Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Brasileiros precisam de cadastro para entrar na Europa

Autorização de viagem de 90 dias para brasileiros na Europa

A autorização de viagem ETIAS foi criada pela União Europeia como nova regra de controle para todos os viajantes, incluindo brasileiros, por meio do preenchimento de um questionário online. O sistema ETIAS coletará dados dos viajantes (como nome, data de nascimento, motivo da viagem, país de entrada na Europa, etc.) antes do embarque. Todos os brasileiros que viajam para a Europa vão precisar se cadastrar no sistema ETIAS para ter direito de entrar e se locomover por todos os países do Espaço Schengen.

Documentos para entrar na Europa: O que você vai precisar

O objetivo do sistema de autorização ETIAS é dar mais controle migratório para a União Europeia, operando também contra as ameaças terroristas que o continente tem sofrido nos últimos anos. Todos os brasileiros que viajem para a Europa vão precisar ter um passaporte válido por 6 meses e uma autorização ETIAS.

Os documentos que os brasileiros vão precisar ter para aplicar para um ETIAS são:

  • Passaporte válido por 6 meses;
  • E-mail – sua isenção de visto ETIAS será enviado para o seu e-mail;
  • Um cartão de débito ou de crédito válido para pagar a taxa do ETIAS.

ETIAS para Brasileiros na Europa

A partir de 2021 é obrigatório contar com a autorização ETIAS para estadias de curta duração de até 90 dias para qualquer um dos países ETIAS. Saiba mais sobre os requisitos do pedido de visto do ETIAS para brasileiros que viajam para a Europa.

A autorização ETIAS também inclui países que fazem parte do Espaço Schengen, mas não da União Europeia, o que significa que todos os brasileiros podem viajar para esses países sem necessidade de documentação extra, somente com o passaporte e a permissão ETIAS

Requisitos do ETIAS para Brasileiros

Todos os brasileiros tem de preencher o formulário online para solicitar a permissão de viagem ETIAS para entrar em qualquer um dos países membros do Espaço Schengen.

Os viajantes brasileiros vão ter que providenciar informações pessoais no formulário ETIAS, tais como:

  • Nome completo.
  • Local e data de nascimento.
  • Sexo.
  • Endereço.
  • Número de telefone e e-mail.
  • Nível Acadêmico ou informação do emprego atual.
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido.
  • País membro de chegada.
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

É importante lembrar que o que conhecemos por Europa é diferente do Espaço Schengen. A Comunidade Europeia é uma união econômica e política composta por 28 países europeus. O
Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas.

Um total de 26 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e quatro países que não são membros da União Europeia (Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. A Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.

A União Europeia e o tratado Schengen são dois acordos diferentes, ainda que ambos envolvam países europeus.

Existem também 3 microestados que embora não tenham assinado o acordo Schengen fazem parte do Espaço Schengen. São eles Mônaco, San Marino e Vaticano.

O ETIAS permite a todos os brasileiros viajarem pelos países integrantes do espaço Schengen também conhecidos como países ETIAS.