Bandeira:

Capital: Bruxelas

Língua:Flamengo, Francês, Alemão

Área: 30.528 km²

População: 11358357

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: Euro (EUR)

Código telefone: +32

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo E (plugue redondo com dois pinos arredondados e paralelos). Compatível com plugue tipo C e com plugue tipo F (schuko)

Como viajar legalmente para a Bélgica com a autorização de viagem ETIAS

A Bélgica é um país com uma grande tradição de arte, arquitetura, chocolates e cervejas. É um país que muito para oferecer sobretudo no quesito de vida. O local perfeito para quem quer fazer uma viagem tranquila e agradável, aproveitando ao máximo seus dias de férias.

É preciso estar em dia com toda a documentação exigida para entrada no país, por isso, vale conferir se o seu passaporte está em dia e quais são as regras exigidas pelo setor de imigração da Bélgica. Por fazer parte do Espaço Schengen, quem visita a Bélgica tem acesso aos outros 26 países que fazem parte desse mesmo tratado. E como a mobilidade da Europa é bastante elogiada, combinar outros países no mesmo roteiro não é nada difícil. Existem várias opções de transporte para conhecer destinos próximos à Bélgica.

Para quem ainda não conhece, o Espaço Schengen é uma espécie de acordo firmado entre 26 nações europeias, entre elas Alemanha, Itália, França, etc. Quem visita ou mora em um desses países tem a oportunidade de visitar os demais sem a necessidade de passar por longas filas de imigração ou controle na fronteira (exceto se o oficial solicitar). Tudo isso acontece graças a permissão de viagem ETIAS.

Assim, a autorização ETIAS permite o seu titular permanecer na Bélgica durante 90 dias, podendo voltar depois de 180 dias. Nesse período de 90 dias, você pode circular entre os principais países e, muitas vezes, não será necessária a apresentação do passaporte. Além disso, o Governo também ganha ao ter mais controle de quem entra e quem sai do continente.

Depois de solicitar e receber a carta de aprovação do ETIAS, está na hora de pensar em quais serão os pontos turísticos para visitar na Bélgica. Se o foco for a capital Bruxelas, não deixe de passar pela praça da cidade, em que arquitetura, comércio e história se misturam em um ambiente surpreendente. Agora, se você está pensando em visitar outras cidades do país, saiba que você está bem servido em matéria de atrações.

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar para a Bélgica

Uma das grandes vantagens da permissão ETIAS é a forma de solicitação. Tudo é feito pela internet, sem a necessidade de viajar até um consulado ou órgãos do governo. Basta preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa para aguardar a aprovação.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

Documentos que você precisa ter para visitar a Bélgica

Para viajar para a Bélgica os brasileiros precisam:

  • Passaporte válido por no mínimo três meses após a data da partida do Espaço Schengen;
  • Passagem para saída do Espaço Schengen em até 90 dias da data de entrada;
  • Comprovante de recursos financeiros para arcar com despesas de no mínimo 50 Euros por dia (dinheiro, cartão de crédito com extrato, etc);
  • Comprovante de hospedagem (reserva de hotel ou convite por escrito do anfitrião)
  • Seguro-viagem
  • Autorização de viagem ETIAS;
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil em Bruxelas

Endereço: Avenue Louise 350 Bte 5 – 1050, Bruxelas
Telefone: +32 (0) 2 640.20.15
Email brasemb.bruxelas@itamaraty.gov.br