ETIAS Visa for Europe Como estudar na Espanha? | Autorização Electrônica ETIAS

Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Como estudar na Espanha?

Mapa da Europa

Como estudar na Espanha

Estudar fora do Brasil é um sonho para muitos estudantes brasileiros. Espanha é cada vez mais um dos destinos predilectos para todos aqueles que querem estudar na europa e aprender o espanhol.

Graças à sua rica história, bom clima, praias, paisagens maravilhosas, boa comida e, universidades prestigiosas, Espanha é sem dúvida um dos melhores sítios para se viver e estudar.

Continue lendo para saber as melhores dicas de como estudar na Espanha.

Estudar na Espanha

A Espanha é o lugar ideal para estudar, seja para fazer Mestrado, graduação, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, ou até mesmo um curso de espanhol. É um país com uma ampla tradição universitária que conta com algumas das melhores universidades do mundo.

Uma das primeiras coisas a fazer para estudar na Espanha seria procurar a universidade que ofereça o curso desejado e depois verificar se tem acordo com sua universidade actual. Todos aqueles que estão fazendo uma graduação no Brasil e desejam continuar seus estudos na Espanha, terão que realizar este trâmite directamente na Universidade espanhola escolhida. Para isto seria bom viajar até Espanha, só tem que se inscrever no novo sistema de vistos europeus, o ETIAS. O ETIAS permite você permanecer na Europa durante 90 dias, tempo suficiente para escolher o local perfeito para estudar e aprender algo de espanhol no processo.

Todos os que queiram estudar um mestrado terão que ter um diploma universitário de graduação reconhecido por parte da universidade espanhola. Já para um doutorado será necessário também, ter cursado ao menos 60 créditos ECTS (European Credit Transfer System).

Outra grande vantagem de estudar na Espanha é o facto de poder estudar tanto em espanhol como em inglês. Actualmente na Espanha, existem muitos programas de graduação e mestrado que são leccionados em inglês.

Trabalhar na Espanha como estudante

Uma das vantagens de escolher Espanha para estudar é o facto de o governo espanhol permitir que estudantes estrangeiros possam trabalhar no país. Todos os estudantes estrangeiros podem trabalhar um máximo de 20 horas semanais, desde que estas sejam complementares à sua formação. Isto torna possível você fazer contatos na sua área e incluso candidatar-se a um trabalho uma vez termine seus estudos.

Obter bolsas de Estudo

Graças à parceria entre a Espanha e o Brasil, cada vez mais universidades de ambos países têm acordos que ajudam seus alunos a poder fazer um intercâmbio, a obter ajudas ou bolsas de estudo. Todos os anos, milhares de bolsas são oferecidas aos estudantes brasileiros. Isto permite que possam custear sua vida na Espanha sem qualquer problema. Pergunte na sua universidade quais as parcerias que tem com as universidades espanholas.

Estudar espanhol na Espanha

Para estudar na Espanha não precisa de ter um certificado da língua espanhola. Contudo, um bom domínio do idioma é muito importante, não só para viver mas também para poder obter bons resultados acadêmicos. Geralmente, as próprias universidades oferecem cursos de espanhol a preços muito em conta, e em alguns casos até grátis. Se você deseja estudar espanhol antes de começar seu curso, se pode adiantar pedindo o permisso ETIAS e aproveitar os 90 dias para fazer cursos intensivos da língua e também se familiarizar com a cidade donde vá viver.

Visto para estudar na Espanha

O visto de estudo na Espanha vai depender do tempo de estadia. Se você permanecer entre 3 a 6 meses você precisará de um autorização ETIAS. Uma vez transcorridos os primeiros 3 meses só terá que pedir uma ampliação do visto e poderá permanecer os 6 meses. Se a sua estadia for superior a seis meses é preciso solicitar também, o visto de estudante e o cartão de residência para estudantes, que pode ser solicitado nos departamentos de estrangeiros da Polícia Nacional.

O processo para obter um visto de estudante é simples, uma vez esteja inscrito na universidade basta dirigir-se ao consulado mais próximo com a carta de aceite emitida por esta instituição assim como dos seguintes documentos:

  • Formulário de solicitação de visto
  • Passaporte válido
  • RG (original e cópia);
  • Carta de aceitação da universidade
  • Título acadêmico ou certificado das matérias cursadas no Brasil (com a Apostila da Convenção da Haia);
  • Para menores de idade, é necessário ter a autorização de viagem do pai e da mãe (reconhecidos em cartório);

As melhores universidades espanholas

Abaixo deixamos um listado de algumas das melhores universidades espanholas:

  • Universidade Complutense de Madri;
  • Universidade Autônoma de Barcelona;
  • Universidade Autônoma de Madri;
  • Universidade de Barcelona;
  • Universidade Politécnica de Madri;
  • Universidade Politécnica de Valência;
  • Universidade Politécnica de Catalunha;
  • Universidade Carlos III;
  • Universidade de Navarra;
  • Universidade Pompeu Fabra.