Bandeira:

Capital: Berlim

Língua:Alemão

Área: 357.1682 km²

População: 82175700

Fuso horário: UTC/GTM 1

Moeda: EURO (EUR)

Código telefone: +49

Tipo de tomada (plugue): 230 V AC, 50Hz. Tomada tipo F ou Schuko. Esse tipo de plugue também funciona com o Tipo C (europlug) e tipo E.

Como morar legalmente na Alemanha com o visto ETIAS

 

A Alemanha tem muito a oferecer em termos de trabalho e estudo. O país também é considerado uma referência no que diz respeito à segurança, estabilidade e qualidade de vida e eficientes sistemas de transportes, motivos suficientes para chamar a atenção de brasileiros e incentivá-los a mudar para o país. Se você quer ficar na Alemanha mais que os 90 dias permitidos pelo visto ETIAS, então você terá que solicitar o visto pertinente (de trabalho ou estudo, por exemplo).

Uma vez terminados os 90 dias do visto ETIAS você deverá dirigir-se ao Departamento de registro (Einwohnermeldeamt) e pedir o visto de residência (Aufenthaltstitel). Na Alemanha você precisa primeiro se registrar no departamento de registro de moradores (Einwohnermeldeamt) de sua cidade. Em seguida, você deve ir ao departamento de imigração (Ausländeramt). Lá, você irá receber um visto de residência, que é uma carteira com o seu status de residência. A carteira contém informações como quanto tempo você poderá permanecer na Alemanha e se você tem permissão para trabalhar.

Se você quer estudar na Alemanha, primeiro terá que encontrar uma universidade que ofereça o seu curso, ou no caso de um MBA ou doutoramento, que ofereça o que você pretende estudar. Depois é importante checar os critérios de admissão da instituição, já que cada universidade é diferente. Ainda que muitas peçam um nível médio de alemão é possível encontrar cursos leccionados em inglês. A grande vantagem de estudar na Alemanha são as oportunidades que você terá de encontrar emprego aqui, e possivelmente passar a residir no país. Diversos estudantes ficam a viver na Alemanha uma vez finalizados seus estudos.

Se uma das razões que fazem você não ter a certeza de que a Alemanha é um país ideal para visitar, morar ou estudar é a língua então você pode fazer um curso de integração. Em certas situações, o curso de integração é compulsório. Neste curso, você irá aprender melhor o idioma alemão. Nele, você também receberá informações importantes sobre a vida na Alemanha.