Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Qual é a diferença entre o espaço Schengen e a União Europeia

Mapa da Europa

Tanto os países do Espaço Schengen quanto os países da União Europeia são países europeus. No entanto, nem todos os países da União Europeia fazem parte do Espaço Schengen.

A União Europeia (UE) é uma união econômica e política composta de 28 países que entre si desenvolveram um mercado único e, que estão vinculados por instituições judiciais e legislativas. As políticas da UE visam assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, assim como manter políticas e leis comuns. Em 1999, foi estabelecida uma união monetária e, no dia 1 de Janeiro de 2002, o euro entrou em circulação. Atualmente, 19 Estados membros da UE usam o Euro (EUR – €) como sua moeda.

Já o Espaço Schengen é composto por 26 países europeus dos quais apenas 4 não são membros da União Europeia. Estes 4 países são a Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein. Os países integrantes do acordo Schengen aboliram os passaportes e qualquer outro tipo de controle nas suas fronteiras internas. Isso garante a livre circulação de mercadorias e mais de 400 milhões de cidadãos da UE, bem como muitos cidadãos estrangeiros.