Bandeira:

Capital: Praga

Língua:Checo (língua checa)

Área: 78.865 km²

População: 10610947

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: Coroa Checa (CZK)

Código telefone: +420

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomadas tipo C (europlug) e tipo E.

O ETIAS para viajar a República Tcheca é fundamental tanto para quem está indo à turismo, quanto para quem deseja estudar e morar no país. Em matéria de turismo, o visitante terá a possibilidade de conhecer paisagens naturais e monumentos históricos que remontam outras épocas da história e da cultura da humanidade.

Certamente, é um destino que vale a pena ser incluído no roteiro dos viajantes que querem se surpreender com o que a Europa tem a oferecer. E não é de duvidar que você goste tanto da República Tcheca que queira gastar seus 90 dias permitidos pela autorização ETIAS nessa região.

Como visitar legalmente a República Tcheca com a autorização ETIAS

Para quem quer visitar a República Tcheca por um período inferior a 90 dias, nada é necessário fazer além de contar com o passaporte dentro do prazo da validade e solicitar a autorização ETIAS para brasileiros. Nesse período você poderá circular por esse e outros países da Europa sem complicações.

Uma curiosidade é que a República Tcheca faz parte da União Europeia (apesar de utilizar sua própria moeda) e do Espaço Schengen, uma espécie de conglomerado de países que decidiram estabelecer um tratado de livre comércio e circulação para os seus residentes. Assim, com seu passaporte e o ETIAS para brasileiros, é possível viajar pela República Tcheca e países da região com mais facilidade.

A ideia do ETIAS é justamente essa: fazer o controle migratório enquanto diminui filas e processos de entradas nos países. Para o Espaço Schengen, é especialmente interessante porque pode não haver a necessidade de apresentação do passaporte nas fronteiras (exceto se o oficial da imigração solicite o documento)

Para não ficar dúvidas, é interessante fazer uma pesquisa completa sobre os requisitos para o ETIAS para viajar à República Tcheca, seja nos sites oficiais ou em plataformas que se dedicam a responder as dúvidas frequentes dos turistas. Afinal, nada melhor do que viajar munido de informação!

Entretanto, o que você precisa saber é que o ETIAS é um sistema fácil de usar e exige somente o preenchimento de informações pela internet. O solicitante deve inserir seus dados pessoais (facilita se tiver com os documentos por perto), pagar uma taxa em Euros e esperar pelo e-mail de aprovação. Simples assim! Depois, é só levar com você esse certificado, junto com o passaporte e demais documentos solicitados para a entrada no país.

Assim, com sua autorização de viagem ETIAS em mãos, o foco vai ser em montar um roteiro funcional para as férias, incluindo tudo o que você deseja conhecer. Já pensou experimentar uma deliciosa Šopský salát enquanto observa o incrível Castelo de Praga? Essa é apenas uma das boas opções que você pode incluir na sua programação!

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar para República Tcheca

Como todo processo é feito pela internet, preencher o formulário ETIAS é simples e prático. Para não precisar despender muito tempo, mantenha os documentos citados na lista por perto na hora em que você iniciar o processo.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço
  • Número de telefone e e-mail
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido
  • País de chegada
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS

Documentos que você precisa ter para visitar a República Tcheca

Para viajar para a República Tcheca os brasileiros precisam:

  • Passaporte válido por no mínimo três meses após a data prevista de saída da República Tcheca e do Espaço Schengen
  • Passagem para todo o percurso da viagem, com data marcada para retorno ao Brasil
  • Comprovante de acomodação (reserva paga em hotel, contrato de aluguel ou carta-convite de quem cuidará da hospedagem)
  • Posse de recursos financeiros para a própria subsistência durante a estada, nos valores mínimos recomendáveis de aproximadamente US$ 100 diários por pessoa
  • Autorização de viagem ETIAS
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil em Praga

Endereço: Panská 5 110 00 Praha 1
Telefone: (00420) 224 490 101
E-mail: brasemb.praga@itamaraty.gov.br