Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Tipos de turismo que podem ser realizados na Europa

Mapa da Europa

controle de fronteira europa

A Europa é o destino perfeito para quem quer fazer diferentes tipos de turismo em uma só viagem. Com atrações para todos os gostos e bolsos, as melhores cidades da Europa abrigam construções históricas, paisagens naturais e pontos turísticos que viraram cartões postais para o mundo.

A verdade é que é possível fazer essa viagem focando em diferentes aspectos de uma região. Tudo depende das preferências e da disposição de cada pessoa. Ao planejar sua aventura, considere o seu estilo de viagem para descobrir se o destaque ficará por conta dos melhores monumentos da Europa, dos museus ou de programas totalmente diferentes do usual.

Turismo cultural

A Europa é conhecida como o Velho Continente – e não é à toa. As melhores cidades da Europa datam de séculos passados, tendo importante papel para o desenvolvimento da humanidade como um todo. Por isso, não há lugar melhor para fazer turismo cultural que a Europa.

Cidades como Itália e França contam com museus e construções que abrigam alguns dos melhores monumentos da Europa. Cada local possui centenas de histórias, além da presença de igrejas e museus que retratam com perfeição como era a vida em outros períodos.

O turismo cultural na Europa é também uma ótima forma de aprender e aumentar o conhecimento. Muitos dos monumentos e construções marcam presença nos livros de história, e nada melhor do conhecê-los pessoalmente para ter uma outra visão. Quem gosta de temas relacionados à arquitetura, artes e história precisa escolher este entre os tipos de turismo.

Turismo de aventura

Se o turismo cultural na Europa for muito calmo para você, um pouco de aventura pode ser a solução! Seja em visitas em meio à natureza selvagem ou em parques construídos para causar fortes emoções nas melhores cidades da Europa, não faltam oportunidades de colocar sua coragem à prova.

A Islândia é um ótimo exemplo de destino para quem quer focar neste tipo de turismo. Com paisagens naturais preservadas, o viajante precisa de disposição e um espírito aventureiro para escalar montanhas e visitar ambientes praticamente isolados. Uma curiosidade é que, apesar de fazer parte do Espaço Schengen, a Islândia não é associada à União Europeia.

Países com neve também são boas escolhas para o turismo pela Europa. Assim, é possível alugar equipamentos para esquiar, descer montanhas e sentir na pele esta emoção. Além disso, as melhores cidades da Europa costumam contar com parques de diversão preparados para receber os visitantes.

Turismo para relaxar

Depois de caminhar bastante no turismo cultural na Europa e se aventurar em parques de diversão, é sempre interessante relaxar para repor as energias. Se você procura entre os tipos de turismo aquele que permite descansar, então seu estilo é o turismo para relaxar.

Seja em spas de águas quentes naturais da Suíça ou nos melhores monumentos da Europa que são mais isolados dos grandes centros, como a Áustria, é possível passar momentos calmos pelo Velho Continente. Quase todas as melhores cidades da Europa oferecem locais relaxantes para visitar e fazer uma parada estratégica entre uma programação e outra.

Turismo de natureza

Fazer turismo pela Europa também é uma ótima forma de conhecer diferentes climas e condições geográficas. Em um continente tão amplo, o que não faltam são chances de mergulhar em uma natureza rica, totalmente diferente daquela que vemos no Brasil, com locais que vão do calor do litoral ao frio da neve.

Se você optar pelo contato com a natureza ao invés do turismo cultural na Europa vai ter a oportunidade de conhecer florestas e parques bastante preservados. Entre os países do continente, existem vários Parques Nacionais, protegidos pelos órgãos competentes de cada nação, e em alguns casos, denominados patrimônio da Unesco.

Alguns dos melhores monumentos da Europa para o turismo na natureza são o Nationalpark Sächsische Schweiz, entre a Suíça e a Alemanha, que conta com paisagens rochosas e mata nativa; o Parque Nacional Plitvice na Croácia, com 16 lagos e cascatas e vegetação preservada; e o Parque Nacional Sarek na Suécia, cheio de montanhas, glaciares, vales, e em alguns casos, com Aurora Boreal.

O que é preciso para fazer turismo pela Europa?

Cada país conta com regras próprias para a entrada de brasileiros em seu território. Entretanto, aqueles que fazem parte da União Europeia e/ou do Espaço Schengen exigem a apresentação de passaporte válido e da autorização de viagem ETIAS, uma espécie de visto feito de forma online, obrigatória a partir de 2021.

Antes de arrumar suas malas e fazer turismo pela Europa, solicite a sua permissão ETIAS e confira no site do Consulado do país de destino quais são os documentos exigidos pela imigração. O visto para quem vai fazer um desses tipos de turismo é o Visto Turista, com validade de 90 dias – tempo suficiente para conhecer os melhores monumentos da Europa e voltar para casa cheio de boas lembranças.