Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Vantagens de estudar em Portugal se você é brasileiro

Mapa da Europa

estudar em portugal

Conhecer uma nova cultura, aprender com as diferenças e ter uma evolução considerável no currículo: essas são apenas algumas das vantagens de estudar em Portugal. Para os brasileiros, o idioma também tem um importante papel para essa decisão, afinal, ainda que tenham algumas diferenças, a base da língua é a mesma.

Se você quer mais informações sobre como estudar na Europa ou em Portugal, saiba que o processo envolve algumas etapas e você vai precisar de um Visto de Estudo para entrar no país e fazer seu curso. Existem opções de graduação, pós graduação e mestrado das mais diversas áreas e em universidades de reconhecimento internacional. Uma escolha certeira para seu futuro profissional.

Como funciona a educação em Portugal

Para saber como estudar em Portugal é interessante entender como a educação funciona no país. A verdade é que a estrutura escolar é muito semelhante à nossa, especialmente na etapa de terceiro grau. Embora não seja impossível para uma criança brasileira estudar em Portugal, o mais comum é que as pessoas façam cursos em outro país somente na idade adulta.

Nesse sentido, você pode fazer um intercâmbio de alguns períodos durante a faculdade, completar toda a graduação, participar de uma pós graduação, fazer um mestrado em Portugal para brasileiros, doutorado, pós-doutorado, sendo que as últimas três opções tem possibilidade mista (ou sanduíche), em que o estudante faz parte do curso no Brasil e parte na Europa.

O ano letivo em Portugal é um pouco diferente do brasileiro, começando sempre no mês de setembro. O primeiro semestre vai de setembro a janeiro, com uma parada para Natal e ano novo. O segundo semestre vai de fevereiro à junho. De junho à setembro são os meses de férias, que coincidem com o verão europeu.

Como estudar em Portugal

Mas se o tema for como estudar em Portugal, tudo depende da fase de formação que você está no momento. Se você estiver na faculdade, o primeiro passo é buscar o setor de Relações Internacionais da sua universidade no Brasil. Muitas instituições contam com acordos firmados com Universidades portuguesas, com intercâmbios de 3 a 12 meses. O que você estuda fora valida matérias brasileiras.

Já para pós graduação em Portugal para brasileiros, o processo costuma ser feito “por conta própria”. Ou seja, você pesquisa uma instituição de ensino portuguesa que ofereça o tipo de pós que você deseja, se inscreve e aguarda a resposta. Para pós graduação, é mais comum que o estudante pague pelo curso.

Agora, se você quer fazer um mestrado em Portugal para brasileiros (ou doutorado e pós-doutorado), é necessário se candidatar no site da universidade que você escolher. O processo é muito semelhante ao que vemos nas faculdades brasileiras, em que o candidato apresenta um projeto que deseja desenvolver. É possível até conseguir uma bolsa para desenvolver o estudo.

Vantagens por fazer parte da União Europeia

Por ser um país que faz parte da União Europeia, isso por si só pode ser considerada uma das vantagens de estudar em Portugal. Afinal, ao fazer seu Visto de Estudos para fazer uma pós graduação em Portugal para brasileiros (ou qualquer outro curso oferecido), você tem a possibilidade de transitar por outros países do Velho Continente.

Isso significa que além de estudar, fazer uma especialização como uma pós graduação em Portugal para brasileiros, você pode visitar regiões que foram fundamentais para a construção da história da humanidade. Sem dúvidas, uma ótima forma de enriquecer suas experiências culturais e ganhar mais repertório.

Outra das vantagens de estudar em Portugal é o reconhecimento para o currículo, seja no Brasil ou para conquistar uma colocação em empresas do exterior. Universidade do Porto, Lisboa e Coimbra estão entre as melhores do mundo e contar com um mestrado em Portugal para brasileiros pode fazer diferença e colocar você em uma posição de vantagem diante de outros candidatos.

Idioma

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos cidadãos do Brasil ao viajar ao exterior, seja à turismo ou à estudos, é o idioma. Somos um dos poucos países que tem no português a língua oficial, e aprender outro idioma, enquanto realiza-se um curso, pode ser bem complicado. E é aí que entra mais uma das vantagens de estudar em Portugal.

Se você está pensando em fazer um curso de especialização, por exemplo, mas tem dificuldade no inglês ou espanhol, uma pós graduação em Portugal para brasileiros pode ser uma ótima escolha. Afinal, mesmo com as diferenças de pronúncia, não é tão complexo entender o que os professores e colegas portugueses falam e a adaptação é mais rápida.

Na hora de se candidatar para um mestrado em Portugal para brasileiros ou para outros cursos oferecidos pelas universidades, lembre-se de conferir os requisitos, incluindo os documentos que são necessários para tirar o Visto de Estudo. Seguir as regras é a melhor forma de ter uma estadia tranquila, totalmente focada na sua educação e carreira.