ETIAS Visa for Europe Conheça todos os países em quais os brasileiros vão precisar de autorização

Ao utilizar nossa página web você aceita a nossa política de cookies. Clique aqui para mais informação. Eu aceito

ETIAS Europa: Conheça todos os países em quais os brasileiros vão precisar de autorização

Mapa da Europa

Viajar na Europa

Viajar, viver, e trabalhar no velho continente é um dos sonhos de muitos brasileiros. A possibilidade de conhecer vários países na mesma viagem, a imensa riqueza cultural, histórica e arquitetônica, a sua beleza natural, assim como a gastronomia, são só alguns dos motivos que levam os brasileiros à Europa. Porém, antes de fechar as malas e partir para o velho continente, é preciso pedir um permisso para poder entrar: ETIAS.

O ETIAS é uma autorização electrônica que permite ao seu portador entrar e permanecer dentro do Espaço Schengen durante 90 dias. Para solicitar o ETIAS basta preencher um formulário online com a informação pessoal do viajante e ter um passaporte válido.

Quais os países ETIAS?

O autorização ETIAS será necessário para todos os brasileiros que viajem para todos os países de livre circulação da Europa para visitas de curta duração, até 3 meses (90 dias).

O chamado Espaço Schengen é composto por 26 países europeus, que entre si permitem a livre circulação de pessoas e bens sem precisar de passar por um controle de passaporte. As fronteiras internas destes 26 países funcionam como se fosse um único país, partilhando também políticas, tanto internas como externas, leis, e na grande maioria dos casos, moeda.

Os países ETIAS são:

paises etias

 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia , Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Existem também 3 micro-estados que embora não tenham assinado o acordo Schengen fazem parte de facto do espaço Schengen. Eles são o Mónaco, São Marino e a Cidade do Vaticano.

Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.

Quais são os países da Europa que não fazem parte do Espaço Schengen

Nem todos os países europeus fazem parte do Espaço Schengen. Por exemplo, o Reino Unido e República da Irlanda faze, parte da UE, mas não da zona Schengen.

E ainda existem quatro países que não fazem parte da UE mas que aderiram à convenção, o que quer dizer que apesar de não fazerem parte da comunidade Europeia, todos os brasileiros portadores de um ETIAS os podem visitar sem precisar de documentação ou papelada extra. Os quatro países são: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça,.

Actualmente existem mais 4 países europeus em processo de entrar para o espaço Schengen, a Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre. Os vistos para poder visitar estes países de momento não englobam o ETIAS. Uma vez que eles entrem no Espaço Schengen então todos os brasileiros também os poderão visitar só com o permisso ETIAS.

Viajar na Europa com uma autorização ETIAS

O autorização ETIAS foi criado pela Comissão Européia como nova medida de segurança para todos os nacionais extra comunitários que viajem ao Espaço Schengen. Para entrar na Europa, todos os cidadãos brasileiros terão que pedir um permisso ETIAS através de um formulário online, que terão que preencher com os seus dados pessoais assim como com a informação do passaporte ou documento válido de viagem.

Uma das perguntas do formulário é: Qual o país de entrada no Espaço Schengen? Isto é muito importante, já que todos os viajantes terão que entrar obrigatoriamente pelo país que indicaram nesta resposta.

Uma vez tenham passado o controle no país de entrada, o turista brasileiro poderá viajar livremente pelo Espaço Schengen. No entanto, pode ser possível que tenham que passar mais algum controle de passaporte, caso seja necessário.

Existem vários relatos sobre qual o país mais fácil para entrar mas a verdade é que vai depender bastante do oficial de imigração de cada país. O importante é lembrar de imprimir seu ETIAS, andar sempre com ele e, com seu passaporte válido.