Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Principais capitais europeias para visitar

Mapa da Europa

principais capitais europeias para visitas

Quando pensamos na viagem dos sonhos, as imagens que vem à mente da maioria das pessoas são das paisagens europeias. Com vários pontos turísticos e uma tradição histórica que remonta o começo da humanidade, as capitais europeias abrigam arquitetura, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego. Atualmente, mais de 800 mil brasileiros optam por um país europeu como destino de férias. Você está pensando em fazer as malas para viajar? Conheça as capitais europeias para visitar e o que há de melhor em cada uma delas!

O que você precisa saber sobre viajar para a Europa

Todo país conta com regras específicas para permitir a entrada dos turistas. Por isso, quando você decidir seu destino, lembre-se de pesquisar se há alguma norma que deve ser seguida quanto à visto, documentos e itens que você pode levar na mala. Entretanto, por conta da União Europeia, alguns elementos são regras para todos os países.

Para entrar na Europa o brasileiro precisa apresentar um passaporte válido. Todos nós temos direito ao visto de turista, o que significa que podemos permanecer em um país da Europa por até 90 dias, com possibilidade de renovação desde que você mude de país e fique fora por 180 dias. Tome cuidado para não ficar ilegal, já que esse tempo “extra” pode custar uma proibição de voltar a visitar o país, além de uma multa.

Além disso, você também precisa contar com a autorização ETIAS. Essa autorização de viagem foi desenvolvida pela União Europeia para melhor controle de imigração. A partir de 2021, é obrigatório apresentar o ETIAS para entrar e circular pelos países europeus. Para garantir o seu ETIAS, basta preencher um formulário e pagar uma taxa. O ETIAS também é obrigatório para a circulação de estrangeiros no Espaço Schengen, um tratado que liberou o comércio e facilitou a mobilidade entre 26 países.

Outros elementos que você precisa ter para viajar para a Europa é um seguro saúde, que será utilizado caso você tenha alguma complicação de saúde, e o comprovante internacional de vacina. Esse comprovante é dado quando você toma a vacina de febre amarela, e para quem já está vacinado, pode conseguir o certificado via internet.

Quando você tiver o passaporte, a autorização ETIAS, o seguro saúde e o comprovante internacional de vacina, já pode definir uma das principais capitais europeias como destino e verificar se há algum documento específico exigido no país.

Capitais europeias para visitar

Fazer uma viagem à turismo é sempre uma delícia! Mas com tantos lugares interessantes para visitar, pode ser difícil escolher o destino ideal. Para te ajudar na escolha, selecionamos algumas das capitais europeias mais visitadas pelos brasileiros. Confira!

Lisboa – Portugal

Os brasileiros descobriram recentemente as belezas que Lisboa esconde. Por muito tempo, o país não foi considerado um destino turístico, mas é fácil entender porque hoje Lisboa é uma das capitais europeias mais visitadas pelos brasileiros.

Com uma arquitetura bastante característica da cultura portuguesa, Lisboa está localizada junto ao Rio Tejo e oferece aos turistas uma paisagem deslumbrante e um clima agradável para caminhadas ao ar livre. Entre os pontos turísticos mais interessantes estão o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e a Praça do Rossio. Se você gosta de peixe, vai adorar a gastronomia local, mas é claro que você não pode deixar de experimentar o tradicional pastel de nata. Para fechar com chave de ouro, aproveite para conhecer a amabilidade do povo português, sempre disposto a receber bem os turistas.

Paris – França

Visitar a cidade luz é um sonho frequente dos brasileiros. Paris tem um charme inegável, além de uma arquitetura que remonta diferentes períodos históricos. Além disso, conta com monumentos que estão no imaginário coletivo, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o gigantesco Museu do Louvre.

Paris é uma das principais capitais europeias e é totalmente preparada para receber os turistas – afinal, é a cidade mais visitada do mundo. Uma das atividades diferentes que você pode experimentar é um passeio de barco pelo rio Sena, combinado com uma parada em um bistrô para apreciar uma taça de vinho. Você vai se encantar com o ritmo de vida que só os parisienses sabem levar.

Madrid – Espanha

Outra capital importante na Europa é Madrid, na Espanha. Com vários pontos turísticos e um clima agradável, é possível reservar alguns dias por aqui sem ficar cansado das paisagens. Entre os pontos mais famosos estão o Parque do Retiro, o Museu do Prado, o Palácio Real e a Plaza Mayor.

Além de ter atrativos interessantes, Madrid é uma cidade próxima à Barcelona, com possibilidade de fazer esse trajeto de trem rápido. Em Barcelona você também pode conhecer a Igreja da Sagrada Família e as obras do arquiteto catalão Gaudi.

Roma – Itália

Uma das capitais europeias mais antigas, que já foi palco de grandes impérios e conseguiu conservar boa parte de seus monumentos. Roma é uma cidade cheia de encantos e pontos turísticos famosos, como o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Panteão de Agripa, a Capela Sistina, entre outros – é bom você reservar alguns dias para conseguir visitar tudo isso.

Somados a esses pontos turísticos incríveis, temos a maravilhosa culinária italiana, que sabe preparar as melhores pizzas e massas, combinados com vinhos saborosos. É um lugar para encher o coração de boas experiências.

Praga – República Checa

Quer fazer uma verdadeira viagem no tempo? Então, você precisa conhecer Praga! Essa é uma das principais capitais europeias e consegue mesclar a modernidade com arquiteturas de centenas de anos atrás, com castelos e torres muito bem conservados.

Você pode aproveitar o dia para fazer caminhadas e conhecer pontes famosas, como a Ponte Carlos. As praças da cidade também são pontos interessantes. Por fim, é imperdível visitar o Relógio Astronômico, que funciona há 600 anos!

Qual a melhor época para visitar uma das principais capitais europeias?

Isso depende muito do seu estilo de viagem. Em vários países da Europa as estações são bem marcadas, o que pode ser um ponto contra caso você não goste de muito calor no verão ou muito frio no inverno. Por isso, programe-se para ir em um período em que você se sente melhor com o clima.

Outro item a ser considerado é o mês. Agosto costuma ser o período de férias dos europeus, onde as cidades ficam mais calmas e vazias – mas também contam com lojas e estabelecimentos fechados. Caso você seja uma pessoa que gosta de agito, evite viajar em agosto, assim como o contrário também se aplica.

No final, de qualquer forma você vai amar conhecer uma dessas capitais europeias ou outras que não apareceram na lista. Certamente, não vai faltar cultura, belas paisagens e muita gastronomia de qualidade. E aí? Já decidiu o seu destino?