Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Melhores maneiras de percorrer a Europa

Mapa da Europa

precorrer europa

Uma das grandes vantagens de viajar pela Europa é a facilidade de transporte. Diferente do Brasil, que possui um território bem grande, os países europeus são formados, em sua maioria, por pequenas regiões. Assim, é muito comum combinar em um mesmo roteiro de viagem várias nações.

Além disso, para viajar pela Europa os brasileiros precisam somente do passaporte válido para receber o Visto de Turismo para uma estadia de até 90 dias. A partir de 2021, o ETIAS passa a ser obrigatório. Trata-se de uma permissão de viagem que todos os estrangeiros devem solicitar para fazer sua viagem pelo Velho Continente e ter livre acesso aos países do Espaço Schengen.

Quando você viajar pela Europa, não deixe de considerar os diferentes métodos de transportes do continente – a mobilidade é um dos principais pontos positivos desse tipo de viagem. Você pode viajar na Europa de avião, trem, ônibus ou carro: tudo depende da sua preferência e do roteiro que tem em mente.

Viagem de trem pela Europa

A Europa possui uma boa e moderna malha ferroviária. Isso significa que fazer uma viagem de trem pela Europa é uma das melhores formas de conhecer os países. Esse meio de transporte é especialmente indicado em viagens de até 4 horas de distância. Mesmo que o avião para destinos dessa mesma distância levem uma hora de voo, o turista precisa chegar com antecedência, despachar bagagens e realizar outros trâmites. Ou seja, no final, o trem consegue ser mais prático e rápido.

Outra vantagem de uma viagem de trem pela Europa é a localização. A maioria das estações deixa os passageiros nos centros da cidade. Assim, se você tiver pouco tempo em alguma região, é possível deixar a bagagem em um guarda volumes da estação e sair para conhecer o que a cidade oferece.

As rotas mais famosas de viagem de trem pela Europa são Roma a Florença, Amsterdã a Paris, Viena a Budapeste, Paris a Nice, e Madri a Barcelona. É sempre importante conferir o trajeto para elaborar um roteiro inteligente. Uma viagem de trem pela Europa pode ser a melhor forma para aproveitar ao máximo sua estadia.

Viajar na Europa de avião

Certamente, para chegar no Velho Continente você vai precisar viajar na Europa de avião. Mas após o desembarque, fica a seu critério escolher o método de transporte para viajar pela Europa. Contar com o avião é interessante em viagens longas, com mais de 5 horas de duração.

Viajar na Europa de avião tem ainda uma vantagem extra: as companhias low cost. São empresas aéreas que oferecem passagens aéreas mais baratas, com adicionais que aumentam o valor. Por exemplo, o lanche e a bagagem despachada são pagos a parte nas companhias low cost.

Além disso, não é difícil encontrar passagens promocionais para destinos famosos, o que favorece a escolha de viajar na Europa de avião.

Viajar na Europa de ônibus

Quando pensamos em um roteiro europeu, geralmente pensamos em fazer uma viagem de trem pela Europa, até por ser um meio de transporte mais conhecido. Mas você sabia que é possível viajar na Europa de ônibus?

Nesse tipo de viagem, além de conseguir levar suas bagagens sem limite de peso, as passagens podem ser compradas “de última hora”, sem tanta variação de preço. Viajar na Europa de ônibus também significa ter um certo conforto, já que a maioria das poltronas são espaçosas, e os veículos costumam oferecer wi-fi e tomada.

Por conta disso, muitos turistas optam por viajar na Europa de ônibus durante a noite, para ter um gasto a menos com hospedagem e otimizar o tempo. Em destinos relativamente próximos, essa pode ser uma ótima opção.

Viajar na Europa de carro

Outra possibilidade que os brasileiros tem é viajar na Europa de carro. Nesse caso, você pode alugar um veículo já na saída do aeroporto. É importante contar com a carteira de habilitação internacional, um documento que você faz ainda no Brasil.

Viajar na Europa de carro é ótimo para trajetos em países próximos ou para conhecer mais cidades de uma mesma nação. Por exemplo, um roteiro entre Paris e Nice ou a Toscana, na Itália. Se sua viagem incluir amigos ou família, o carro pode se tornar também um meio de transporte de baixo custo.

Uma vantagem de viajar na Europa de carro é a possibilidade de parar onde e quando quiser, seja para conhecer uma vila charmosa, tomar um café ou se alongar depois de algumas horas sentado. Isso sem contar as belas paisagens que passam pelo caminho. Mas atenção: siga as regras de transito do país em questão para não receber uma multa em sua casa, no Brasil.

Viajar pela Europa

Não importa se você vai viajar na Europa de carro, ônibus, avião ou trem. Para entrar no continente é obrigatório apresentar o passaporte brasileiro. Você recebe no controle migratório o Visto de Turismo, com duração de 90 dias, renováveis após 180 dias fora da Europa.

Dentro da União Europeia, não é comum que alguém solicite o passaporte, exceto para o avião e em fronteiras entre países. Se você viajar na Europa de ônibus dentro da Itália, por exemplo, não precisará entregar o passaporte, mas terá o documento solicitado se sair da Itália para outro país.

De qualquer forma, escolha o método de transporte mais adequado para você, sempre pensando na otimização de tempo e roteiro, para fazer uma viagem incrível pelo Velho Continente!