parte do Espaço Schengen, sendo a Estônia um desses países.

O Espaço Schengen, por sua vez, é uma área composta por 26 países que fazem parte de um tratado assinado recentemente. Ele permite a livre circulação e comércio entre os cidadãos e turistas desses locais, sendo um agente facilitador para a mobilidade, uma vez que promete automatizar as filas nas fronteiras.

Além do ETIAS para brasileiros, é importante levar seu passaporte para entrar na Estônia e se locomover para outros países. O visto de visitante tem duração de 90 dias, com a possibilidade de renovação após 180 dias em outro lugar.

Se você quer um ETIAS para viajar para a Estônia somente à turismo, todo o processo é mais fácil. Afinal, não é necessário solicitar nenhum tipo de visto específico, além dessa autorização. O visto de turismo é dado no momento em que se acessa o primeiro país da Europa, ou em uma viagem direta, a própria Estônia.

Sobre o processo de solicitação do ETIAS, ele funciona de forma bem simples. Para pedir seu ETIAS para viajar para a Estônia, basta preencher o formulário online para solicitar a permissão e pagar uma taxa em Euros. Lembre-se de conferir todas as informações antes de submeter o pedido. Depois, é só aguardar a resposta no seu e-mail.

Essa permissão de viagem tem o prazo de validade de 3 anos e passa a ser obrigatório em 2021. Uma vez que seu ETIAS atinja os 3 anos, é só solicitar uma nova autorização. Por conta desse prazo, é possível fazer muitas viagens à Europa, seja para a Estônia ou para outros países interessantes que fazem parte do Espaço Schengen, como Bélgica, Áustria e Portugal.

Com toda a documentação necessária em mãos, você vai conseguir planejar uma ótima viagem para a Estônia. Não deixe de incluir em seu roteiro locais como Catedral de Alexandre Nevsky, a
Prefeitura de Tallinn e o Palácio Kadriog. E claro, não se esqueça de levar bons casacos em sua mala, já que os dias quentes não passam de 20°C, enquanto os dias frios podem chegar à -7 °C. Um país ímpar, que tem tudo para oferecer ao turista uma experiência de viagem única!

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar a Estônia

Na hora de preencher seu pedido de ETIAS, uma boa dica é reunir seus documentos antes, para ter mais praticidade. Além disso, é necessário inserir um número de cartão de crédito ou débito para realizar o pagamento.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Documentos que você precisa ter para entrar na Estônia

Veja quais documentos você precisará apresentar na entrada da Estônia:

  • Passaporte válido por no mínimo 3 meses depois da data em que se pretende deixar o país
  • Passagem de volta para o Brasil com data marcada
  • Comprovante da reserva do hotel ou uma carta-convite com o endereço de onde você passará os dias no país
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil em Tallinn

Endereço: A Lauteri 5, 4th floor 10114, Tallinn
Telefone: (+372) 6337070// (+327) 6335330
E-mail: consular.talin@itamaraty.gov.br