Bandeira:

Capital: Berlim

Língua:Alemão

Área: 357.1682 km²

População: 82175700

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +49

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Como viajar legalmente na Alemanha com o autorização ETIAS

A Alemanha tem muito a oferecer em termos de turismo e cultura. O país também é considerado uma referência no que diz respeito à segurança, estabilidade, qualidade de vida e sistemas de transportes eficientes, motivos suficientes para chamar a atenção dos brasileiros e incentivá-los a conhecer mais de suas cidades.

Para entrar na Alemanha, somente o visto de turismo, feito na hora na imigração do aeroporto e a autorização de viagem ETIAS são necessários. Com o ETIAS, o turista pode ficar na Alemanha por 90 dias, o que é um bom tempo para conhecer diferentes cenários do país. Além disso, com essa autorização é possível transitar pelos países que formam o Espaço Schengen, uma união de 26 países da Europa que tem como objetivo a facilidade de transporte e comércio.

Isso significa que o ingresso em um dos países do Espaço Schengen permite a livre circulação nos demais que fazem parte do acordo. Assim, os brasileiros que desejam passear entre esses países não precisam apresentar passaportes nas fronteiras (exceto se o controle migratório exigir). De forma geral, o “visto” ETIAS já é suficiente nesse tipo de viagem.

O ETIAS é uma espécie de “visto virtual”. Isso significa que todo o processo é feito via internet, sendo necessário somente preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa em Euro. Com essa autorização de viagem, a União Europeia passa a ter mais controle sobre quem entra em seu território e quais lugares a pessoa visita.

Para os brasileiros, o ETIAS passa a ser obrigatório a partir de 2021. Ele tem validade de 3 anos ou até que o seu passaporte atinja o prazo de validade. Mas nada impede que você solicite sua autorização eletrônica com antecedência, até para evitar demora no processo no futuro.

Agora, se você quer ficar na Alemanha mais que os 90 dias permitidos pelo autorização ETIAS, então você terá que solicitar o visto pertinente (de trabalho ou estudo, por exemplo). Esses processos são detalhados e cada governo conta com suas próprias regras. A melhor forma de se informar é por meio do Consulado da Alemanha no Brasil.

Ou seja, na hora de fazer as malas para visitar as belezas da Alemanha, não deixe para trás seu passaporte (não se esqueça de conferir se está no dentro do prazo de validade) e sua autorização de viagem ETIAS. Assim, você poderá passar dias tranquilos pela Europa, apenas focado em aproveitar essa experiência única.

Informações pessoais para o formulário ETIAS para viajar para a Alemanha

Tirar a autorização de viagem ETIAS é bem simples. Tudo é feito de forma online e o turista precisa somente de seus dados pessoais e os dados do passaporte. Além disso, é necessário inserir informações para método de pagamento. Feito isso, é só aguardar a aprovação (ou o aviso de recusa) por e-mail.

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS;

Documentos necessários para o ETIAS Alemanha

Para viajar para a Alemanha os brasileiros precisam:

  • Passaporte válido por no mínimo seis meses;
  • Passagem de volta para o Brasil com data marcada;
  • Comprovante da reserva do hotel ou uma carta-convite com o endereço de onde você passará os dias no país;
  • Seguro médico internacional, no valor mínimo exigido pelas normas locais (no caso da Alemanha, o valor do seguro médico internacional exigido é de 30 mil euros).
  • Comprovante de recursos financeiros para a própria subsistência durante a estada, nos valores mínimos de aproximadamente 60 euros diários por pessoa;
  • Autorização de viagem ETIAS;
  • Certificado internacional de vacina para Febre Amarela.

Alguns desses itens são obrigatórios, enquanto outros são solicitados somente em alguns casos. O ideal é que o turista vá preparado com tudo o que está na lista, além de checar se há algum novo documento necessário no Portal Consultar Brasileiro.

Embaixada do Brasil em Berlim

Endereço: Wallstraße 57 10179 Berlin, Mitte.
Número de telefone: (004930)7262-8120
E-mail: brasemb.berlim@itamaraty.gov.br
Outras cidades alemãs que contam com Embaixada Brasileira são Frankfurt e Munique.