ETIAS Visa for Europe Os melhores sítios e dicas para ver a Aurora Boreal na Europa - Etias Brasil

Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Os melhores sítios e dicas para ver a Aurora Boreal na Europa

Mapa da Europa

ver a Aurora Boreal na Europa

A aurora boreal é provavelmente o fenômeno natural e visual mais bonito e admirado do mundo. É um jogo de luzes de cores, diferentes e, impressionante que pintam o céu e contrastam com o branco da neve polar durante o inverno.

Este fenômeno ocorre nas regiões polares durante os meses do inverno e é extremamente difícil de prever. Contudo, existem alguns lugares ideais que aumentam sua probabilidade de se encontrar com esta fascinante atração.

Se você sonha com um dia poder ver de perto a aurora boreal, dá uma olhada na nossa lista dos melhores sítios na Europa onde isso é possível!

Mas antes de fazer sua mala e ir para o aeroporto, não esqueça de se cadastrar no permisso ETIAS . O ETIAS é o nova autorização européia que permite você viajar e explorar o velho continente durante 90 dias, o tempo ideal para viajar, explorar e estudar.

Tromso na Noruega

No norte da Noruega, acima do círculo polar ártico, a cidade de Tromso garante uma visão única da aurora boreal. A cidade é conhecida como a ‘capital da aurora boreal’, já que é sem dúvida o melhor sítio para assistir ao maior espetáculo da natureza que chega com o fim do verão. Quanto mais longe das luzes artificiais da cidade, melhor se vai poder ver o espetáculo da aurora boreal. A melhor época para ver o fenômeno é entre os meses de setembro e março. Outros sítios na Noruega donde se podem observar auroras boreais são: as ilhas de Lofoten, Vesteralen e por toda a extensão do cabo do litoral até ao Cabo do Norte.

A aurora boreal é sem dúvida a principal atracção da cidade, mas o país escandinavo conta ainda com outras atracções, sobretudo para aqueles que gostam de natureza, como o sol da meia-noite e os famosos fiordes.

Tromso na Noruega aurora boreal

Lapônia e Suécia

Situado na região da Lapônia, a vila e o Parque Nacional de Abisko, são os locais perfeitos para observar a aurora boreal, graças ao seu microclima. Durante a o inverno, o Parque Nacional de Abisko prepara atrações especiais para os visitantes, como o lago Tometrask e Aurora Sky Station, onde poderá disfrutar de um jantar antes de ver o espetáculo. Outros sítios na Suécia ideais para ver a aurora boreal são Kiruna, Lulea e Jukkasjärvi.

laponia e suecia aurora boreal

Luosto na Finlândia

São muitos os lugares na Finlândia que oferecem a visão perfeita para ver a aurora.

A cidade de Luosto é um os locais de eleição para ver o espetáculo de luzes. A região conta com hotéis com tectos de vidro assim como alarmes que tocam sempre que as luzes coloridas enchem o céu. Em Sodankyla podemos também encontrar o Centro de Investigação de Auroras Boreais. Também é possível avistar o fenômeno na cidade de Nellim, com o lago Inari, completando o cenário. A ponte Paatsjoki, na vila de Nellim, quase na fronteira com a Rússia, tem 90% de chances de observação. Cada ano, entre dezembro e o final de março, neste sítio organizam o tour Nellim Aurora Quest, onde guiam os visitantes até ao melhor local para ver o fenômeno. Outras opções a explorar são Muonio ou Kilpisjarvi.

aurora boreal na finlandia

Ver as Auroras Boreais na Islândia

A Islândia é um dos países onde melhor se podem observar as auroras boreais. O ponto ideal é sem dúvida o Jokulsarlon Glacier Lagoon, a 250 km da capital Reykjavik. Também próximo de Reykjavik, o Parque Nacional de Pingvellir tem amplas planícies, ideais para observar o este maravilhoso fenômeno.

Além de um sítio propício para ver a aurora boreal, a Islândia oferece ainda aos seus visitantes outras maravilhas naturais, como vulcões, geleiras, gêiseres e fiordes.

auroras boreales na islandia

Dicas gerais para ver Aurora Boreal

Presenciar a aurora boreal é para muitos o sonho de uma vida, portanto é importante planejar sua viagem ao mais pequeno detalhe para ter a certeza que não deixa escapar a oportunidade de ver este fenômeno. Antes demais, para ir para a Europa é preciso se cadastrar no sistema ETIAS que é o novo permisso para viajar para a Europa. Uma vez você preenche o formulário online, receberá o autorização por email, e poderá entrar e viajar pela Europa durante 90 dias. Uma vez tenha todos os documentos para a sua viagem é o momento de planear e reduzir a zero todas as dúvidas possíveis sobre sua viagem e estadia para poder presenciar o maior espetáculo do mundo!

Quando acontece a Aurora Boreal?

A aurora boreal pode ocorrer a qualquer momento, e pode ser vista sempre que a massa coronal rompa o campo magnético.

Para poder observar o fenômeno, o céu deve estar muito escuro. É por isso que a melhor época do ano para presenciar o fenômeno é nas zonas do norte do globo durante o outono e o inverno, já que é quando existem menos horas de luz e consequentemente as noites são maiores. Porém, isso não quer dizer que seja impossível ver a aurora boreal em outras épocas do ano. Sempre que a intensidade da atividade magnética global esteja muito forte é possível presenciar o fenômeno. Outro ponto importante a ter em consideração é o Índice KP, que é uma medida para a atividade magnética global. O valor oscila entre zero e nove, sendo zero a indicação de atividade magnética nula e nove o nível mais alto. Se você está na parte norte da Escandinávia e Islândia, basta um índice de mais de 1 para ver as luzes da aurora. Contudo, quanto mais alto for o índice KP, mais espetacular é o evento.

Qual é a melhor época para ver a Aurora Boreal?

A aurora boreal é causada por uma explosão solar na qual bilhões de partículas energizadas são disparadas no espaço e ao entrar em contato com o campo magnético da Terra, uma parte dessas partículas é dirigida aos polos magnéticos. Uma vez estas partículas entram em contato com os gases da atmosfera, elas adquirem as cores verde (oxigênio), azul (hidrogênio) e vermelho (nitrogênio).

Como mencionamos anteriormente, a melhor época do ano para ver a Aurora boreal é entre o final do verão (Setembro/ Outubro) e o final do Inverno (Março/Abril), mais precisamente nos países Escandinavos, próximos ao Círculo Polar Ártico, como são a Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia.

As noites ideais para acompanhar esse espetáculo celeste são aquelas nas quais o céu está limpo e sem nuvens. Porém, ainda assim observar a aurora boreal é uma questão de sorte, de estar no lugar certo, no dia e na hora certos. Uma das maneiras de aumentar suas probabilidades é de se afastar das luzes das cidades e ir para localizações mais afastadas. Cada país tem tours específicos para isto que aumentam as suas chances.