Como funciona o visto de turismo Europeu para brasileiros?

Com a criação do autorização ETIAS, todos os brasileiros, incluindo menores, deverão solicitar esta autorização antes de viajar para a Europa.

Para solicitar o ETIAS para fazer turismo na Europa, é necessário preencher um formulário online com seus dados pessoais, como nome completo, endereço e, responder a algumas perguntas sobre segurança. Também deve-se indicar o nome do país de chegada ao Espaço Schengen e os dados do seu passaporte. Antes de enviar seu formulário, você terá que pagar as taxas para processar o visto.

Uma vez pagas as taxas e se cadastrado no sistema ETIAS, seu pedido será processado, o que pode demorar até 72 horas. Se o visto for aprovado, o solicitante recebe o certificado via e-mail. Se o visto for negado, recebe um e-mail com o porquê e, pode recorrer da decisão.

Os documentos necessários para poder se cadastrar no sistema ETIAS são:

  • Passaporte
  • Endereço de e-mail válido
  • Cartão de débito ou crédito

Quando pedir o autorização ETIAS para viajar como turista para Europa

Depois de decidir que deseja visitar a Europa, a primeira coisa a fazer é revisar seu passaporte. Para poder solicitar seu ETIAS, seu passaporte deve ser válido por pelo menos 6 meses a partir da data de entrada na Europa. Se a validade do seu passaporte for inferior a 6 meses, é preciso fazer um novo.

Uma vez tenha todos seus documentos, deverá solicitar a permissão ETIAS. É recomendável que faça a solicitação com pelo menos 2 semanas de antecedência para evitar atrasos.

Quais os países que posso visitar com a autorização ETIAS

O ETIAS permite ao seu portador viajar à turismo pelos 26 países do Espaço Schengen. É importante lembrar que nem todos os países europeus fazem parte do Tratado Schengen e, que nem todos os países do Tratado Schengen fazem parte da Europa.

Os países que você pode visitar com a permissão ETIAS são:

Quanto tempo posso permanecer como turista na Europa com o ETIAS?

O autorização ETIAS permite ao seu portador permanecer no Espaço Schengen durante 90 dias (3 meses), que podem ser renovados ao ficar fora dos países por 180 dias. O ETIAS é válido por 3 anos e é um visto de entrada-múltipla, que significa que durante a sua validade o viajante poderá entrar todas as vezes que quiser no Espaço Schengen.

Se quiser ficar mais tempo na Europa com turista, poderá pedir para prolongar seu ETIAS, por outros 90 dias. Contudo, a resposta dependerá do país onde quer permanecer.

O que acontece se ultrapassar a data limite do visto de turismo Europeu?

No caso de exceder o tempo limite do seu visto de turismo para a Europa, corre-se o risco de ser banido de entrar na Europa por um período de 1 a 5 anos. O turista também fica passível de sofrer alguma multa a ser paga antes de deixar o continente Europeu, que varia de acordo com cada país e de quanto tempo o viajante ficou além do prazo de validade do seu visto.