Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Locais do Patrimônio Mundial em Portugal

Mapa da Europa

Patrimnio Mundial em Portugal

Portugal é um país rico em cultura e belezas naturais, além de ser um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa. Entre os bons motivos para visitar o país estão as construções históricas, que fazem parte do Patrimônio Mundial Portugal destacados pela UNESCO. Ao todo, são mais de 10 lugares reconhecidos pelo órgão.

Um Patrimônio Mundial Portugal é um local ou manifestação do país de grande importância, nos quesitos histórico, cultural e natural, tanto para seus cidadãos quanto para as pessoas ao redor do mundo. Ao ser reconhecido pela UNESCO, um patrimônio passa a ser protegido e receber recursos para preservação e conservação.

É por isso que quem quer conhecer os melhores locais Portugal precisa incluir a lista da UNESCO de patrimônios no roteiro. Afinal, são espaços altamente preservados, que retratam outros tempos e nos ajudam a entender um pouco mais da história.

Por que viajar para Portugal?

Portugal virou o destino preferido de centenas de brasileiros nos últimos anos, que passaram a descobrir as belezas do país e a facilidade de ter a mesma língua materna. Além da cultura rica, visitar um patrimônio Portugal é sempre uma boa ideia para quem vai viajar para o Velho Continente.

Com pontos importantes espalhados em diversas regiões da nação, não é difícil encontrar um Patrimônio Mundial Portugal na sua cidade de destino. Essa é também uma ótima oportunidade para vivenciar mais da história do país, especialmente porque, ao visitar Patrimônio Mundial Portugal, o viajante consegue absorver mais da cultura de um país que teve fundamental importância para o desenvolvimento de outras nações e continentes.

Quer mais um bom motivo para viajar para Portugal? A culinária é bastante característica e há quem defenda que comer um Pastel de Nata ou bom Bacalhau é como visitar Patrimônio Mundial Portugal, tamanha sua importância para a população. Vale a pena fazer uma parada estratégica nos restaurantes para conhecer o país pelo paladar.

Os melhores locais para visitar em Portugal

Ao planejar um roteiro de viagem para a Europa, alguns dos melhores locais Portugal precisam fazer parte da sua programação. Por ser um país bastante antigo, com estabelecimento do reinado em 1139 e independência reconhecida em 1143, existem dezenas de construções históricas interessantes para conhecer.

Mas se você quiser somente visitar patrimônio Portugal reconhecido pela UNESCO, a lista inclui 17 locais. São eles:

  • Centro Histórico de Angra do Heroísmo
  • Centro Histórico de Évora
  • Centro Histórico de Guimarães
  • Centro Histórico do Porto
  • Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações
  • Convento de Cristo
  • Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira
  • Mosteiro da Batalha
  • Mosteiro de Alcobaça
  • Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém
  • Paisagem Cultural de Sintra
  • Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
  • Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada
  • Região Vinhateira do Alto Douro
  • Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga
  • Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa
  • Universidade de Coimbra, Alta e Sofia

Entretanto, se o tempo for curto para passar por todos esses pontos e visitar Patrimônio Mundial Portugal por completa, uma boa solução pode ser pesquisar somente aqueles presentes na cidade de destino da sua viagem.

Alguns dos melhores locais Portugal são bastante conhecidos pelos brasileiros, como é o caso do Centro Histórico do Porto, na cidade do Porto. Ele foi classificado como patrimônio mundial Portugal em 1996 e surpreende pela mistura de construções do século XIV, como o traçado da antiga Muralha Fernandina, e a presença de pontes modernas. Essa região também é bastante movimentada, com boa variedade de bares e restaurantes.

Quem passar por Coimbra pode visitar Patrimônio Portugal bastante conhecido: a Universidade de Coimbra. É uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo e os viajantes que visitam o campus encontram peças arquitetônicas de séculos passados, uma vez que a universidade se fixou na cidade em 1537 – ou seja, a Universidade de Coimbra tem quase a mesma idade que o Brasil!

Há também o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém para aqueles que querem visitar Patrimônio Mundial Portugal. Localizado em Lisboa, foi uma das primeiras construções a receber o título de patrimônio da UNESCO, ainda em 1983. Construído no século XVI, tem estilo predominante Manuelino e surpreende por sua estrutura única.

A verdade é que este é um país repleto de locais interessantes para visitar, seja um patrimônio mundial Portugal ou construções mais modernas. Não é à toa que cada vez mais pessoas tem incluído a nação em um roteiro de viagem pela Europa, afinal, com culinária única, paisagens belíssimas e tantos locais interessantes para visitar, deixar Portugal de lado não é mais uma opção.

Não se esqueça de conferir os documentos necessários para chegar no país e conhecer os melhores locais Portugal. O ETIAS, que é uma permissão de viagem para os países do Espaço Schengen, é obrigatório para os brasileiros a partir de 2020 e tem o processo feito de forma online. Com todos os documentos na mala, certamente esta será uma viagem inesquecível.