Bandeira:

Capital: Madrid

Língua:Espanhol (Castelhano), Aragonês, Asturiano, Basco, Catalão, Galego,Occitano

Área: 505.990 km²

População: 46468102

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +34

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Entre os principais motivos para que os turistas brasileiros escolham a Espanha em suas viagens estão a localização, a diversidade cultural e a facilidade de comunicação. Para começar, a Espanha está em uma área privilegiada da Europa, próxima de vários países interessantes. Isso significa que, além das belezas da Espanha, você poderá facilmente conhecer outros países.

Sobre a diversidade cultural, basta lembrar que a Espanha é um país plural, que mistura cenários tecnológicos com construções clássicas. Grandes artistas nasceram e moraram aqui. Assim, quem visita encontra diversos espaços para conhecer, aproveitar o dia e levar na bagagem para casa ainda mais conhecimento.

Para nós, brasileiros, a comunicação é facilitada. Apesar de não ser um país de língua portuguesa, o espanhol também vem do Latim, fazendo com que as barreiras de idioma sejam menores. É possível até mesmo aproveitar o período de 90 dias para fazer um curso e voltar com o currículo reforçado!

Como visitar legalmente a Espanha com a autorização ETIAS

Não basta preparar a mala e fazer uma lista de presentes para os amigos, é importante estar atendo à quais são os documentos que devem ser apresentados obrigatoriamente na entrada do país. O primeiro deles é o passaporte, que precisa estar dentro do prazo de validade. É a Polícia Federal o órgão responsável por fazer e emitir o passaporte e tudo pode ser agendado via internet.

Além disso, você também vai precisar do ETIAS. Essa autorização de viagem foi lançada pela União Europeia recentemente, e visa um melhor controle sobre quem entra e sai dos países. Para emitir o ETIAS você precisa preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa em Euros. Assim, você garante a estadia de 90 dias na Espanha e no território europeu.

Por fim, você precisará de um seguro saúde. Na Europa, os turistas que entram nos países precisam apresentar o seguro saúde, que garante que você será atendido caso tenha qualquer situação adversa.

Não é recomendado que você vá para a Espanha com o intuito de ficar ilegalmente no país. Caso você leve mais de 90 dias para sair de um país da União Europeia, corre o risco de ser multado em Euros e processado, e ainda pode ser deportado.

Além disso, retornar ao Espaço Schengen é proibido por no mínimo 3 anos para aqueles que excedem os três meses de visita, podendo chegar a 10 anos. O Espaço Schengen é a união de 26 países da Europa com a proposta de facilitar o comércio e o transporte entre eles. Estamos falando de nações como Itália, França e Noruega neste grupo. Ou seja, não é uma boa ideia burlar as regras estabelecidas pelo país.

Então, já sabe: na hora de arrumar as malas para visitar a Espanha, não esqueça de seu passaporte e a autorização ETIAS. E claro, inclua na bagagem uma boa câmera para registrar todos os lugares incríveis que você vai conhecer!

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar a Espanha

Por ser um sistema eletrônico, a solicitação da permissão de viagem ETIAS é totalmente realizada pela internet. Os passos são: preencher um formulário eletrônico, pagar uma taxa em Euros e aguardar a autorização chegar por e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS;

Documentos que você precisa ter para visitar a Espanha

Para viajar para a Espanha os brasileiros precisam:

  • Passaporte com validade de pelo menos três meses depois da data pretendida de partida do país;
  • Passagem aérea de volta para o Brasil com data marcada;
  • Provas de meios econômicos para subsistência no país. O valor requerido é de EUR 68,00 por dia de permanência e por pessoa, com o total de no mínimo EUR 570,00 por pessoa;
  • Reserva em hotel ou carta-convite para aqueles que pretendem se hospedar na casa de familiares e amigos;
  • Não ter proibição de entrada na Espanha ou em outro país do espaço Schengen;
  • Seguro médico internacional;
  • Autorização de viagem ETIAS;
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Consulado Geral do Brasil em Madri

Endereço: Calle Goya 5-7 – Pasaje Comercial, 2ª Entreplanta, 28001 – Madri
Telefone: 0034 91 702 12 20
E-mail: consular.cgmadri@itamaraty.gov.br
Outra cidade espanhola que conta com Consulado Geral do Brasil é Barcelona.