Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Como morar e trabalhar legalmente na Itália? Dicas passo a passo

Mapa da Europa

morar em italia

Um país rico em cultura, com séculos de história e uma culinária que conquista qualquer pessoa. Não é à toa que cada vez mais brasileiros se interessam em morar na Itália. Entretanto, antes de fazer suas malas e embarcar para a Europa, saiba que é necessário preencher o que pede a lei para viver uma experiência livre de preocupações.

Contar dicas morar na Itália pode ser fundamental para sua estadia, desde a decisão de sair do Brasil até se instalar efetivamente em solo italiano. E nada melhor do que mudar para um lugar com a certeza de que você está preparado.

Por que morar na Itália?

Antes de descobrir como morar na Itália, saiba que essa escolha traz vários pontos positivos. Entre os motivos para fazer uma mudança de continente está o excelente nível de qualidade de vida.

Com segurança, educação e saúde, quem vem morar na Itália encontra um país estruturado e eficiente em suas funções.

Ao viver no país, seja para trabalhar na Itália ou estudar, você tem a oportunidade de conhecer diferentes atrações em uma mesma nação. Algumas das construções mais importantes da história da humanidade tem na Itália sua “residência” e não vão faltar programas interessantes para fazer no período que você morar por lá.

Falando em turismo, é bom lembrar como morar na Itália permite conhecer outros países. Por fazer parte da União Europeia e do Espaço Schengen, se locomover partindo da Itália é bem simples, com opções de transporte que vão do avião até ônibus entre países.

Documentos necessários

Se você quer saber como morar na Itália, saiba que é fundamental que você siga as regras do país para viver legalmente. A Itália é um dos países da União Europeia e do Espaço Schengen e ficar ilegal em seu território significa a proibição de visitar ou morar por alguns anos em outros países da Europa, além de uma multa em Euros.

Para morar na Itália é preciso apresentar documentos que mostrem para o Governo o que você está indo fazer. Ou seja, se você pretende estudar, precisa de um Visto de Estudos; se pretende trabalhar na Itália, é necessário o Visto de Trabalho. Cada tipo de visto exige uma documentação específica.

Porém, alguns documentos são importantes para ambos os casos, sendo eles: passaporte válido; foto 3×4 recente; documentos que comprovem o pedido do visto (quem vai trabalhar na Itália, um contrato de trabalho; quem vai estudar, a matrícula da faculdade); comprovação financeira; comprovação de hospedagem e o Permesso di Soggiorno (Permissão de Residência).

O visto de trabalho ou estudo serve para entrar no país, mas o Permesso di Soggiorno é obrigatório e deve ser solicitado dentro de 8 dias em solo italiano. Você pode fazer a permissão em uma agência da Poste Italiana, os correios italianos.

Agora, se você tem cidadania italiana reconhecida pode morar na Itália sem tantos trâmites. O reconhecimento da cidadania pode ser feito pelo Consulado da Itália no Brasil, em um processo que pode levar mais de 10 anos, ou de forma mais rápida na Itália.

Melhores cidades para morar na Itália

Entre as dicas morar na Itália mais buscadas pelos brasileiros está saber quais são as melhores cidades italianas para viver. É claro que esse item é muito particular, afinal, tudo depende do estilo de vida que você pretende levar. Mas algumas cidades que oferecem boa qualidade de vida, serviços públicos eficientes e bom índice de emprego são Trento, Roma, Milão, Turim e Brescia.

A melhor forma de escolher uma cidade é conseguir alinhar com seus objetivos. Se você pretende trabalhar na Itália, é bom fazer uma busca por regiões que tenham vagas para o que você pode fazer. Agora, se você gosta de uma vida mais agitada, deve considerar Milão e Roma.

Clima da Itália

Como morar na Itália envolve diversos fatores, não é possível deixar o clima de lado. O país é uma península na região sul da Europa e o seu clima varia bastante – assim como acontece no Brasil.

O verão na Itália conta com dias longos e quentes, e média de temperatura é de mais de 30 graus. No outono, os dias começam a ser mais curtos e frios, ainda que somente no inverno o clima mude completamente, com neve em vários pontos do país. Na primavera, a temperatura volta a subir um pouco e as flores aparecem.

Se você é uma pessoa que prefere determinado tipo de clima, podemos incluir nas dicas morar na Itália uma pesquisa completa sobre como é a temperatura média da cidade que você pensa em morar.

Não esqueça de apresentar todos os documentos necessários para morar e trabalhar legalmente na Itália e prepara-se para viver uma experiência única!