Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Países com mais brasileiros na Europa

Mapa da Europa

Pases com mais brasileiros na Europa

Morar em outro país está na lista de objetivos de centenas de brasileiros. Atraídos por melhores oportunidades de trabalho, possibilidade de estudos e maior segurança, muitas pessoas fazem as malas e deixam o Brasil, atravessando um oceano para migrar para a Europa. Já são tantos cidadãos morando em outras nações que é possível elencar quais são os países com mais brasileiros na Europa.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgados em 2019, o Brasil está entre os 50 países que mais emigram para outras nações do mundo, na 17ª colocação.

Estados Unidos e Japão continuam sendo bastante procurados para quem quer recomeçar a vida em outro lugar, mas a Europa entrou definitivamente no mapa dos brasileiros por diferentes fatores.

A facilidade de documentação é um deles, já que muitas pessoas conquistaram a dupla cidadania de um país europeu nos últimos anos, documento que pode ser passado de geração para geração. Por conta da União Europeia, quem tem cidadania de uma das 27 nações que compõem o bloco econômico pode escolher um dos países para viver legalmente, usufruindo dos direitos de quem ali nasce.

Além disso, a comunicação também é um fator importante para os brasileiros que escolhem morar na Europa. Portugal compartilha o idioma português conosco, tendo essa língua uma grande semelhança com espanhol e italiano, o que resulta em boas opções para moradia. Quem domina o inglês pode ainda estabelecer residência em países como Irlanda e Holanda.

Por fim, muitas áreas de trabalho carecem de profissionais qualificados na Europa, o que faz com que dezenas de brasileiros sejam aptos para preencherem essas vagas. Por mais detalhado que um processo de visto de trabalho possa ser, muitas empresas tem o objetivo de trazer trabalhadores do Brasil, o que faz desse mais um bom motivo para escolher o Velho Continente como moradia.

Principais países da Europa com imigrantes brasileiros

Com 50 países no Continente Europeu, sendo 27 deles membros da União Europeia, a verdade é que em todos os países da região é possível encontrar pessoas que vieram do Brasil. Entretanto, existem alguns destinos que recebem maior atenção dos emigrantes, os países com mais brasileiros na Europa, Portugal é um deles.

É fácil entender o motivo de Portugal ser um dos países com mais brasileiros na Europa: além da conexão histórica e cultural, compartilhar o mesmo idioma é um facilitador para uma adaptação bem sucedida.

Portugal é também um ótimo país para quem quer estudar, seja um curso de graduação, pós ou mestrado, tendo algumas das universidades mais antigas do mundo em seu território.

A Itália também está entre as nações europeias com maior número de imigrantes brasileiros. Isso acontece porque muitos conseguem na justiça o direito da cidadania italiana, sendo este um dos poucos países do Velho Continente com leis mais flexíveis relacionadas ao tema. Além da segurança e da qualidade do serviço de saúde, estar perto de marcos históricos da humanidade também influência na escolha do país.

Espanha está em terceiro lugar no ranking dos países com mais brasileiros na Europa, com uma comunidade do Brasil bastante representativa. A Espanha conta com cidades e regiões dos mais variados estilos e a semelhança com o idioma falado pelos cidadãos com o português também representa um benefício aos olhos dos emigrantes.

Dezenas de brasileiros procuram anualmente a Irlanda para fazer essa mudança de vida, especialmente por ter uma cultura de receptividade com os estrangeiros. A Irlanda fala predominantemente inglês e há bastante espaço no mercado de trabalho para áreas de tecnologia e turismo.

A Suíça também conta com uma boa porcentagem de brasileiros vivendo em suas terras. A qualidade de vida da nação é inquestionável, e uma vez que a população local está envelhecendo, há necessidade de mão de obra para áreas de construção civil, informática, educação e saúde, áreas que os brasileiros tem bom nível de profissionalização.

Documentos necessários para visitar ou morar na Europa

Antes de fazer qualquer planejamento para dar uma virada completa em sua vida e mudar para um país europeu, o ideal é fazer uma visita pela Europa antes de tomar qualquer decisão. Para isso, os viajantes brasileiros vão precisar do passaporte dentro da validade para receber o visto de turismo de até 90 dias, além da autorização de viagem ETIAS, uma espécie de visto eletrônica que aprova a entrada de imigrantes, mesmo em viagens de curta duração.

Para tirar o seu ETIAS, é necessário preencher um formulário online, pagar uma pequena taxa em Euros e esperar a aprovação (ou negativa) do pedido no e-mail. O sistema do ETIAS cruza dados de diferentes fontes e avalia se você está apto para entrar no país em questão. É uma ferramenta importante para controle migratório e políticas antiterroristas da União Europeia.

Se sua experiência nessa visita à Europa for positiva, está na hora de se preparar dentro da legislação de cada nação. Saiba que é imprescindível procurar meios legais para fixar residência, seja pela dupla cidadania ou pelo visto de trabalho. Cada país conta com um processo específico e é uma má ideia estar ilegal em outro continente. Com as devidas providências tomadas, essa mudança tem tudo para ser positiva.