Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

Como o Carnaval é vivido na Europa

Mapa da Europa

Carnaval na Europa

Quando o assunto é Carnaval, o Brasil é um dos países do mundo em que a festa é mais conhecida e tradicional. Por isso, muita gente não imagina que várias nações comemoram o carnaval na Europa, com bailes característicos, blocos de rua e muita diversão.

Quem está planejando uma viagem para o Velho Continente e gosta de mergulhar de verdade na cultura de um local, pode considerar visitar o carnaval 2020 Europa. Cada país conta com uma vantagem e vários desses lugares podem surpreender mesmo o mais experiente dos foliões.

Quando é o Carnaval 2020?

Se você gosta de participar da festa, seja do carnaval da Europa ou de um bloquinho brasileiro, já deve ter percebido que todos os anos a data do Carnaval muda. Isso acontece porque a data da festa é definida com base na data da Páscoa, que por sua vez, é estabelecida a partir do equinócio de primavera no hemisfério norte.

A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a lua cheia que se segue ao equinócio de primavera (no Brasil, seria a primeira lua cheia do outono). Após definir a data da Páscoa, conta-se sete domingos antes deste dia para marcar no calendário o Carnaval. O carnaval na Europa 2020 e em todo o mundo acontece dia 25 de fevereiro, com o feriado começando na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, e encerrando na Quarta-feira de Cinzas, dia 26.

Documentos para curtir o carnaval Europa 2020

Com a data do carnaval na Europa 2020 definida, é hora de comprar as passagens e organizar os documentos necessários para conquistar o Visto de Turismo, que tem duração de 90 dias e permite circular por todos os países da União Europeia. Esse visto é requisitado na imigração, apresentando o passaporte dentro do prazo de validade.

Além disso, a partir de 2021, os turistas brasileiros precisam apresentar o ETIAS, uma autorização de viagem feita de forma totalmente online, que foi criada pela Europa para ter mais controle de quem entra e sai de seu território. O ETIAS também dá mais liberdade ao estrangeiro de transitar pelos países que compõem o Espaço Schengen, 26 nações do Velho Continente.

É bom conferir ainda se o país em que o turista vai passar o carnaval na Europa tem alguma exigência extra de documentação, como comprovante de hospedagem ou valor mínimo por dia.

Melhores carnavais da Europa

Este é um continente rico em história e em cultura, por isso, escolher um local para passar o carnaval 2020 Europa é também a chance de fazer uma viagem repleta de conhecimento. Algumas cidades são bastante conhecidas pela festa, e dependendo do estilo da folia e de viagem do turista, o local será ideal para passar o carnaval na Europa.

Carnaval em Veneza

Veneza tem o mais conhecido carnaval da Europa, com seus bailes clássicos e a presença de máscaras belíssimas. É também uma das festas mais antigas do mundo, datando das eras de nobres e plebeus, que se misturavam nas ruas nessa época do ano. São 10 dias de festa, com o final da terça-feira do feriado.

Carnaval na Espanha

Um dos destinos preferidos dos brasileiros, a Espanha também oferece sua festa de carnaval Europa 2020. A cidade mais conhecida pelos foliões é Barcelona, com uma semana de blocos de rua, fantasias e muitas festas. Quem viaja com crianças, também vai encontrar vários locais para os pequenos se divertirem.

Carnaval em Portugal

Portugal é outro país que chama a atenção dos brasileiros, tanto pela riqueza das construções históricas quanto pela facilidade do idioma. Torres Vedras dá sua contribuição para o carnaval na Europa 2020, com uma festa que surgiu em 1574 e permanece até os dias de hoje, com livre acesso da população.

Carnaval na Alemanha

Colônia, na Alemanha, é onde acontecem duas festas importantes do carnaval da Europa. A primeira abre as festividades e conta com mulheres desfilando mascaradas – é a chamada Weiberfastnach. Na segunda-feira do carnaval na Europa 2020 é a segunda festa da cidade, com desfile de carros alegóricos, fantasias e máscaras. Quem assiste o desfile recebe uma chuva de flores e doces.

Carnaval na Croácia

Difícil acreditar que a Croácia também está na lista dos países com festa de carnaval Europa 2020, mas esse é um dos festivais mais diferentes do continente. Assim como em Veneza, os foliões usam máscaras, porém com o tema da mitologia Eslava. Por aqui, as máscaras são assustadoras e acredita-se que o rito serve para afastar os maus espíritos.

Carnaval na Inglaterra

Se for difícil programar uma viagem de carnaval da Europa na mesma data do feriado brasileiro, uma dica é visitar a Inglaterra, onde a festa ocorre em agosto, no chamado August Bank Holiday. A folia mais conhecida do país acontece desde 1956 em Nothing Hill, com um desfile de mais de 3 km.

Com tantas opções, talvez o grande desafio seja escolher um só destino para viver o carnaval na Europa. Mas como o continente tem países bem próximos um do outro e estrutura de transporte de qualidade, é possível montar roteiros para participar de diferentes festas do feriado e voltar com boas lembranças para casa.