Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

O que considerar ao viajar para a Alemanha?

Mapa da Europa

viajar para a alemanha

Um país histórico, com lugares incríveis para visitar e uma cultura única: assim podemos descrever a Alemanha, uma das nações mais procurados da Europa em viagens à turismo. Assim como outros países do Velho Continente, a Alemanha não exige um visto específico para os turistas brasileiros, o que representa uma vantagem extra para quem quer embarcar nessa viagem.

Na hora de planejar sua estadia, existem alguns itens que é preciso considerar ao viajar para a Alemanha, desde etapas mais burocráticas, como a documentação a ser apresentada na imigração, até a escolha dos melhores lugares e festas para visitar. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo os dias em terras alemãs.

O que é preciso para visitar a Alemanha?

A Alemanha, assim como outros países da Europa como Espanha e Luxemburgo, não exige um visto específico dos turistas brasileiros. Isso significa que ao invés de ir até um Consulado ou Embaixada antes mesmo de embarcar no avião, quem é cidadão do Brasil pode receber o visto de turismo no momento de entrada no país, na imigração.

Por conta disso, quem viaja para a Alemanha precisa de um passaporte dentro do prazo de validade, com pelo menos três meses para vencer após a saída do território europeu. Como a Alemanha é um dos 26 países que compõem o Espaço Schengen, a partir de 2022 também é necessário contar com a autorização de viagem ETIAS para passar pela imigração.

A autorização de viagem ETIAS é um sistema eletrônico de controle migratório. O viajante deve preencher um formulário online, pagar uma pequena taxa em Euros e aguardar a aprovação (ou negativa). Se o turista for aprovado, deve apresentar a autorização ETIAS na imigração, caso contrário, precisará procurar por outros tipos de visto. A aprovação ou não do ETIAS é feita com base em dados policiais da Interpol e registros de viagens anteriores do candidato.

A Alemanha também estabelece um valor mínimo em Euros por dia de permanência do turista em seu território, que pode ser questionado pelo agente migratório. O seguro saúde é obrigatório e é uma proteção que o visitante tem em caso de qualquer emergência médica.

Quais lugares visitar na Alemanha?

Uma das maiores vantagens da Alemanha é a qualidade do transporte público. Quem visita o país pode incluir em um mesmo roteiro várias cidades importantes, fazendo a conexão entre elas de ônibus ou de trem. Também é possível visitar países próximos, como Polônia e Bélgica. Com a autorização de viagem ETIAS essa passagem por fronteiras fica ainda mais rápida, uma vez que já houve um controle prévio na entrada da Europa.

Entre as principais cidades da Alemanha está Berlim, a capital do país, que tem um ar mais moderno e forte investimento em tecnologia, além de abrigar os resquícios do muro que separava a Alemanha Ocidental da Oriental. Munique também é uma ótima opção, especialmente pela quantidade de museus e construções históricas. Quem gosta de história precisa conhecer Colônia, uma das mais antigas cidades do país, com arquitetura que retrata diferentes períodos.

Para quem está no clima de festa, Frankfurt é o melhor lugar da Alemanha para visitar, já que é responsável por uma das maiores Oktoberfests do país. Para quem vai viajar no Natal, a dica é conhecer Nuremberg, que se transforma completamente no período de festas de final de ano e ganha um clima todo especial.

Visitar a Alemanha é uma grande oportunidade de conhecer um país rico em história e cultura – a verdade é que existem dezenas de bons lugares para visitar. Na hora de elaborar o roteiro, fique atento com os documentos que precisam ser apresentados na imigração para ter somente bons momentos ao entrar nesse país.