Bandeira:

Capital: Liubliana

Língua:Esloveno (oficial), italiano, húngaro (regional)

Área: 20.273 km²

População: 2067120

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +386

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomadas tipo C (europlug) e F (schuko)

Uma vez que você tenha o ETIAS para viajar a Eslovênia, com o seu passaporte, poderá ingressar nesse país e permanecer por até 90 dias. É possível prolongar esse prazo, caso seja de sua vontade, porém é necessário solicitar um visto permanente de trabalho ou estudos, que é um outro processo. De qualquer forma, se você tiver o ETIAS poderá visitar outros países do Espaço Schengen e da União Europeia.

Como morar legalmente na Eslovênia com a autorização de viagem ETIAS

A beleza da Eslovénia não deixa ninguém indiferente. É um país com uma forte tradição e traços históricos marcantes, afinal, antes de ser Eslovênia, foi parte da Iugoslávia. A geografia também chama a atenção por aqui, com paisagens de tirar o fôlego e estações do ano que podem ser marcadas pela neve.

Se você tirar o ETIAS para viajar a Eslovênia, terá um visto de 90 dias que pode ser renovado a cada 180 dias. Ou seja, você precisará ficar fora da Eslovênia por 180 dias para conseguir voltar por mais 90. Caso você queira ficar mais tempo do que o período previsto e autorizado pelo ETIAS, poderá morar legalmente na Eslovênia ao solicitar os seguintes tipos de visto:

  • Visto de trabalho
  • Visto de estudo
  • Visto de pesquisa

Assim, se você é um brasileiro com o ETIAS para viajar a Eslovênia que pretende ficar mais de 90 dias no país, seja para estudar, trabalhar ou unificar sua família, o ideal é obter a permissão de moradia antes mesmo de se mudar para o país Europeu.

Para conseguir uma permissão de residência, o primeiro passo é solicitar perante a Embaixada Eslovênia em Brasília, que começará o processo. É importante preencher todos os requisitos solicitados para que tudo funcione. Essa permissão tem o tempo máximo de um ano e tem relação com o objetivo da sua estadia, se for estudo, trabalho ou pesquisa. Ela não se aplica para quem é casado ou vai casar com um(a) esloveno(a).

Por exemplo, para visto de estudante, você precisará de uma declaração do instituto em que você fará seus estudos para receber a permissão de moradia. Para quem vai trabalhar na Eslovênia, é necessário solicitar a emissão da permissão de trabalho no Gabinete de Emprego da República da Eslovênia (Zavod Republike Slovenije za zaposlovanje) e/ou seus escritórios regionais. Já para a pesquisa, é necessário ter a convenção de acolhimento assinada com a organização de pesquisa da Eslovênia.

Você pode conferir também quais são os requisitos do ETIAS para brasileiros em outros países nessa página. Basta selecionar o país escolhido e conferir todas as informações.