Tanto os países do Espaço Schengen quanto os países da União Europeia são países europeus. No entanto, nem todos os países da União Europeia fazem parte do Espaço Schengen.
A União Europeia (UE) é uma união econômica e política composta de 28 países que entre si desenvolveram um mercado único e, que estão vinculados por instituições judiciais e legislativas. As políticas da UE visam assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, assim como manter políticas e leis comuns. Em 1999, foi estabelecida uma união monetária e, no dia 1 de Janeiro de 2002, o euro entrou em circulação. Atualmente, 19 Estados membros da UE usam o Euro (EUR – €) como sua moeda.
Já o Espaço Schengen é composto por 26 países europeus dos quais apenas 4 não são membros da União Europeia. Estes 4 países são a Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein. Os países integrantes do acordo Schengen aboliram os passaportes e qualquer outro tipo de controle nas suas fronteiras internas. Isso garante a livre circulação de mercadorias e mais de 400 milhões de cidadãos da UE, bem como muitos cidadãos estrangeiros.